Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A Escola e a Agricultura Familiar. -- 08/09/2010 - 10:15 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ESCOLA E A AGRICULTURA FAMILIAR

Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Assim, a Escola deixou de ser vista como um lugar isolado, aonde as crianças e jovens iam simplesmente para se alfabetizar ou só para adquirir conhecimentos com vistas a ingressar no mercado de trabalho. Para atender as mudanças constantes do mundo o papel da Escola mudou bastante, de forma que hoje ela busca envolver a comunidade escolar trazendo intensamente a realidade do dia-a-dia dos alunos e suas famílias para dentro da sala de aula. Nessa nova visão, a Escola tem a obrigação de atender constantemente as necessidades da comunidade à sua volta.
Nesse contexto, surgiu dentro da Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) o princípio de que a Escola deve fornecer a merenda escolar utilizando alimentos que sejam agradáveis às crianças, dando preferência por produtos que atendam às suas necessidades nutricionais e que sejam produzidos nas proximidades da Escola pela agricultura familiar.
A merenda escolar tem grande potencial de absorção da produção oriunda da agricultura familiar a qual, por sua vez, possui uma grande vocação à produção de alimentos. Dessa forma, são muitas as vantagens quando a Escola usa na merenda escolar alimentos produzidos localmente ao invés de comprar itens industrializados produzidos em outras localidades distantes.
A compra da merenda escolar diretamente dos agricultores locais traz inúmeros benefícios. Todos ganham neste processo: os agricultores incrementam sua renda; os alunos recebem uma alimentação mais gostosa e saudável, os professores podem trabalhar em sala de aula a proteção ambiental, os recursos gerados no processo de compra ficam no município, há um estímulo a permanência dos agricultores no campo, valorização da produção regional e resgate da cultura do meio rural.
Diversos exemplos, especialmente em estados das regiões Sul e Sudeste, têm reunido experiências bem sucedidas que mostram que introduzir produtos locais na merenda escolar através da compra direta pode ser uma prática realmente proveitosa.
Sugiro que você, estudante, professor ou produtor rural, procure se informar sobre esse trabalho em seu município e, assim, possa participar para que os alimentos da merenda escolar sejam adquiridos diretamente das famílias de agricultores locais. Lembre que algo assim pode servir para envolver várias instituições diferentes e toda a comunidade de seu município em torno de um objetivo que trará melhorias para todos.
É certo que você pode colaborar muito contribuindo com as lideranças e as entidades locais a enfrentarem esse desafio da compra da merenda escolar diretamente da agricultura familiar, o que com certeza irá promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas de sua cidade e região.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 376, p. 15, de 20/08/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui