Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O que é Cultura ??? -- 13/09/2010 - 23:13 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O QUE É A CULTURA ???

A Cultura é algo que faz parte de todo ser humano. Na verdade, é impossível falar na essência humana sem mencionar o valor da Cultura, pois, de todos os seres vivos conhecidos, a única espécie que possui Cultura é a nossa – Homo sapiens.
É a Cultura que dá sentido ao mundo em que vivemos. É ela que cria a identidade de um grupo humano, em um território e num determinado período de tempo. A Cultura estabelece laços entre as pessoas, de modo que cria união e fortalece sentimentos e idéias que nos fazem pertencer a um grupo social específico. É a Cultura que dá base para o surgimento de uma ligação forte com nossos vizinhos, amigos, familiares e com nossa terra natal.
Esse termo “Cultura” vem do Latim, e significa “cultivar a terra”, “cuidar”.
O conceito de “Cultura” foi desenvolvido inicialmente pelo antropólogo inglês Edward Burnett Tylor (1832-1917) que durante muitos anos realizou diversos estudos inspirados na teoria evolucionária do naturalista Charles Robert Darwin (1809-1882). Assim, estudando a vida de inúmeros povos de diversas partes do mundo Edward Tylor acabou estruturando uma série de idéias defendendo que a Cultura é um fenômeno universal, presente em todas as comunidades e grupos de pessoas; é a base funcional que possibilita a espécie humana o desenvolvimento de nossa complexa sociedade, tendo como alicerce principal a religião.
Desde tal época, a definição de Cultura adquiriu um caráter bem amplo, pois reúne aspectos muitos variados, como por exemplo: artes, ciências, costumes, sistemas, instituições, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir). Mas, em poucas palavras, podemos dizer que a Cultura reúne todas as práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço de vida da comunidade ou de um grupo específico de pessoas.
Olhe a sua volta por um instante e você verá que são infinitos os elementos culturais a sua volta. Na verdade, não existe nenhum espaço ocupado pelo homem no planeta Terra que não esteja repleto de elementos culturais. Ela se manifesta em tudo que fazemos, no nosso modo de agir com nosso próprio corpo, com nossos semelhantes e com o meio ambiente.
Em qualquer lugar é possível ver a manifestação da presença de pessoas, e quem possibilita isso é a nossa capacidade de produzir Cultura.
A Cultura é sempre dinâmica, pois está em constante construção. Como ela está em freqüente mudança, muitos traços se perdem, enquanto que outros se adicionam. Essas transformações ocorrem em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Alguns povos e grupos sociais adquirem mudanças mais rápidas que outros. Por exemplo, em muitos países mulçumanos e em regimes ditatoriais, como, Cuba, China e Coréia do Norte, as mudanças ocorrem mais lentamente, pois são, em parte, controladas pelo governo dessas nações.
Vale lembrar também que os veículos de comunicação e a internet têm tido papel fundamental nas mudanças culturais por todo globo.
No passado surgiram idéias equivocadas dizendo existir “culturas superiores” e “culturas inferiores”, que tristemente produziram situações de exploração e preconceito.
Sempre que lidamos com novos valores e costumes é natural haver um choque cultural, mas não podemos nunca deixar que o estranhamento nos leve a assumir uma postura arrogante e preconceituosa.
Não podemos olhar para pessoas de outras culturas com foco nas diferenças, pois mesmo que aparentemente elas existam não podemos esquecer que em essência somos todos iguais !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 383, p. 15, de 08/10/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui