Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Crise Ambiental e Consciência Ecológica. -- 11/03/2010 - 18:38 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CRISE AMBIENTAL E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Um fato que ficou claro desde os anos 60 trata-se da crise ambiental que tem afetado não só um grupo de nações ou apenas uma parte isolada do globo, pois o que se vê é um problema amplo e generalizado que afeta nosso planeta como um todo, colocando em risco até mesmo a nossa existência nesse mundo.
É bem verdade que os primeiros problemas ambientais foram surgindo de forma tímida e somente afetavam uma pequena região, onde geralmente habitavam poucas comunidades. Nesses casos, as soluções pareciam simples e fáceis de serem aplicadas. Por exemplo, era possível transferir indústrias poluidoras de uma área populosa onde os vizinhos estavam tendo problemas com o lançamento de resíduos para outra área distante das aglomerações humanas, o que reduzia as queixas e manifestações de desagrado das pessoas afetadas.
Mas, com o passar do tempo, tais problemas foram se agravando cada vez mais e, em longo prazo, percebeu-se que muitas medidas adotadas não resolviam o problema, tornando-se apenas um mero paliativo.
Hoje, com a ampliação da capacidade destrutiva do homem, se sabe que medidas assim não adiantam nada, pois todos os ecossistemas estão interligados uns aos outros. Até mesmo a montanha mais alta coberto pela geleira mais inacessível ou a área mais inóspita das profundezas do oceano estão conectadas com as cidades mais povoadas da Terra.
É certo que do ponto de vista da Biosfera não podemos esquecer que a atmosfera é uma só para todos nós, seres humanos, animais, plantas e demais formas de vida. Da mesma forma, as águas doces ou salgadas se interligam por meio do ciclo hidrológico; e as correntes de ar e as variações climáticas têm amplitudes planetárias.
Agora, mais do que nunca, se sabe que as questões do meio ambiente devem ser tratadas em âmbito mundial. Todas as nações devem buscar formas de proteger o nosso patrimônio ambiental através do trabalho conjunto. Nenhuma questão por mais simples que pareça pode ser tratada apenas como dependente unicamente de interesses locais, e às vezes mesquinhos, dos governos de uma região ou país.
É necessário, portanto, repensar nosso modo de vida, o consumo, a produção voltada exclusivamente para obtenção de lucro e sem nenhuma preocupação com o futuro da humanidade.
Assim, está claro que falar em proteger o meio ambiente é tratar de promover a melhoria da qualidade de vida de nós seres humanos, entendendo que somos responsáveis pela manutenção conjunta das demais formas de vida de nosso planeta.
Está patente aos olhos de todos que proteger o meio ambiente não se trata de uma questão unicamente dos ambientalistas ou de um grupo isolado de nossa sociedade, pois é imperativo para a própria sobrevivência da humanidade que todos estejamos unidos para mudar nosso relacionamento com a natureza !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 368, p. 15, de 25/06/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Poderes, edição n. 306, p. 07, de 20/10/2010. Goiânia - Goiás.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui