Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MAS CADÊ O ÍNDIO? -- 20/04/2013 - 10:09 (Andarilho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 



19 DE ABRIL – DIA DO ÍNDIO...



MAS CADÊ O ÍNDIO?



 



Quando os Poderes da República brasileira estão debruçados sobre demarcação de terras indígenas, parece até coisa séria... Parece até que existe índio...



Referida demarcação faz pressupor a manutenção de índios em suas tabas e ocas, vivendo da caça e da pesca e conservando sua cultura no ambiente natural.



Entrementes, o Governo, paralelamente, cuida de colocar os índios na Faculdade (com garantia de quotas), outorgando-lhes Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, e por aí vai.



Os “índios” brasileiros (com raras exceções) falam português fluentemente, entendem de política e até dominam as leis do país.



Ao estilo dos SEM-TERRA, fazem investidas contra prédios públicos e colocam autoridades públicas no sufoco.



Sabem, com toda convicção, que os problemas indígenas nas mãos do Poder Executivo têm resposta bem mais rápida do que se entregues ao Legislativo.



Na zona urbana, quando querem fazer ameaça a particulares e ao governo, grupos desengonçados ensaiam uma dança circular movida por uma música de uma nota só: HU – HU – HU – HU, que talvez sirva para qualquer etnia indígena.



Claro que essas figuras, mesmo que tenham descendência indígena, vivendo há décadas nas cidades, não sabem mais uma palavra de qualquer idioma falado pelas tribos primitivas.



O QUE ACONTECEU COM O VERDADEIRO ÍNDIO BRASILEIRO?



1 – O que pretendeu fazer a FUNAI ao quebrar o isolamento das tribos, além de facilitar a propagação de doenças graves e os maus costumes dos citadinos, como alcoolismo, prostituição e outras mazelas?



2 – Por que o Governo Brasileiro insiste em colocar os índios em rota de colisão com o seu destino, apontando-lhes o caminho da cidade e não das matas?



3 – Por que a demarcação de terras não leva em consideração a população indígena residente na respectiva área e sua atual situação econômico-social?



4 – Qual a autoridade brasileira que pode ser responsabilizada pela exploração de madeira em terras indígenas, como a mídia costuma mostrar?



5 – Quem são os verdadeiros interessados nos modernos movimentos indígenas?



6 – Qual o destino do índio brasileiro que anda de HILUX, usa celular, está conectado na Internet, opera tratores de grande porte, anda de avião, etc.?



7 – De onde sai dinheiro suficiente para tanto conforto?



8 – Estes índios estão precisando mesmo de demarcação de terras?



 



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui