Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Brinquedoteca Hospitalar. -- 24/06/2012 - 02:23 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

A “Brinquedoteca”, assim como o “Playground”, é um espaço organizado com brinquedos para o uso livre dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes, mas potencialmente também adultos, com objetivo de criar um ambiente de diversão e socialização. Entretanto, vale destacar que existem algumas diferenças entre a “Brinquedoteca” e o “Playground”.
O “Playground” é montado em ambientes abertos, como as praças e parques, e os brinquedos são grandes e destinados basicamente para brincadeiras que envolvem atividades físicas (correr, pular, balançar, escorregar, saltar, girar etc.). A “Brinquedoteca” é organizada em espaços fechados (escolas, creches, clubes, shopping, presídios, hospitais etc.) e são equipadas com brinquedos e jogos educativos, pois sua função vai além das atividades físicas envolvendo também o aprendizado divertido.
A “Brinquedoteca Hospitalar” é um espaço adaptado dentro da unidade hospitalar para oferecer às crianças a oportunidade de brincar, jogar, falar, sorrir e conviver com outras crianças de forma prazerosa, contribuindo para a plena recuperação de sua saúde.
As brincadeiras e atividades lúdicas são extremamente importantes para o desenvolvimento intelectual e psicomotor das crianças. Desde a mais tenra idade as crianças utilizam os jogos e brincadeiras de forma natural e espontânea. Os brinquedos e jogos são o melhor caminho para libertar a espontaneidade das crianças, pois permitem que elas se desliguem dos problemas e dificuldades, pois através do lúdico elas se sentem livres para representar seus desejos e realidades através do mundo de faz-de-conta. Assim, a “Brinquedoteca Hospitalar” oferece um ambiente propício para que as crianças vivenciem diversas atividades lúdicas, passando a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso os brinquedos. A criança encontra no brinquedo uma forma de distração e divertimento, passando até mesmo a compreender melhor seu tratamento, o que auxilia na sua recuperação.
A “Brinquedoteca Hospitalar” pode oferecer uma gama enorme de atividades lúdicas e recreativas com acompanhamento de profissionais que atuam na Pedagogia Hospitalar (pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais etc.), como a arte de contar histórias, brincadeiras tradicionais, jogos de tabuleiro, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital.
Em 21 de março de 2005, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal nº 11.104 que determina a obrigatoriedade de instalação de “Brinquedotecas” nos hospitais brasileiros. Esta Lei nasceu a partir da mobilização social pela humanização das unidades hospitalares e demonstra que a inclusão dos brinquedos e brincadeiras é fundamental para se alcançar plena assistência e eficiente tratamento terapêutico dado às crianças e adolescentes hospitalizados.
O “Brinquedista” é a pessoa, voluntária ou não, que atua no apoio e desenvolvimento de atividades pedagógicas nas “Brinquedotecas”. A colaboração que um “Brinquedista” pode oferecer é bem variada, como por exemplo: arrecadação de brinquedos usados, ajuda na manutenção e reparo de brinquedos danificados, doação financeira, divulgação na mídia etc.
Sugiro que todos procurem conhecer uma “Brinquedoteca Hospitalar” no seu município ou numa cidade vizinha. Sei que quem fizer uma visita vai querer se tornar um colaborador, pois as “Brinquedotecas Hospitalares” surgiram como uma proposta de construção de um novo modelo de políticas públicas de saúde que valorize o ser humano de forma integral.
Tenho certeza que quem tiver o privilégio de visitar um desses locais vai ver que os benefícios que uma “Brinquedoteca Hospitalar” pode trazer não se limitam a auxiliar na cura de doenças e males físicos, por que elas têm a capacidade de mexer com a alma de seus visitantes. Elas são capazes de despertar a criança que está adormecida dentro de muitos adultos, fazendo brotar o espírito de alegria e jovialidade – algo tão necessário nos dias de hoje !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Janeiro de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui