Usina de Letras
Usina de Letras
99 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Unidos por um Mundo Melhor. -- 30/05/2010 - 11:07 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UNIDOS POR UM MUNDO MELHOR

Até algumas décadas atrás só se falava em “progresso” ou “crescimento econômico” e aparentemente todo mundo entendia e concordava. Assim, em todos os países o objetivo político era basicamente o mesmo: o crescimento acelerado da economia; a construção de um número cada vez maior de rodovias, pontes, usinas, fábricas; aeroportos, a fabricação massiva de automóveis; a expansão de áreas de cultivo e o aumento dos rebanhos. A natureza não tinha nenhum espaço, pois ela era apenas uma fonte inesgotável de recursos, criada para simples serventia do ser humano.
Hoje se sabe que o tão falado “progresso” não traz de fato um desenvolvimento justo, pois ele invariavelmente favorece apenas uma minoria da população.
Assim, a atual crise ambiental planetária nos mostrou que esse caminho desregrado conduz a humanidade ao abismo, a catástrofe de nosso mundo.
Atualmente, multiplicaram-se os ecologistas, as organizações e os movimentos ambientalistas, bem como os Partidos Verdes (PV) que defendem políticas pautadas basicamente para uma nova relação entre a sociedade e a natureza.
Então, os adeptos do movimento ambientalista têm criticado o “capitalismo selvagem” que se preocupa apenas com o lucro, sem levar em conta o uso racional dos recursos naturais e a melhoria de vida da população que depende desses recursos para sua sobrevivência.
O modo de vida predatório das “sociedades de consumo” tem sido contestado pela poluição exagerada que tendem a produzir. Nelas, a publicidade direcionada para o lucro desmedido das empresas convida as pessoas a consumirem cada vez mais. As embalagens de plástico, lata ou papel tornam-se mais importantes que o próprio produto. A moda segue um ritmo frenético para que novos produtos possam ser fabricados e lançados no mercado. A cada ano que passa as mercadorias são produzidas para durarem cada vez menos, para não diminuir nunca o ritmo de crescimento. Hoje tudo é praticamente descartável. Por exemplo, os automóveis têm sido fabricados para durar poucos anos; as habitações construídas atualmente têm duração muito menor que as do passado e o mesmo se pode dizer das roupas, além de vários outros produtos.
Como infelizmente é comum em nossa época mercantilizada até o “movimento verde” foi absorvido pelo discurso capitalista. Às vezes a defesa do meio ambiente resulta em promoção pessoal e mesmo em ganhos financeiros. É o caso das empresas que visam apenas ao lucro com a venda de produtos com ingredientes naturais ou de instituições que associam conceitos de ecologia para promover sua marca. Isso em alguns casos denota o oportunismo, mas no geral o que se vê é um interesse crescente com a preocupação séria com a proteção da natureza.
Em tudo isso, o que se observa é a renovação que a problemática ambiental ocasionou nas idéias políticas e nas ações das empresas e dos cidadãos pelo mundo todo.
Está claro para todos que a natureza precisa ser respeitada. É necessário, portanto, repensar o modo de vida, a produção, o consumo, o lucro e a relação disso tudo com futuro da Terra. É esse o importante recado que o movimento ecológico trouxe para o nosso dia-a-dia.
Cada um de nós deve assumir sua parcela de responsabilidade frente a esse grande desafio. A luta pela construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para nossa sociedade é uma meta que só será alcançada se contar com o envolvimento de todos nós !!!

Publicado no Jornal O Girassol, edição n. 300, p. 08, de 14/07/2010. Palmas – Estado do Tocantins. Disponível em: http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=Opiniao&idnoticia=17226

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 382, p. 15, de 01/10/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui