Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ecoturismo. -- 06/08/2012 - 20:34 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ECOTURISMO

Nos dias de hoje todo mundo vive preocupado com a proteção do meio ambiente. Porém, muita gente não sabe que essa preocupação surgiu na segunda metade do século passado, quando as pessoas perceberam que era necessário buscar um desenvolvimento que produzisse crescimento econômico e social em harmonia com a conservação dos recursos naturais.
Foi dentro desse contexto de desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais que surgiu o conceito de “Ecoturismo”.
Fazer turismo é algo que todo mundo tem vontade, pois é uma atividade que as pessoas fazem para viajar ou passear com objetivo de se divertir, para interagir com outras pessoas, aprender coisas novas, viver boas experiências, entre tantas outras possibilidades. Dependendo da motivação da viagem ou passeio é que se define tecnicamente os ramos turismo, como por exemplo, o turismo religioso, turismo de lazer, turismo de consumo etc.
O “Ecoturismo” é um ramo da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, estimula sua conservação e valoriza a consciência ecológica, através da interpretação do ambiente, promovendo o envolvimento e melhoria das condições de vida das populações locais.
A Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental nas atividades de ecoturismo, pois ela visa a criação e fortalecimento dos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, habilidades e atitudes de respeito a natureza.
Participar de uma atividade de ecoturismo é a melhor maneira de colocar em prática um conceito tão famoso entre ambientalistas, que diz assim: “pensar globalmente e agir localmente”.
Em diversas partes do Brasil e do mundo o segmento do “ecoturismo” está crescendo bastante, não simplesmente por se tratar de um modismo, mas principalmente pela necessidade urgente que temos de repensar nosso modo de vida, dando mais valor a cidadania e ao futuro do planeta.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 463, p. 15, de 18/05/2012. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui