Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Extinção de animais e plantas. -- 23/08/2010 - 19:18 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EXTINÇÃO DE ANIMAIS E PLANTAS

Na natureza a extinção pode ser causada pela interação entre duas ou mais espécies de organismos que disputam um mesmo recurso (água, comida ou espaço). Assim, quando elas competem uma acaba levando vantagem e a outra espécie termina perdendo, ou seja, se extinguindo.
Além disso, a extinção ocorre também quando uma espécie de predador elimina sua presa, ou também quando um microorganismo (vírus, bactéria etc.) causa alguma doença grave que leva ao extermínio de certa população de animais ou plantas.
Estudos recentes têm demonstrado que as ações do homem têm ocasionado a eliminação de espécies e até mesmo a dizimação de diversas populações em várias partes do globo.
Nos últimos séculos com a ampliação da tecnologia a capacidade de alteração do meio ambiente pelo homem tem colocado em risco um número gigantesco de seres vivos por todo planeta.
Destruição de habitats, atividades de caça e pesca em larga escala, introdução de espécies exóticas, proliferação de doenças e a poluição generalizada são alguns fatores de degradação ambiental que estão colocando em risco a biodiversidade.
Hoje temos visto que o desequilíbrio causado pelas ações irresponsáveis do homem tem colocado em risco a vida de nosso planeta.
Assim, para reverter esse quadro preocupante cada um de nós deve pensar no seu papel como espécie dominante do planeta e agir em prol dos outros seres vivos.
Nós, os “homo sapiens”, somos os maiores responsáveis pelo futuro da Terra, o que nos exige assumir uma postura responsável com as demais espécies à nossa volta.
Cada cidadão precisa rever seus hábitos e comportamentos diários, para mudarmos esse cenário de extinções, antes que seja tarde demais.
Não podemos esquecer que se não dermos a devida atenção às centenas de animais e plantas que correm o risco de desaparecer e continuarmos desrespeitando a natureza nós podemos acabar sendo os próximos a entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção !!!

Publicado no Jornal Poderes, edição n. 300, p. 07, de 05/08/2010. Goiânia - Goiás.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui