Usina de Letras
Usina de Letras
107 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE AS MULHERES -- 12/04/2013 - 09:20 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CONSUMO DE ÁLCOOL  ENTRE AS MULHERES



 



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2013.



 



 



No processo de liberação  ocorrido no século XX que aumentou a presença da mulher no mercado de trabalho e a equiparou ao homem em direitos e deveres , houve também o aumento significativo de mulheres fumantes e alcoólatras .



Há diferenças cruciais no modo como homens e mulheres se relacionam com a bebida . As mulheres buscam consolo emocional na bebida e mais comumente do que os homens bebem em casa quando se sentem solitárias .



No caso do álcool a situação em relação à mulher é mais complicada por que estudo feito por cientistas italianos e norte-americanos na Mount Sinai School of Medicine de Nova York concluiu que as mulheres são até 100% mais suscetíveis aos efeitos do álcool do que os homens . Segundo o estudo, o estômago feminino neutraliza menos moléculas de álcool do que o masculino  , e como resultado , mais álcool puro entra na corrente sanguínea feminina atingindo o cérebro e o fígado , causando um estado de embriagues mais rápido e danos maiores ao organismo em caso de uso continuado .  ( O Estado de São Paulo, 12.01.1990 , p. C-4) . 



O álcool é metabolizado no fígado e no estômago pela enzima ADH ( álcool desidrogenase)  e por uma determinação genética , o organismo das mulheres secreta menos ADH que o dos homens e por isso com  a mesma dose de bebida a quantidade de álcool no sangue das mulheres é sempre maior do que na dos homens , as mulheres absorvem 30% mais álcool puro do que os homens . ( Veja, 9.9.2009, p. 86-93).



Segundo uma pesquisa feita com 80 pacientes do Programa da Mulher Dependente Química (Promud/IPq) , 56% das mulheres dependentes de álcool ou de drogas que estavam em tratamento tinham algum tipo de transtorno alimentar. Dessa percentagem , 41% tinham transtorno de comer compulsivo , 30% tinham bulimia e 8% eram anoréxicas . A pesquisa concluiu que as mulheres com transtornos alimentares tem oito vezes mais chance de ter um transtorno relacionado com álcool e outras drogas . A droga mais procurada por quem sofre de transtornos é o álcool , mas são comuns os casos de uso de anfetaminas , cocaína e crack , que também ajudam a aplacar a fome . As anoréxicas passam a recusar a comida, mas a aceitar o uso dessas substâncias . As compulsivas geralmente tentam substituir a comida por alguma delas , enquanto as bulímicas juntam à compulsão , formas de compensar a ingestão de calorias , como vomitar ou usar laxantes e diuréticos . ( F S P , Equilíbrio , 11.06.2009, p. 4) . 



 



PESQUISA UNIFESP 2013.



 



O segundo levantamento nacional de Álcool , divulgado em 10 de abril de 2013 pela Unifesp conclui que as mulheres estão bebendo mais e com mais frequência.



Foram entrevistadas 4.607 pessoas com 14 anos ou mais em 149 municípios brasileiros e desse total 1.157 eram adolescentes.



De 2006 a 2012 , a proporção de mulheres que consomem álcool de forma excessiva aumentou 24%, passando de 14,9% para 18,5 % das brasileiras.



As mulheres estão bebendo mais socialmente e em grupo bebem tanto quanto os homens .



O consumo excessivo de álcool é o que os especialistas chamam de “binge” e significa a ingestão de quatro unidades ou mais de bebida para mulheres , e cinco unidades ou mais para homens em um curto período de tempo ( duas horas). Na pesquisa, uma unidade de álcool equivale a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de vodca.



Entre 2006 e 2012, houve aumento de 31% nessa forma de consumo entre os brasileiros que bebem. Aumentou de 51% para 66% a parcela dos homens com consumo excessivo e de 36% para 49% entre as mulheres.



No mesmo período, entre as mulheres que bebem , o índice de consumo frequente ( bebida uma vez por semana ou mais),  cresceu 34,5% , passando de 29%(2006), para 39%(2012) , e entre os homens cresceu 14%, passando de 56% para 64%.  Os dados mostram que , no geral, houve um aumento de 20% na proporção de bebedores frequentes ( uma vez por semana ou mais) .



Segundo Ronaldo Laranjeira, professor titular de psiquiatria da Unifest, “ Na Europa e nos EUA, temos uma taxa baixa de abstêmios e uma alta taxa de bebedores moderados. Aqui, há muitos abstêmios  e, comparando com o levantamento de 2006, quem já bebia, passou a beber mais e com mais frequência”.



O levantamento mostra que quase um em cinco bebedores frequentes , consome álcool de forma abusiva e tem um comportamento compatível com dependência.  O aumento no consumo reflete o aumento de renda nos últimos anos.



Os efeitos da “Lei Seca”, também  já podem ser percebidos: houve diminuição de 21% na proporção de pessoas que relatam ter dirigido após o consumo de álcool no último ano.  ( F S P , 11.04.2013, p. C-5) .



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui