Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->PREFÁCIO A UM LIVRO ESPECIAL. -- 24/05/2012 - 16:55 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PREFÁCIO A UM LIVRO ESPECIAL.

Mario Ribeiro Martins, Procurador de Justiça, Escritor.
Membro da Academia Tocantinense de Letras, da Academia
Goiana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico
de Goiás, Academia Goianiense de Letras, etc.


Ao abrir o TWITTER, o que faço de manhã, de tarde e de noite, encontrei o recado do meu amigo Dr. Odir dizendo que tinha repassado os originais de seu novo livro para que eu fizesse o PREFÁCIO.

Pode haver uma honra maior do que esta? Todo mundo que se envolve com INTERNET ficou sabendo da noticia do livro e do prefácio.

Por que o livro é especial? A começar pelo titulo: EMPINA-SE PIPA NA TERCEIRA IDADE? Trata-se de CONTOS E CRONICAS da mais alta qualidade. Na verdade, não se empina Pipa na terceira idade. E nenhum tipo de pipa.

Mas, o Dr. Odir, como sempre o chamo, é um excelente contador de estórias e de histórias também. Dá gosto você se sentar perto do Odir e ouvir suas narrativas.

Porem, QUEM É O ODIR? Já fiz a biografia dele para diferentes livros e cada vez acho algo novo.

Pois bem, MANOEL ODIR ROCHA, de Araguari, MG, 12.02.1941. Filho do maranhense Elias de Araújo Rocha e da paulista Rosa Rodrigues Rocha. Segundo grau em Goiânia e Curitiba. Casou-se com a nissei paranaense DIRCE NODA ROCHA, com quem tem VALÉRIA(Universitária), MONICA(Medica) e JULIANA(Odontóloga). Formou-se MEDICO pela Faculdade de Ciências Medicas, da PUC, Paraná. Em 1971, com 30 anos, fundou um Hospital em Colinas, Norte de Goiás, hoje Tocantins, margem da BR 153-Belem-Brasilia, onde também foi PREFEITO MUNICIPAL. Com o advento do Estado do Tocantins, tornou-se PREFEITO DE PALMAS, em 1996, com 55 anos.

HOJE, 2012, é Presidente da Academia Palmense de Letras e Presidente do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA. Sua biografia completa está em todos os meus livros e no meu site WWW.MARIOMARTINS.COM.BR.

Pois bem, este é o homem que me incumbiu de fazer o prefácio de seu livro. Muita responsabilidade. O Dr. Odir escreve e escreve bem. Há estórias fantásticas em seu livro. A PRIMEIRA DELAS: A SINA DO DEPUTADO. Trata-se do Deputado Federal MUNDICO BOA VISTA. Boa Vista do Padre João, hoje Tocantinopolis. Não vou contar a narrativa para que você possa lê-la neste livro.

A SEGUNDA DELAS: CAUSOS MÉDICOS. Uma preciosidade. Não vou contar pelas mesmas razões acima expostas.

A TERCEIRA NARRATIVA tem o titulo de HERMENEGILDO. Uma mistura de MAMELUCO com CAFUSO. Dá palpite em tudo, até nas decisões do Papa. Outra narrativa magnífica. Mas, não vou contar.

A QUARTA NARRATIVA: UM CAUSO DE ALERGIA. Diz ele que a MEDICINA é uma profissão esquisita, pior que a de Padre. A única vantagem é que Médico pode casar e Padre não pode. Historia de um casal que tinha uma alergia incurável. Até que um dia o médico descobriu que se tratava de ALERGIA A UM BATON PARAGUAIO. Por que? Leia o texto.

A QUINTA NARRATIVA tem o titulo de AMETISTA. É a historia de MACHADIM FOGOIÓ. Não vou contar, para você ler. Mas, vou dar uma “colher de chá”. Era portador de ALBINISMO.

A SEXTA NARRATIVA trata de ZÉ PREQUETÉ, apelido de José da Anunciação Raposo Alburquerque. Estória gostosa de ser lida porque envolve um Delegado de Policia e Mariana, a amada de Zé Prequeté.

A SETIMA NARRATIVA tem o titulo de AQUELAS DUAS LAGRIMAS. Formidável. Digna dos melhores encômios.

A OITAVA NARRATIVA apresenta A CUSPARADA. É a historia de BETO CORISCO, o apelido de Felisberto Amarante da Silva. Um maranhense garimpeiro.

FINALMENTE, Odir tem CONTOS E CRÔNICAS maravilhosos.

HOJE, 24.05.2012, o LUIZ DE CARVALHO(Floriano, PI, 17.06.1931) me contou o seguinte do Dr. Odir. “Odir era aluno do Professor Nion Albernaz, em Goiânia. Certo dia, fez uma PROVA TÃO RUIM que o Nion disse pra ele- Você me deve um ponto”.

SABE QUANDO O ODIR PAGOU ESSE PONTO? Quando o Dr. Odir era PREFEITO DE PALMAS E NION ALBERNAZ PREFEITO DE GOIÂNIA.
 

 

OBSERVAÇÃO: Achei tão interessante o comentário da leitora SOLANGE que resolvi colocá-lo no fim deste texto para que todos tenham conhecimento:

Mara Solange de Souza][marasolange@hotmail.com]
Li com dúvidas e não convencida que a 3ª.idade não empina nenhuma pipa?O Autor,escritor e doutor do Livro "Empina-se Pipa na Terceira Idade?, na minha humilde experiência empirica e estando na 3a.idade,quero perguntar,data venia, se o Doutor já experimentou dá linha "na pipa"?, apesar da minha pipa está um pouco adormecida por desuso, eu lhe garanto que se eu me dispor a empiná-la,sei fazer muitíssimo bem,sem ficar devendo favores a ninguem nem mesmo a quem ainda não chegou a terceira idade. Se monto bicicleta muitíssimo bem, nado, corro,jogo bola, por que não empinar uma simples pipinha nessa 3a.idade,a melhor; se os 5 sentidos estão em ordem por que não usá-los como manda a lei da natureza?! visão,aquilo que se vê, a mente influencia o corpo; o perfume acaricia a alma;a audição faz nascer a paixão,especialmente na mulher; que, especial é o paladar, este órgão tão sofisticado que é a língua capaz de absorver paladares diversos ao mesmo tempo processando os sabores distintamente e...que órgão magnífico!tiro o meu chapeu para esse sentido fundamental do corpo humano,tão pequeno capaz de incendiar uma cidade ultrapassando o potencial de uma linha com cerol tal o seu poder devastador de pipas e,confesso que, ainda faltando algum sentido necessário, essa é ainda um bom recurso extraordinário, pois, garante em extremo o seu direito de expressão,analisando bem, serve por excelência de petição inicial.O tato esse sabe bem o que quer,tem o sentido definido capaz de tocar todos os instrumentos,quando nao perito,pelo menos alguns, ele arranha. Assim,vê-se, a importância primordial do toque,já então corpo totalmente impregnado por todos os demais sentidos, não resta outra saída, senão:(1) pegar na pipa; (2)empinar a pipa e(3)continuar dando linha na pipa, pois ela já está com bastante altura. E, eu desafio, quem disse que a - Terceira Idade Não Empina a Pipa? Quem disse senhor prefaciador, que a - Terceira Idade Não Empina Nenhuma Pipa-?! Mãos à obra!continua... Não somente empina pipa como levanta peso, é a prova evidente da capacidade de aguentar, vencer os nokoutes de uma longa existência. Se todos os problemas da TERCEIRA IDADE fosse EMPINAR PIPA, eu afirmo e, já respondo ao Autor e ao seu Prefaciador : "Eu não conheço problemas! Empinar pipas não é problemas, é solução: é lazer, prazer indelével, é emoções. Empinar pipa é um prazer indelével quando não se recorre a certos artifícios que fogem a lei natural das coisas.

01/06/2012 15:24

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui