Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62290 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50678)

Humor (20040)

Infantil (5460)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tempos "bobolizados" -- 16/03/2002 - 09:22 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sinal dos tempos

Tribuna da Imprensa , 05/06/99



O Brasil é conhecido por acontecimentos que se tornaram destaques nos principais jornais do planeta. Entre os fatos positivos, encontramos abnegados brasileiros que só contaram com a participação do governo, após a proeza consumada, nas festas montadas para as convenientes fotos. Eis alguns : Santos Dumont (avia-

ção), Maria Ester Bueno (tênis), Éder Jofre (boxe), João do pulo (atletismo), Fernanda Montenegro (cinema) e tantos outros talentos que penaram para mostrar que temos potencial em todos os segmentos da sociedade. Entre os fatos negativos, conduzidos apenas pelas brilhantes mentes que definem nossos des-

tinos, estamos sempre entre os 3 primeiros colocados : morte no trânsito, surto de doenças contagiosas, analfabetismo, infecção hospitalar, desvios de verbas e dezenas de outros serviços sociais que as autoridades não se preocupam em atender. Tudo isto faz parte de um programa cujo objetivo é nos tornar um povo descrente, sem identidade, fácil de ser dominado e conduzido. Diversos pontos deste programa desumano já estão em andamento com sucesso. O falso controle da inflação, através de índices onde só figuram produtos que não permitem que o resultado atinja a 1 %, permite que se congele a remuneração dos trabalhadores por longos 8 anos. Os sindicatos foram enfraquecidos com a desmoralização de algumas lideranças. E o golpe fatal está em ponto de ser desferido, com a falsa proposta de uma investigação na Justiça. Desejam terminar com a defesa do trabalho, para que os empresários não tenham mais o que temer quando de suas pisadas sobre os famintos que ainda produzem suas mordomias. Observem como prosperam os bancos, as empreiteiras, a indústria dos remédios e assemelhados que patrocinaram campanhas eleitorais.



Será que a Justiça também vai abrir algumas investigações que foram abafadas nos últimos 10 anos ? Bem que poderiam realizar um mutirão para que os gordos processos transitassem em 2 ou 3 meses, nos possibilitando penalizar os culpados e reaver os montantes desviados. Nos prestariam um valioso serviço, pois com toda certeza, esvaziariam as Casas do Povo e engordariam os cofres públicos. Existem mais de 50 temas para escolher. Se nos permitem, eis alguns para começar : mandioca, CAPEMI, banco Meridional, Haspa, Coroa-Brastel, VASP, Linha Vermelha, Metrô, ferrovia Norte-Sul, bicicletas, orçamento, barragem da Maternidade, SIVAM, compra de votos, pasta rosa (a pasta verdadeira deve estar vermelha de vergonha), ... - vamos dar um breque por aqui para não acabar com o estoque de tinta do jornal. De que adianta abrirmos novos processos? Apenas ajudarão a entupir as prateleiras abarrotadas (pois não há interesse em arquivar em meio magnético com seguro backup) e ajudarem no combustível de um "acidental" incêndio num TRT da vida, quando assim for conveniente.



Onde estão aquelas entidades que um dia se rotularam de defensoras de nossos direitos e vieram a público dar apoio aos que se juntaram para derrubar o Collor ?

Só fizeram isto por que foram comandadas pela rede bobo? Almejam alguma participação no Big BOBO Brasil? Estão em silêncio agora devido a algum convênio (do tipo recuperação de igrejas estilo barroco) ou perderam a identidade mais cedo do que o programa previa?



Haroldo P. Barboza – Vila Isabel – março / 2002











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui