Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Educação Ambiental para mudar o Mundo. -- 27/02/2010 - 16:57 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA MUDAR O MUNDO

Às vezes, quando vemos noticiais de desastres ambientais e crimes contra a natureza, como por exemplo, poluição de rios, matança de baleias e comércio de animais ameaçados de extinção, isso nos causa uma tristeza profunda.
Assim, ficamos perplexos e nos revoltamos pelos prejuízos que essas agressões causam à natureza e à qualidade de vida da população de modo geral. Mas, poucas vezes vemos que a busca constante que empreendemos para obter conforto e adquirir bens do capitalismo cada um de nós contribui invariavelmente para o uso desregrado dos recursos que temos acesso.
É justamente para mudar esse modo de vida que agredi o planeta que surgiu a Educação Ambiental, como uma ferramenta fundamental para a mudança comportamental relativamente ao meio ambiente. Dessa maneira, por meio da Educação Ambiental busca-se sensibilizar para tornar as pessoas predispostas à mudarem suas atitudes e posturas.
A Educação Ambiental é fundamental para a conscientização do público em geral, para uma melhoria dos comportamentos e das atitudes dos cidadãos. Cada vez mais se tem demonstrado que cidadãos sensibilizados e bem informados desempenham um importante papel para a preservação do ambiente.
Cabe lembrar que educar não é um processo rápido, nem surte efeitos da noite para o dia, pois é preciso conscientizar e alterar hábitos e costumes enraizados a muitas gerações, o que implica num trabalho contínuo e intenso.
Mudar atitudes requer educação em longo prazo, apresentando os meios da mudança que conduzam à melhor atitude, ao comportamento adequado perante o mundo ao nosso redor, surgindo da consciência cada vez mais premente de que é necessário modificar os comportamentos humanos face às características dos espaços naturais e artificiais, restaurando-lhes o equilíbrio necessário.
A Educação Ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e as comunidades adquirem consciência do seu meio e adquirem os conhecimentos, os valores, as competências, a experiência e também a determinação que os capacita para atuar, individual e coletivamente, na resolução dos problemas ambientais presentes e futuros.
A Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, através de artigo 2° diz: 'A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
Baseando-se nisso, a Educação Ambiental formal tem sido desenvolvida em Escolas públicas e privadas de todo país por professores de diversas áreas (biologia, geografia, português etc.) por meio de atividades variadas, tais como: debates, palestras, workshops, dinâmicas, videoconferências, entre outras.
Diversas Organizações Não Governamentais (ONG’s) e empresas privadas têm realizado ações e projetos de Educação Ambiental com a função de mobilizar e despertar o interesse da população para se envolver na proteção da natureza, mudando a atual situação de crise ambiental global.
Além disso, destaca-se também o papel da mídia na disseminação de informações sobre esses trabalhos, disseminando de forma ampla exemplos bem sucedidos que tem resultado em melhorias para o uso dos recursos naturais e na promoção do desenvolvimento sustentável.
Cada um de nós precisa reconhecer seu papel na proteção do meio ambiente, contribuindo para a conservação de todos os lugares onde a vida nasce e se organiza.
Todos nós precisamos auxiliar as pessoas ao nosso redor, as ONG’s, os órgãos públicos e as empresas privadas, reconhecendo a necessidade de vivermos em harmonia com a terra, as águas, as plantas, os animais e todas as demais formas de vida.
É preciso refletir diariamente sobre nossas atitudes e comportamentos buscando melhorar nossa postura para transformar nosso mundo para melhor !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 358, p. 15, de 16/04/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Poderes, edição n. 292, p. 08, de 22/04/2010. Goiânia - Goiás.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui