Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Associação Agrícola Boa Esperança – AABE. -- 24/06/2012 - 01:58 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA BOA ESPERANÇA - AABE

A Associação Agrícola Boa Esperança (AABE) é uma das entidades representativas dos moradores da Reserva Extrativista Mapuá (RESEX Mapuá), que é uma Unidade de Conservação federal, situada no município de Breves, Ilha de Marajó, Estado do Pará.
A RESEX Mapuá possui área de 94.961 ha, com população de cerca de 4.500 habitantes, distribuídos em 14 comunidades, que tem suas vidas baseadas em atividades agroextrativistas, sendo que as principais são o cultivo da mandioca, a caça e pesca de subsistência e as extrações de açaí, palmito e madeira.
Em 05 de janeiro de 1995, um grupo de moradores agroextrativistas se reuniu na “Comunidade Santíssima Trindade em uma Assembléia Geral presidida pelo Sr. Marinho Campos Gomes, com o apoio da Secretária Srª Ester Lameira Brasil, e assim foi criada a Associação Agrícola Boa Esperança (AABE).
A Sede administrativa da AABE fica na “Comunidade Santíssima Trindade”, nas proximidades do encontro dos rios Aramã e Aramã Grande, na Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves, Ilha de Marajó, Estado do Pará.
De acordo com seu Estatuto Social, “a Associação Agrícola Boa Esperança (AABE) é uma sociedade de natureza civil, sem fins lucrativos, com finalidade de organizar os produtores da agricultura familiar, para fazer frente a solução de seus problemas econômicos, social, agrícola e organizativa”.
O histórico da AABE conta com envolvimento de um grande número de moradores do interior da Ilha de Marajó.
A 1ª Assembléia aconteceu em 05 de janeiro de 1995 para tratar da Constituição e Organização da AABE, elaboração e aprovação do Estatuto e eleição e posse da 1ª Diretoria e Conselho Fiscal. Ao final, a Diretoria foi eleita para mandato de 2 (dois) anos, com a seguinte composição: Sr. Martinho Campos Gomes (presidente), Orivaldo Sardinha Pereira (vice-presidente), Ester Lameira Brasil (1ª secretária), Dinalva Sardinha Pereira (2ª secretária), Silas Sales Gomes, (1º tesoureiro) e Maria de Nazaré Farias Furtados (2ª tesoureira). O Conselho Fiscal era composto por 6 membros, sendo eles: Lindomar Lameira Brasil, Jacó Pereira Brasil, Abdias Costa da Silva, Vivaldo Sales Gomes Filho, Esel Sales Gomes e Nalva Mendonça Furtado.
A 2ª Assembléia aconteceu em 13 de setembro de 1999, na sede da Associação, situada à margem esquerda do rio Aramã Grande, com eleição e posse da 2ª Diretoria, para mandato de 2 (dois) anos, com a seguinte composição: Sr. Martinho Campos Gomes (presidente), Asael Lameira Brasil (vice-presidente), Ester Lameira Brasil (1ª secretária), Zizonita Baltazar Sardinha (2ª secretária), Silas Sales Gomes, (1º tesoureiro) e Abner Sardinha Pereira (2º tesoureiro). O 2º Conselho Fiscal era composto por 6 membros, sendo eles: Juracy Loureiro Alves, Orivaldo Sardinha Pereira, Isaque Sales Gomes, Vivaldo Sales Gomes Filho, Ulysses da Silva Furtado e Dinalva Sardinha Pereira.
Durante vários anos, as ações da AABE estiveram paralisadas, até que a partir do ano de 2008, diversos moradores locais incentivados pelo desenvolvimento da RESEX Mapuá resolveram colocar em dia os papéis da Associação e retomar sua administração.
Assim, a 3ª Assembléia da AABE aconteceu em 1º de setembro de 2009, na sede da Associação, situada à margem esquerda do rio Aramã Grande, com eleição e posse da 3ª Diretoria, para mandato de 2 (dois) anos, com a seguinte composição: Sr. Fortunato Brito Gonçalves (presidente), Arnaldo Costa da Silva (vice-presidente), Adriana Gonçalves Alves (1ª secretária), Nalva Furtado Gomes (2ª secretária), Daniel Alves de Abreu, (1º tesoureiro) e João Batista Félix Brandão (2º tesoureiro). O 3º Conselho Fiscal é composto por 6 membros, sendo eles: Vivaldo Sales Gomes Filho, Abenor Costa da Silva, Nilson Mendonça Furtado, Reginaldo Pinheiro Cardoso, Otavio Magno Lopes e Abdias Costa da Silva.
Em 24 de fevereiro de 2011, na Comunidade Santa Rita do Cumaru, ocorreu a 4ª Reunião do Conselho Deliberativo da RESEX Mapuá, quando a AABE foi aceita de forma unânime pela comunidade para ocupar uma cadeira no Conselho. Esse foi um passo importante, pois demonstra o reconhecimento dessa entidade na gestão participativa da Unidade de Conservação. Vale destacar que além da AABE, a RESEX Mapuá conta com outras 2 (duas) entidades de classe, que são: (1) Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Lago do Jacaré (ALG) e (2) Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA).
Assim, a 4ª Assembléia da AABE aconteceu em setembro de 2011, na sede da Associação, situada à margem esquerda do rio Aramã Grande, com eleição e posse da 4ª Diretoria, para mandato de 2 (dois) anos, com a seguinte composição: Sr. Arnaldo Costa da Silva (presidente), Fortunato Brito Gonçalves (vice-presidente), Elicivaldo da Silva Nascimento (1º secretário), Lucidalva Abreu Lopes (2ª secretária), Daniel Alves de Abreu, (1º tesoureiro) e Adalberto Godinho Brasil (2º tesoureiro). O 4º Conselho Fiscal da AABE é composto por 6 membros, sendo eles: João Batista Félix Brandão, Abenor Costa da Silva, Reginaldo Pinheiro Cardoso, Nilson Mendonça Furtado, Adalberto Godinho Brasil Filho e Otavio Magno Lopes.
É certo que o fortalecimento da AABE servirá para ampliar a participação da gestão da RESEX Mapuá, além de contribuir para que muitas oportunidades favoreçam a melhoria de vida das comunidades da Ilha de Marajó.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Março de 2012.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui