Usina de Letras
Usina de Letras
99 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Meio Ambiente: responsabilidade de todos !!! -- 09/09/2010 - 17:02 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MEIO AMBIENTE: RESPONSABILIDADE DE TODOS !!!

Todos nós contribuímos de diferentes maneiras, involuntariamente ou não, para a degradação do meio ambiente. Mesmo que essa afirmação possa parecer absurda para muitas pessoas, com certeza, ela se trata de uma pura verdade, pois todo ser humano faz uso dos recursos que vêm da natureza por meio da aquisição de bens e serviços diversos, o que invariavelmente causa alterações nos ecossistemas naturais.
Basta você lembrar que desde o princípio da humanidade o homem recorre aos elementos da natureza para suprir suas necessidades básicas, como, alimento, abrigo, proteção, reprodução cultural etc. Dessa maneira, no decorrer de nossa história foram desenvolvidos mecanismos para melhor utilizar os recursos disponíveis. Assim, as técnicas de plantio, colheita, extração e transformação dos recursos naturais foram aprimoradas cada vez mais.
As madeiras, as plantas produtoras de fibras, os vegetais usados na alimentação, etc. são recursos renováveis, ou seja, que podem ser repostos continuamente. Outros, porém, existem em quantidades finitas e necessitam de um tempo extremamente longo para serem novamente formados, como por exemplo, o carvão mineral, o petróleo e os minérios.
Os recursos renováveis são sempre repostos facilmente, mas os não-renováveis se não usados de forma regrada podem acabar de uma hora pra outra.
O nosso planeta não disporá de tais recursos por muito tempo se a poluição não for controlada, se o consumo exagerado continuar e se o crescimento da população humana não estiver sobre controle.
Utilizar racionalmente os recursos da natureza significa ampliar a capacidade produtiva do ambiente em favor do homem, sem, contudo, degradar a natureza.
É certo que os nossos atos geram conseqüências para nós, mas não se limitam só a isso, pois não podemos esquecer que as nossas ações interferem também na vida de todos os demais seres vivos que habitam nosso planeta.
Portanto, cada um de nós deve pensar nas suas atitudes e hábitos, agindo com responsabilidade com nossos semelhantes e com a natureza.

Publicado no Site Voz do Marajó, em 08/09/2010. Disponível em: http://www.vozdomarajo.com/artigos/colaboradores/giovanni_salera_junior/2010/meio%20ambiente%20-%20responsabilidade%20de%20todos.htm

Publicado no Jornal Poderes, edição n. 304, p. 09, de 29/09/2010. Goiânia - Goiás.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui