Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Casa Familiar Rural de Breves – Ilha de Marajó. -- 24/06/2012 - 01:56 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CASA FAMILIAR RURAL DE BREVES - ILHA DE MARAJÓ

A Casa Familiar Rural (CFR) do município de Breves foi inaugurada em 2011, na zona rural, mais precisamente na Comunidade Bom Jesus, situada às margens do rio Mapuá, na Reserva Extrativista Mapuá.
A Reserva Extrativista Mapuá (RESEX Mapuá) é uma Unidade de Conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), em parceria com a Associação de Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA).
A RESEX Mapuá possui área de 94.961 ha, com população de cerca de 4.500 habitantes, distribuídos em 14 comunidades, que tem suas vidas baseadas em atividades agroextrativistas, sendo que as principais são o cultivo da mandioca, a caça e pesca de subsistência e as extrações de açaí, palmito e madeira.
A Casa Familiar Rural faz parte de um projeto piloto que visa atender a formação educacional das comunidades ribeirinhas dessa região interiorana da Ilha de Marajó, que historicamente sempre ficaram sem acesso às políticas públicas de educação.
A Casa Familiar Rural de Breves é toda estruturada em alvenaria, e conta com alojamentos para alunos e professores, além de salas de aula, copa, cozinha, banheiros e área de aprendizado.
A Casa Familiar Rural é uma Escola diferente, que oferece uma formação profissional voltada para a realidade dos moradores da floresta, permitindo uma “Alternância” entre trabalho e aprendizado. Assim, a proposta pedagógica da Casa Familiar Rural se pauta na integração do aprendizado em sala de aula com as atividades produtivas dos ribeirinhos marajoaras.
É importante destacar também que há uma grande diferença entre gestão das Escolas ditas tradicionais, que são administradas pelo Poder Público ou por empresários, e a Casa Familiar Rural que é administrada localmente por uma Associação formada pelas famílias dos jovens que freqüentam a Escola.
A Associação local mantém a Casa Familiar Rural, através de um sistema de parceria com diversas entidades, como por exemplo, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Agricultura. Além do apoio institucional, cada família do jovem estudante contribui, trazendo o que se produz em sua propriedade para sua própria alimentação.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico, cada aluno deve passar 20 dias na Escola, em regime de internato, e 20 dias na sua comunidade local. Na Casa Familiar Rural de Breves, o aluno recebe aulas de Português, Matemática, Ciências da Natureza, aulas práticas de piscicultura, agricultura, manejo de plantas nativas, entre outras atividades. No período em que estiver em sua comunidade, o aluno terá que desenvolver diversas atividades para por em prática seu aprendizado em sala de aula. Periodicamente, os professores e técnicos da Casa Familiar Rural realizam visitas às residências dos alunos para acompanhar as atividades e o aprendizado. Isso favorece a integração entre a Escola, o estudante e sua família.
Essa é uma proposta inovadora que visa integração entre teoria e prática, permitindo que o aluno leve o conhecimento adquirido em sala de aula para a sua vida comunitária, a fim de desenvolvê-lo junto ao ambiente onde mora.
A idéia de trazer essa Escola diferenciada para Breves se baseou no sucesso da Casa Familiar Rural do município de Gurupá, que também fica na Ilha de Marajó, e tem longa tradição em projetos que envolvem com muita intensidade as comunidades locais no planejamento e execução das ações.
Assim, no final do ano de 2008, as professoras Fabiane do Nascimento e Jeovani Jesus Couto, iniciaram uma articulação junto a Prefeitura Municipal de Breves para trazer esse modelo de Educação para o município de Breves. Desde então, essas duas professoras atuam como Assessoras Pedagógicas da Casa da Família Rural de Breves. Vale destacar também que o sucesso dessa empreitada se deve ao apoio dado pela professora Manuelle Spindola dos Reis da Coordenação do Programa Saberes da Terra da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
O Sr. Arlei da Silva Gonçalves é presidente do Conselho de administração da Associação da Casa Familiar Rural (CFR), responsável pela direção administrativa e orçamentária. Telefone para contato: (091) 82350139.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Março de 2011.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui