Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Projeto Quelônios de Afuá. -- 24/06/2012 - 02:07 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO QUELÔNIOS DE AFUÁ

O “Projeto Quelônios de Afuá” é desenvolvido no município de Afuá (Pará), que se situa na parte norte da Ilha de Marajó, que é o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo.
A cidade de Afuá é conhecida como a “Veneza do Marajó” pela sua organização e arquitetura bastante diferenciadas. As construções ficam suspensas acima dos canais de água e as pessoas circulam a pé ou em bicicletas pelas dezenas de passarelas que cortam a cidade, o que chama bastante atenção de visitantes e turistas.
O Projeto Quelônios de Afuá tem como objetivo a proteção dos principais quelônios de água doce do país, que são: a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o tracajá (Podocnemis unifilis), como uma forma de repor o estoque natural e manter o equilíbrio ambiental dessas espécies.
Esse trabalho é coordenado pela Analista Ambiental do IBAMA, Rubens da Rocha Portal, que desde 1985 é responsável pelas ações do Projeto Quelônios da Amazônia (PQA) no Estado do Amapá. Vale destacar que a região norte da Ilha de Marajó está mais ligada economicamente e culturalmente à capital Macapá do que a cidade de Belém.
Além do IBAMA, esse Projeto conta com parceria da Prefeitura Municipal de Afuá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e a empresa EMAPA, além de ativa participação de estudantes, professores, turistas, pescadores e comunitários que auxiliam e se envolvem em diversas etapas.
As ações do Projeto Quelônios de Afuá se dividem em: (1) trabalhos de fiscalização, (2) translocação de ovos, (3) monitoramento das etapas de incubação e eclosão, (4) atividades educativas, e (5) manejo e devolução dos filhotes à natureza.
Nessa região, as fêmeas da tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e do tracajá (Podocnemis unifilis) desovam entre os meses de novembro e janeiro, e os filhotes nascem cerca de 50 a 80 dias depois. Após a eclosão dos ovos, os filhotes são colocados em viveiros para perderem o “pitiú” (que é o cheiro forte característico dos recém-nascidos) e depois são soltos em locais especiais.
O trabalho de soltura dos filhotes ocorre na Ilha dos Camaleões, em Afuá, sempre em clima de muita alegria, pois é o momento em que todos os envolvidos podem ver o resultado dos esforços de conservação desses animais.
Nesses 26 anos de existência o Projeto Quelônios de Afuá contabiliza a proteção de cerca de 4.000 matrizes e a devolução de mais de 300 mil filhotes aos rios do Marajó, o que demonstra o grande sucesso dessa importante iniciativa.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 434, p. 15, de 14/10/2011. Gurupi - Estado do Tocantins.


Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui