Usina de Letras
Usina de Letras
206 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Os Motivos -- 16/10/2011 - 19:23 (Marieta Cristina Dobal Campiglia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ando à deriva aguardando que me assaltem.
Elas ficam como insetos à procura de incautos desprotegidos ou como répteis em busca de espaços obscuros para se esconder. Esses espaços são os que as mentes como a minha permitem quando fazem pausas, tocando a realidade com vontade de dormir ou desprender-se dela por alguns momentos. Esses são os espaços habitáveis que não pertencem a ninguém em particular : geralmente vazios e invisíveis a olho nu, aguardam que então apareçam as palavras e facilitem as histórias, como água que hidrata a folha seca e revela sua textura. São os espaços universais que ocultam-se num sub mundo alienado e silencioso, vorazes como buracos negros quando encontram seres marginais, tanto para copiar suas histórias e contextos quanto para escravizá-los a contar essas histórias de outros copiadas.
Assim escrevo.
Então assaltam-me as mais sórdidas personagens que habitam o mundo oculto com suas manias e objetos mal acabados, e com suas emoções inexplicáveis, mal humores existenciais e vontades ensurdecedoras, às vezes de doces e comidas, às vezes de amor, clemência, perdão ou vingança.
Resolvi uma vez dizer-lhes que nada tenho a ver com isso, e que é melhor que acreditem em suas próprias existências sem precisar invadir o mundo alheio. Mas não foi possível silenciá-las: quem nasce propício para escutá-las, nunca deixará de enxergá-las, nunca poderá se ver livre delas, porque de algum forma costuraram em pontada seu mundo com o delas (o mundo nosso com o sub mundo dessas criaturas que nos abraçam) e então terá obrigação de escrever, contá-las, pintá-las, representá-las, imaginá-las, enfim cuidá-las até conseguir que ponham o pé neste universo colorido das pessoas e das coisas.
Até fazer com que habitem as páginas dos livros de romance, de contos, de quadrinhos ou simplesmente de textos desconhecidos da multidão, até que alguém as descubra : criaturas taciturnas e voláteis que fizeram-se possíveis. Em sonhos, em incômodos momentos de necessidade impulsiva, em domingos e feriados monótonos, em locais impróprios e horas atribuladas : em todas essas ocasiões e locais, essas criaturas ancestrais e atrevidas povoam a Terra e cutucam a nós que; muita vezes sem entender; existimos acorrentados à necessidade de contá-las. Apenas isso : revelá-las!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui