Usina de Letras
Usina de Letras
296 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIA MUNDIAL SEM TABACO -- 31/05/2013 - 05:44 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hoje é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco; data criada pela Organização Mundial da Saúde em 1987, e conta com a adesão de 173 países. O câncer do pulmão, em todo o mundo, mata seis milhões de pessoas por ano. Tive um irmão que morreu de enfisema pulmonar ocasionado pelo fumo. O pulmão se enche com um melaço preto, parecido com petróleo, e a pessoa morre sufocada. O Brasil tem 33 milhões de fumantes; boa parte constituída de mulheres e de jovens. Destes, 280 mil morrem todo ano dos efeitos da nicotina, principalmente de câncer do pulmão. Para diminuir o consumo, há tempos foi proibida a propaganda do cigarro; mesmo assim as fábricas da droga continuam faturando alto, apesar de pagarem 81,68% de imposto sobre produtos industrializados. (IPI) Em 1999, durante a 52ª reunião da Organização Mundial da Saúde, (OMS) foi acordado que os países signatários, inclusive o Brasil, dariam início a um processo de elaboração de medidas para o Controle do Tabaco.







Embora o texto tenha sido aprovado por unanimidade, e todos os países se comprometeram a colocá-la em prática, não funcionou. Claro, pois continua prevalecendo os interesses corporativos e financeiros, acima do interesse da sociedade. Nos Estados Unidos, os fabricantes de cigarros reconheceram os riscos causados pelo fumo à saúde e, para escapar de uma ação pública de US$ 280 bilhões de dólares, movida contra a indústria do tabaco pelo governo americano, as fábricas foram acusadas de formação de quadrilha por terem escondido durante anos as provas sobre os riscos inerentes do fumo, e de terem seduzidos deliberadamente os com anúncios, sugerindo que os cigarros light são menos nocivos. Por isso mesmo pagaram bilhões de dólares às suas vítimas.







O Brasil é o país que mais exporta tabaco no mundo e é o segundo maior produtor, ficando atrás apenas da China. Há tempos que o governo proibiu a importação do lança-perfume argentino, porque foi considerada tráfico de droga, e não mais contrabando, pois contém éter, clorofórmio e pode matar. O cigarro pode ser vendido livremente, pois só têm alcatrão e 42 químicos venenosos, e mata mesmo!













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui