Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Figurinha carimbada -- 29/09/2002 - 21:58 (L Henrique Mignone) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FIGURINHA CARIMBADA
(do livro Minha terra, minha gente, minha vida)


Pelo muito que ele é, por tudo que sempre foi, memória viva da história de Mimoso -sendo uma grande pena que tenha perdido todo o seu acervo de fotos na grande enchente de anos atrás-, o considero assim como uma daquelas figurinhas carimbadas, difíceis de se encontrar e que valorizavam nossos álbuns de coleção, tão comuns nos anos 70 e que preencheram nossos dias, nossas tardes, nos bancos do jardim da praça, defronte ao Ponto Chic, ao Bar Guarani.

Por formação e dever de profissão, já que durante tantos anos trabalhou no I.B.G.E., coletando e compilando dados e fatos sobre nossa terra, sobre nossa gente, João Luiz Bicalho é uma daquelas pessoas detalhistas, perfeccionistas, que se dedicam ao colecionismo de tudo, integral e apaixonadamente, eterno Don Quixote em busca das Labiatas brancas que vez por outra lhe impingem.

Pela camaradagem que lhe é peculiar, transferiu para mim a amizade que sempre manteve com meu pai, temperada pela dedicação ao nosso Sport Club Ypiranga, de que foram grandes e apaixonados benfeitores; sem qualquer esforço de memória, ainda posso vê-los, juntos, literalmente construindo a arquibancada, a quadra , erguendo as torres de iluminação, levantando muros e alambrados, sofrendo nas derrotas e comemorando as grandes vitórias sobre o Independente, seu eterno rival.

Toda a história do futebol do Estado teria sido bem diferente e, sobretudo, mais pobre, não fosse a dedicação desses abnegados que, à custa de muitos sacrifícios pessoais, formaram e mantiveram o imbatível e glorioso Ypiranga dos anos 60.

Grande moleque, no mais amigo, carinhoso e melhor sentido da expressão, João Luiz sempre manteve o bom humor , aprontando suas "sacanagens" sutis, inteligentes, marcantes; conta-se que uma vez, nos primeiros anos da loteria esportiva, quando os cartões ainda eram perfurados, passou toda uma tarde colando os picotes de um cartão, forjando-o para que aparentasse os 13 pontos e colocando-o junto com outros, na gaveta de Gilson, que comemorou com foguetes e cerveja para todos, supondo ser o único acertador que ganhara a grande bolada, e que ficou furioso quando descobriu que fora enganado.

Com igual bom humor, porém quase enfartando pelo esforço, carregou um saco cheio de pedras por quilómetros, desde a usina até sua casa, julgando que todo aquele peso era pela umidade do capim tenro que colhera à beira do rio para alimentar seus coelhos e que, como bom amigo, Gilson colocara para ele no saco de estopa , subindo com ele às costas todo o morro da usina.

Parte de toda aquela amizade me foi transferida e consolidada nas muitas tardes de papo sobre a numismática, interesse comum nascido há anos para ele e meu pai e a cuja coleção dei continuidade, como uma reverência a sua memória, o que me leva, todas as vezes que volto a Mimoso, a ir visitá-lo, a passarmos alguns momentos juntos., falando de nossas cédulas, de nossas coleções.

E, como figurinha carimbada que é, não custa lembrar a vez em que lhe vendi uma das figurinhas que eu tinha e que, estranhamente, ele também a possuía igual, porém sem o precioso carimbo. Trocada a peso de ouro por algumas dezenas de outras, sua coleção era a única do mundo que passou a ostentá-la com um carimbo circular escrito em alto relevo: "Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul".



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui