Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CRAS DIES TERRIBILIS -- 29/05/2013 - 18:21 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


                                                                                                                                                                                                                             CRAS  TERRIBILIS   DIES



Délcio Vieira Salomon



Ao ler hoje o texto do economista Waldir Serafim intitulado: “Saiba o que Lula fez de 2002 a 2010 com ‘a divida interna/externa’ do Brasil”, fui tomado de duplo sentimento: perplexidade e certeza.



Certeza, porque, finalmente, para minha ignorância das teorias econômicas, desde quando ouvi Lula proclamar que havia liquidado a dívida externa e se livrado do FMI, “como nunca dantes na história deste país, havia acontecido” pairava em minha mente a instigante pergunta: - É verdade? Se for, como conseguiu tal feito? Agora no referido texto de W. Serafim encontro a resposta para o que apenas desconfiava.



Quando Lula foi eleito em 2002, a dívida do Brasil era: externa = 212 bilhões de reais; interna = 640 bilhões. Total = 852 bilhões. Em 2007, proclamou alto e bom som que pagara a dívida externa. Acontece que para tal feito, aumentou a dívida interna e a contabili-dade assim ficou: dívida externa = 0 bilhões. Dívida interna = 1.400 trilhão.



Como apontou W. Serafim, “não se vê mais na TV e nos jornais algo dito que seja convincente sobre a dívida externa quitada”. Por quê? É que ela voltou. Em 2010, ainda no governo Lula: dívida externa = 240 bilhões; interna = 1.650 trilhão. A dívida do Brasil aumentou em 1.030 trilhão. Este é o dinheiro que está sendo gasto no PAC, nas bolsas: família, educação, faculdade, cultura, para presos... Com tal dinheiro é que tirou 30 milhões de brasileiros da pobreza! Tudo com único objetivo: perpetuação do PT no poder.



Esta a mágica do maior farsante que este país jamais teve!



Como disse, no início, além de certeza, fui tomado do sentimento de perplexidade. Ou melhor: preocupação angustiante com o dia de amanhã. Sou levado a dizer com Cícero, quando previu a derrocada do império romano: “aliquod crastinus dies ad cogitandum dabit”. Em tradução livre: os próximos anos darão para nos preocupar! Quisera que este cras, existente no termo “crastinus”, fosse outro, o cantado pelo poeta: “cras novus dies” (amanhã será um novo tempo)!

Para agravar a situação, este país, cantado em prosa e verso como o grande país do futuro (a “espelhar tanta grandeza”) sucumbe diante da demagogia e da corrupção, estas sim “nunca dantes vistas na história deste país”.



Para agravar a situação, corre nas entrelinhas do noticiário, conforme denunciou o notável jornalista Carlos Chagas, a possibilidade de Joaquim Cardoso renunciar ao mandato de presidente e de membro do STF, diante da provável votação dos ministros “petistas”  na revisão do processo, a favor dos condenados do mensalão.





Sinceramente, se tal ocorrer o “cras dies” será o “dies irae, dies illa”, previsto pelo profeta Jeremias, em que“ solvet sæclum in favilla” (em tradução livre: “o dia da ira, ou seja, aquele dia da revolta, em que o país se dissolverá em cinzas”). Sim é de se temer que o futuro desta nação, que, desde sua descoberta, deixou de ser a terra prometida, onde correria leite e mel, com riquezas infindáveis, se torne triste areal, onde falsos líderes, ao tomar o poder, corromperam as instituições e espalharam a desesperança e a desilusão para um povo generoso e bom.



Sim, temo que o dia de amanhã seja o “terribilis dies”! Talvez Cassiano Ricardo em seu Jeremias sem chorar ou em Um dia depois do outro tenha tido razão!




 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui