Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->COMPUTADORES - Essas máquinas que nos fascinam! -- 11/04/2010 - 20:19 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMPUTADORES – Essas máquinas que nos fascinam!

Quando pensamos na vida sem os computadores chegamos a ficar assustados. Hoje somos dependentes dos serviços feitos pelos computadores, e sabemos que sem eles para executá-los seria necessário um tempo infinitamente maior ou até mesmo impossível de realizá-los.
Tal dependência é fruto de uma tecnologia que veio para ficar e se aprimorar, aumentando a produtividade, diminuindo a burocracia e, principalmente transmitindo em tempo real os acontecimentos mundiais.
Essas informações computadorizadas via internet, possibilitam não só o progresso industrial e comercial, como o desenvolvimento dos povos de países até então completamente isolados da face da terra.
Os benefícios advindos da tecnologia computadorizada são indiscutíveis, entretanto eles também podem se transformar em problemas de difícil solução.
Uma das vantagens aparentes – a desburocratização – não se confirmou.
Atualmente os relatórios e listagens produzidas e impressas “sem a menor razão”, são verdadeiros transtornos na vida profissional, pois perdem à sua utilidade quando não representam um planejamento ou controle perfeito. O resultado é a desconcentração do profissional que ao recebê-los e verificando inutilidade guardam para não descartá-los de imediato. Isso causa tempo de quem os elabora, desperdício de papel e desconforto para quem os recebe.
Poderíamos aqui relatar outras tantas que prometem benefícios, mas na prática mostram apenas o interesse pessoal de gerentes e diretores centralizadores que criam necessidades para mostrar a “sua competência” duvidosa.
Os arquivos sejam nas máquinas ou em Cds. se transformam em difíceis formas de armazenamento mesmo utilizando mínimo espaço físico.
Por outro lado os e-mails inúteis são cada vez mais frequentes tomando uma grandeza de ineficácia produtiva.
Penso ainda que o mais significante prejuízo seja a diminuição da relação presencial. Os e-mails de ida e volta poupam tempo, mas distanciam pessoas. Essa relação virtual de mão dupla pode representar uma completa desestabilização das relações humanas e consequentemente uma deficiência administrativa em detrimento do objetivo principal – o progresso empresarial.
Agravantes são os e-mails pessoais, que mesmo sendo bloqueados criam formas de descontentamento ou abrem portas para rupturas nas regras do bloqueio.
Entretanto, concluo que, as vantagens da informática somam indiscutíveis benefícios na vida profissional ou pessoal de todos que saibam usar a tecnologia computadorizada com prudência e inteligência.
Somos sabedores que os usuários, profissionais ou não, são os grandes responsáveis pelo uso correto ou indevido das máquinas que mudaram e continuam mudando o mundo.
* É dever de qualquer cidadão fazer uso dos computadores para a prática do bem! *

11/04/2010
Paulo M.Bernardo
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui