Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ongs Ecológicas. -- 08/05/2010 - 10:12 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ONG`S ECOLÓGICAS

Hoje, as questões ambientais tem tido enorme destaque na mídia em geral. A divulgação de notícias sobre problemas ambientais e o aparecimento de publicações especializadas vêm aumentando, graças ao interesse e à receptividade da população sobre essa temática.
Nas décadas de 60 e 70, o governo brasileiro era o grande responsável pela promoção do desenvolvimento de nosso país, o que proporcionou que fossem feitas inúmeras ações mirabolantes e obras grandiosas com esse objetivo. Então, no decorrer da busca do tão falado “progresso” muitos direitos de povos indígenas, comunidades ribeirinhas e moradores podres das cidades e da zona rural foram deixados de lado.
Para atenuar tais ações desregradas e irresponsáveis surgiram inúmeros Movimentos Sociais e dezenas de ONG’s e Associações que passaram a pressionar governantes e empresários para respeitarem seus direitos e também para garantir a proteção da natureza na implantação de obras e empreendimentos, tais como, rodovias, ferrovias, hidroelétricas etc.
Assim, tornou-se cada vez maior a cobrança de medidas efetivas de proteção ambiental por parte dos órgãos estatais, especialmente daqueles fiscalizadores, como o IBAMA, o Ministério Público, o Instituto Chico Mendes e as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente.
Atualmente diversas dessas ONG’s têm se destacado como amigas das questões ambientais, lutando com ousadia para garantir que as leis de meio ambiente sejam cumpridas, como tem feito o Greenpeace, a WWF, a Fundação Boticário, entre tantas outras.
Nisso, podemos dizer, sem titubear, que essas organizações da sociedade civil têm contribuído muito, atuando na formação de um ser humano melhor, consciente de suas responsabilidades como cidadão global; não mais apenas voltado para as questões meramente pessoais e locais, mas um cidadão compromissado com a melhoria de todos aqueles que habitam nosso planeta.
Portanto, recomendo a você que procure conhecer, valorizar e contribuir com ONG’s e demais instituições que atuam seriamente na proteção do meio ambiente.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 364, p. 15, de 28/05/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui