Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Futebol: Paixão Nacional. -- 31/01/2010 - 15:25 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FUTEBOL: PAIXÃO NACIONAL

O futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão amplamente massificado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo.
O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo. Independente das questões políticas, religiosas, econômicas ou sociais, o futebol faz parte do cotidiano de todas as sociedades atuais.
O futebol é um esporte coletivo, multidisciplinar, socializante e agonístico por excelência, e serve para o desenvolvimento do caráter e da personalidade das pessoas que praticam essa arte.
No Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no Estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que ao retornar da Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol ocorreu de forma ampla.
Inicialmente, esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.
Hoje em qualquer cidade ou povoado é possível encontrar crianças, jovens e adultos praticando esse esporte por meio das “peladas”, que ocorrem geralmente em campos improvisados. Desde cedo, as crianças brasileiras iniciam o contato com a cultura das brincadeiras de bola com os pés por meio das “rebatidas”, “controles” e “bobinhos”, que são praticados nos quintais, nos parques, nas praças e até mesmo nas ruas e vielas da periferia. Dessa forma, em muitos lugares as “peladas” e essas brincadeiras infantis com a bola são as únicas formas de lazer e entretenimento para milhões de crianças carentes, especialmente nas cidades interioranas e nas periferias dos grandes centros urbanos.
Diversas experiências bem sucedidas em todo país, especialmente nos trabalhos executados pelas escolinhas particulares de futebol, mostram que essa prática favorece o processo educacional não-formal que se evidencia com mais ênfase na percepção das relações sociais por parte dos seus praticantes: o respeito a normas, ao trabalho em equipe e a importância da dedicação individual, entre outros valores.
O futebol serve como um relevante estímulo à criatividade, além de despertar na criança e adolescente a valorização e respeito às diferenças individuais, construindo, com isso, a harmonia, a disciplina e a concentração em âmbito da Escola, da família e da comunidade de modo geral.
Boa parte das crianças e jovens brasileiros sonha um dia poder ser um atleta profissional de futebol. Muitos até procuram se espelhar em atletas famosos que jogaram ou estão jogando por vários clubes do Brasil e do mundo, como por exemplo, Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, entre tantos outros.
Muitos têm esse grande sonho de um dia poder jogar em um grande clube brasileiro ou mesmo do exterior. Essa ambição, em geral, está associada ao desejo de vencer as dificuldades que enfrentam na vida e, assim, buscam melhorias para sua vida e para toda família.
Por isso tudo, acredito que a prática desse esporte maravilhoso deve ser valorizada ainda mais em nosso município !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 348, p. 07, de 05/02/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui