Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Movimento Ambientalista. -- 15/03/2010 - 17:49 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MOVIMENTO AMBIENTALISTA

Ao longo dos últimos tempos, temos visto que muitas ações irresponsáveis ou mal pensadas surtiram enormes prejuízos para o meio ambiente e afetaram a qualidade de vida de grande número de pessoas, por todo globo. A poluição, o desmatamento, o tráfico de animais, o consumo desregrado, entre outros tantos problemas ambientais têm causado desequilíbrios em nosso planeta.
Assim, para contrapor essas questões preocupantes, em todos os países têm se fortalecido movimentos populares por meio de reivindicações populares visando a proteção do meio ambiente.
O movimento ambientalista tem alcançado enorme sucesso em várias partes do mundo pela sua admirável capacidade de adaptação às condições de comunicação e mobilização da atualidade.
O movimento ambientalista está embasado no trabalho das organizações de base (ONG’s, associações de bairros, grêmios estudantis etc.) e segue, de modo geral, um calendário próprio, promovendo ao longo do ano uma série diversificada de ações e eventos que são divulgados pela mídia. Através desses eventos, muitos dos quais bastante polêmicos, os ecologistas conseguem atenção de pesquisadores, governantes, empresários e da população em geral, transmitindo sua mensagem com grande audiência. Dessa maneira, em muitos países a presença constante de temas ambientais na mídia dotou o movimento ambientalista de um status maior do que de muitos outros.
Entretanto, vale destacar que o ambientalismo não se restringe ao trabalho de sensibilização e conscientização, por que, além disso, ele busca promover mudanças bruscas e significativas atuando, por exemplo, na articulação com os legisladores para criar e ampliar a legislação ambiental e para influenciar os governantes na implementação de políticas públicas voltadas para a proteção da natureza. E, de fato, parte desse segmento concentra sua atuação na formação de lobbies para obter conquistas na legislação, e no apoio ou oposição a candidatos a cargos eletivos com base em sua postura política em relação as questões ambientais.
Em alguns países desenvolvidos, especialmente na Europa, o movimento ambientalista tem possibilitado que militantes e amantes da natureza ocupem crescentemente cargos políticos por meio de Partidos Verdes. Essas conquistas se devem, principalmente, pela forte tradição democrática dessas nações.
Diversos exemplos têm demonstrado que quando os cidadãos se mobilizam e reivindicam uma questão, como por exemplo, aprovar leis que combatam a poluição, intensificar a fiscalização sobre as atividades poluidoras, agilizar processos judiciais contra empresas que poluem o ambiente, aprovar planos de reurbanização etc., isso faz com que os governos mudem suas posturas, pois nenhum político pode ganhar as eleições e/ou manter-se com uma boa popularidade se não atender as solicitações de sua comunidade.
Dessa forma, tem se fortalecido em todo o mundo o movimento ambientalista como instrumento que estimula um maior compromisso da sociedade com a cidadania, buscando-se criar um ser humano diferente, mais consciente de suas responsabilidades como cidadão planetário.
O maior crédito do movimento ambientalista é nos fazer reconhecer que cada um de nós é parte dos diversos problemas que afetam nosso mundo, e que cada um de nós deve também fazer parte da solução desses problemas.
Portanto, não podemos ficar parados, vendo o tempo passar, sem tomar atitudes, pois cada um de nós deve atuar fazendo a diferença onde quer que estejamos !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 365, p. 15, de 04/06/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 369, p. 15, de 02/07/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui