Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->OS "MARIO MARTINS" FAMOSOS. -- 08/03/2012 - 09:57 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

OS “MARIO MARTINS” FAMOSOS.

MARIO RIBEIRO MARTINS*

OUTRO DIA CONVERSANDO COM O GOVERNADOR DO TOCANTINS JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS, ELE ME REVELOU QUE, QUANDO JOVEM TRABALHOU, NO RIO DE JANEIRO, COM “MARIO MARTINS” E DEPOIS COM CARLOS PRESTES. A CURIOSIDADE BATEU E EU FUI ATRÁS:

“QUEM FOI MARIO MARTINS?”

Vou destacar aqui o MARIO MARTINS a que ele se referiu, depois focalizo os outros.

MARIO MARTINS(Mario de Souza Martins), de Petrópolis, Estado do Rio, 22.05.1913, escreveu, entre outros, “HÁ DEZ ANOS HITLER GUERREIA O BRASIL”, “NOS DIAS DE INTOLERÂNCIA”(1964), “VALEU A PENA-MEMORIAS DE UM JORNALISTA E POLITICO DE OPOSIÇÃO QUE NUNCA FOI DO CONTRA”, em co-autoria com Franklin Martins.

Filho de Rozendo de Souza Martins e Hormezinda Almeida de Souza Martins.

Primário no Colégio Hilda Maduro e Grupo Escolar Pedro II. Em 1925, com 12 anos, foi para o Colégio Luso-Brasileiro. Depois disto, praticamente deixou os estudos para ajudar o pai numa FARMACIA, passando a estudar à noite.

Em 1930, com 17 anos, foi para a Escola de Direito do Rio de Janeiro, onde ficou apenas um ano.

Passou a escrever ARTIGOS para o DIARIO CARIOCA e para o jornal A CRITICA, de Mario Rodrigues. Em 1932, com 19 anos, fundou, junto com Mario Filho, o jornal O MUNDO ESPORTIVO que foi fechado em 1933. Foi para Friburgo, Estado do Rio, onde fundou o jornal A ESQUERDA que foi fechado algum tempo depois. Em 1936, com 23 anos, voltou para o Rio de Janeiro e passou a trabalhar no jornal O RADICAL, tornando-se seu Secretario. Em 1937, com 24 anos, em virtude de denuncias políticas feitas pelo jornal, TERMINOU SENDO PRESO NA VILA MILITAR.

Solto, voltou como REDATOR E CHEFE do jornal O RADICAL, onde ficou por muitos anos.

Em 1941, com 28 anos, foi aprovado num CONCURSO PUBLICO e passou a trabalhar no SAPS(Serviço de Alimentação da Previdência Social).

Com a Segunda Guerra Mundial, viajou para o exterior e teve a oportunidade de ENTREVISTAR o Primeiro Ministro Winston Churchil.

De volta ao Brasil, em 1943, passou a chefiar o Serviço de Fiscalização de Preços e Estoques.

Em 1944, com 31 anos, deixou O RADICAL e fundou com VITOR DO ESPIRITO SANTO CARDOSO, o jornal RESISTENCIA.

Foi nesta época que o hoje GOVERNADOR SIQUEIRA CAMPOS que tinha então 16 anos de idade, trabalhou com o jornalista MARIO MARTINS.

Em 1945, com 32 anos, candidatou-se a DEPUTADO CONSTITUINTE, mas não se elegeu.

Em 1947, com 34 anos, FECHADO O JORNAL RESISTENCIA, tornou-se ADIDO COMERCIAL DO BRASIL, NA ARGENTINA, comandado pelo Coronel Manoel Parreiras.

Em 1950, com 37 anos, de volta ao Brasil, publicou o livro “PERON-UM CONFRONTO ENTRE BRASIL E ARGENTINA”.

Em 1951, com 38 anos, foi eleito e empossado VEREADOR DO ANTIGO DISTRITO FEDERAL, no Rio de Janeiro.

Em 1955, com 42 anos, foi eleito Deputado Federal, pela UDN e tornou-se Presidente do Partido, no Rio de Janeiro.

Em 1961, com 48 anos, RENUNCIOU AO MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL.

Voltou ao jornalismo, como Diretor do Jornal A NOITE. Algum tempo depois, tornou-se REDATOR do JORNAL DO BRASIL e da revista MANCHETE.

Em 1966, com 53 anos, entrou para o MDB e foi eleito SENADOR PELO ESTADO DA GUANABARA.

No dia 13.12.1968, foi preso na Vila Militar do Rio de Janeiro. Em 1969, com 56 anos, teve seu MANDATO CASSADO E OS DIREITOS POLITICOS SUSPENSOS.

Em 1970, com 57 anos, foi para Vitória, no Espírito Santo, cuidar de atividades AGROPECUARIAS.

Em 1981, agora com 68 anos, voltou ao Rio de Janeiro e se filiou ao PMDB, tornando-se seu Presidente. Candidato a Senador pelo Rio de Janeiro, não foi eleito.

Em 1987, com 74 anos, tornou-se ASSESSOR DE AFONSO ARINOS, em Brasília.

Reeleito várias vezes PRESIDENTE DO CONSELHO DA ABI(Associação Brasileira de Imprensa), deixa este cargo em 1992.

Foi casado com DINA ALMEIDA DE SOUZA MARTINS, com quem teve 9(nove) filhos, entre os quais, ANA MARIA MACHADO e FRANKLIN MARTINS. Foi casado também com JANE RODRIGUES RIOS, com quem teve 2(dois) filhos.

Faleceu em Vila Velha, Espírito Santo, no dia 13.12.1994, com 81 anos de idade.

OUTRO MARIO MARTINS FAMOSO:

MARIO MARTINS, de Belém, Pará, 03.04.1934. Filho de Joaquim Rodrigues e Alice Martins.

Em 1976, com 42 anos, tornou-se Vice-Presidente do Sindicato de Transportes de Passageiros de Belém. Em 1977, tornou-se Presidente da União Beneficente de “Chauffers” do Pará.

Em 1981, com 47 anos, tornou-se Membro do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Transportes Urbanos(EMTU), de Belém.

Em 1983, tornou-se Vice-Presidente da Confederação Nacional de Transportes Terrestres Urbanos.

Em 1984, fez-se Presidente do Sindicato de Transportes de Passageiros de Belém.

Em 1986, com 52 anos, filiou-se ao PMDB(Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Ainda, neste ano, foi candidato a Deputado Federal pelo Pará, mas não se elegeu, ficando na Suplência.

Em 1988, tornou-se Vice-Presidente da Federação dos Transportes Urbanos do Amazonas. Ainda em 1988, com a licença do Deputado Carlos Vinagre, assumiu a vaga, até a sua volta.

Em 1989, com 55 anos, assumiu a vaga do Deputado Manoel Ribeiro até a sua volta.

Em 1990, elegeu-se DEPUTADO FEDERAL do Pará, pelo PMDB. Em 27.09.1992, votou favorável à abertura do Processo contra o Presidente FERNANDO COLLOR.

Em 1994, com 60 anos, foi candidato à REELEIÇÃO, mas não foi eleito, ficando na SUPLENCIA. Com a morte do Deputado Ubaldo Correia, assumiu a sua vaga.

Permaneceu na Câmara Federal até janeiro de 1999, quando encerrou o seu mandato e a legislatura.

Pai de seis(6) filhos: MARIO, MARCIA, SHEILA, ROSA MARIA, MARICELIA e RAFAEL.

Sobre ele, não encontrei mais nada, até o momento.

MAIS UM OUTRO “MARIO MARTINS” FAMOSO:

MARIO MARTINS(MÁRIO DE SOUZA MARTINS), Goiano, de Montividiu, l9l8, dentre outros, escreveu, "O QUADRO DOS DEZOITO: MEMÓRIAS", sem dados biográficos no livro, com prefácio de Antônio Baptista de Oliveira, descrevendo fatos relativos à COLUNA PRESTES em Torre do Rio Bonito, hoje Caiapônia. Militar da Reserva, Jornalista. Escritor, Memorialista, Pesquisador. Pensador, Ativista, Produtor Cultural. Literato, Cronista, Contista. Administrador, Educador, Ficcionista. Ensaísta, Orador, Conferencista. Distinguido nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Membro da União Brasileira de Escritores de Goiás, da Associação Goiana de Imprensa, além de outras entidades sociais, culturais e de classe, entre as quais, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, de que foi sócio correspondente. Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio e em vários livros sobre a História Militar. Biografado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 1999. Faleceu em Goiânia, onde viveu nos últimos anos.

 


*MÁRIO RIBEIRO MARTINS
Caixa Postal, 90-Palmas, Tocantins, 77001-970
FONE: (063) 3215 4496
Celular: (063) 99779311.
E-MAIL: mariormartins@hotmail.com
SITE: www.mariomartins.com.br
BLOG: BLOGDOMARIOMARTINS.ZIP.NET.
ORKUT: MARIO RIBEIRO MARTINS.
PT//NETLOG.COM/MARIORMARTINS.
FACEBOOK: MARIO RIBEIRO MARTINS.
TWITTER: MARIO RIBEIRO MARTINS.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui