Usina de Letras
Usina de Letras
296 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->SÍNDROME DO "CORAÇÃO APERTADO." -- 18/03/2010 - 21:29 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SÍNDROME DO “CORAÇÃO APERTADO”

Existem momentos na vida que sentimos sensações estranhas sem qualquer motivo aparente. É uma mistura de tristeza, ansiedade e angústia que o povo do interior chama de “Coração Apertado.” Aparece do nada e vai embora sem mais nem menos.

“Esse vazio por dentro,” como alguns também conhecem, podem estar ligados à espiritualidade?
Os espiritualistas dizem que sim!

Os evangélicos falam em “Falta de Jesus no Coração”!

Os umbandistas falarão que é encosto de um espírito sem luz!

Os familiares materialistas e menos esclarecidos dizem: - “Isso é falta do que fazer – Vai arranjar um trabalho que passa”!

Os médicos endocrinologistas vêem esse fato ligado a problemas hormonais, possivelmente na tireóide. Já os psiquiatras podem pensar que essa melancolia não explicada está associada a possíveis sintomas de distúrbios mentais. Um clinico pode diagnosticar avaliando alguns exames de fezes, urina e sangue ou até mesmo pedindo outros exames de imagem.

A verdade é uma só: Esse sintoma pode ter várias origens, mas sempre causa um desconforto inexplicável que somente aquele que sente é quem sofre.

Às vezes, essa sensação desagradável pode ter a duração de horas, dias ou meses. Essa tristeza potencializada pode encontrar o caminho da depressão e causar o desinteresse pelo estudo, trabalho, família e a vida.
Você já sentiu esse desconforto sem causa aparente?
Existem recaídas em curtos espaços de tempo?
Você se magoa com assuntos comuns a outras pessoas?
Guarda ressentimentos?
Sofre de mudanças de humor repentinamente?

Não deixe de procurar ajuda!

Penso que o mais importante ao sentir tais sintomas é procurar profissionais competentes (médicos, psicólogos) sem, no entanto, deixar de lado o caminho espiritual (Converse com um padre, pastor ou médium).
Procurar um Grupo de ajuda mútua como N.A (Neuróticos Anônimos) também pode ser uma saída bem sucedida.

18/03/2010
Paulo M.Bernardo


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui