Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NUNCA É TARDE DEMAIS -- 06/05/2013 - 17:39 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



NUNCA É TARDE DEMAIS_edn1" name="_ednref1" title="">[i]



 



L. C. Vinholes



 



Da mesma maneira como demorei quase um ano para escrever este texto, o povo de Nagasaki levou também muitos anos para reconhecer o valor singular de um artista e abrir um espaço para exibir seus trabalhos e, desta maneira, perpetuar seu nome entre tantos outros japoneses que dedicaram suas vidas às diferentes expressões artísticas.



 



Seu nome é Kaoru Kubota_edn2" name="_ednref2" title="">[ii].



 



Para mim, apesar de tudo que estudei sobre tradição e arte japonesa, desde o início estava convencido de que Kaoru era um dos mais importantes artistas no final do século XX e início do terceiro milênio.



 



Ele é singular: sem estar preso às tradições do Oriente e do Ocidente, ele mantem o que é o mais importante valor da forma japonesa de pensar: economia de elementos. Isto é usado por ele de maneira pessoal. Ninguém pode facilmente identificar Kaoru como artista japonês. Visualmente, nada claramente japonês é refletido nas suas miniaturas de criaturas estranhas e máscaras. Ele criou coisas únicas e se comportou como quem não estava em sintonia com seu tempo. Ele era evasivo, estranho, introspectivo e viveu uma vida às sós. Mas ele foi um homem do seu tempo. Tempo no qual o Japão se reconstruiu.



 



Assim como tantos artistas ao redor do mundo, ele foi reconhecido pelos seus compatriotas só depois de anos da sua partida à eternidade. Mas nunca é tarde demais.



 



Sinto-me feliz por não ter errado em dar, desde o primeiro momento, minha aprovação ao seu esforço para mostrar o poder de sua mente mediante as pequenas figuras dos seus “ton-chin-kan”_edn3" name="_ednref3" title="">[iii] e não por esculturas monumentais.



 



Estou ainda feliz por ele ter agora um lugar dedicado aos seus trabalhos e que muitos das próximas gerações terão oportunidade de conhecer quem ele foi e o que fez.



 



Nagasaki está mais rica desde o dia da inauguração do espaço dedicado a Kaoru.



 



A vida é um mistério e poucos de nós sabem como perpetuá-la. Kaoru soube.



 



 









_ednref1" name="_edn1" title="">[i] Texto escrito em 2002 e permanentemente exibido na entrada da Galeria de Arte Kaoru Kubota, em Nagasaki.





_ednref2" name="_edn2" title="">[ii] Atsuka 1928- Nagasaki 1970.





_ednref3" name="_edn3" title="">[iii] Nome dado por Kaoru Kubota às suas pequenas esculturas em terra cota que iniciou a produzir em Atagoyama, Nagasaki, a parti de 1954.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 10Exibido 717 vezesFale com o autor