Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Blindagem - A ética social e a dialética da publicidade -- 17/03/2002 - 14:41 (J C Guimarães Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre a mensagem do outdoor em Salvador: "Enquanto a paz não vem, blide o seu carro", levantado pelo usineiro Denison.





A ética social e a dialética da publicidade





Como publicitário, já me senti muitas vezes dividido entre a ética e o texto de chamada agressivo que causa polêmica. A ética, nesses casos, é discutivel e creio que deva ser debatida. A propaganda desperta as mais variadas reações nas diversas classes sociais que as lêem. Portanto, a crítica ou aceitação quanto à prioridade, estarão sempre estreitamente ligadas à ordem de valores que cada um estabelece para a sua própria vida.



Assim como o outdoor despertou a consciência humanista de Denison para o lado patético dessa mensagem, pode ter despertado nos ricos o interesse de blindar os seus carros, na classe média o problema da insegurança, nos politizados o dos impostos que não são bem utilizados, nos pobres a indiferença da sociedade para com os reais motivos da violência, no governo a revolta com a crítica injusta e nos políticos... bem... nos políticos (aqueles que deveriam olhar por todos os ângulos) talvez tenha despertado a necessidade de arrecadar dinheiro para poder trocar sua Blazer 2002 por outra que já venha blindada de fábrica, muito mais segura.



Os homens também se comportam uns com os outros como jornalistas e publicitários, às vezes mostrando de forma crua e real o lado ruim do seu semelhante e outras, procurando destacar o seu lado positivo. Nos dois casos, o que sempre atrapalha são as suas verdadeiras intenções.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui