Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->SERRA DOS PILÕES- JAGUNÇOS E TROPEIROS -- 02/09/2009 - 22:54 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cultura12/05/2009

Serra dos Pilões - Jagunços e Tropeiros, um patrimônio cultural de Goiás e Tocantins

Por: Mário Ribeiro Martins*



Em 2008, Serra dos Pilões, de Moura Lima, foi alvo de duas “Teses de Doutorado” na Universidade Federal Fluminense-RJ




Mário Martins,escritor,dicionarista,crítico literário,professor universitário

O grande Eli Brasiliense, de saudosa memória, no dia 30.12.1994, em Goiânia, escreveu o prefácio para a 1ª Edição do romance SERRA DOS PILÕES, de Moura Lima, sob o título NOS TEMPOS DOS BUNDÕES, oficialmente lançado em janeiro de 1995. Não sabia ele que o livro iria ganhar o mundo, levando consigo JAGUNÇOS E TROPEIROS, que é o seu subtítulo.



O livro completa quinze (15) anos de gloriosa existência, carregando em seus ombros muitas edições, além de dezenas de prêmios.



Um dos extraordinários méritos do livro é o de ter colocado o Estado do Tocantins no mapa da Literatura Brasileira. E de ter também contribuído para a divulgação do Jalapão, com sua riqueza exuberante ambiental, de belos cenários, cachoeiras, e a magia de seu solo areento, tão bem retratos em Serra dos Pilões, que nos leva a respirar imageticamente, num verdadeiro sertão agreste de águas cristalinas!



Portanto, outro mérito do livro é a sua MEMÓRIA HISTÓRICA que apresenta já na 2ª Edição, em suas páginas iniciais, duas fotografias preciosas.



A primeira datada de agosto de 1995, que apresenta o eterno Governador Siqueira Campos, consultando SERRA DOS PILÕES (primeiro romance do Estado), ao lado do autor Moura Lima, no Gabinete Governamental, no PALÁCIO ARAGUAIA, em Palmas, quando do lançamento , do livro.



A segunda datada de 1996, que mostra o saudoso Eli Brasiliense segurando um exemplar do SERRA DOS PILÕES, por ele prefaciado, quando do lançamento do livro na cidade de Pium, antigo Norte de Goiás, hoje Tocantins. (Eli Brasiliense, como se sabe, foi membro da Academia Goiana de Letras, autor de muitos livros, dentre outros PIUM, CHÃO VERMELHO e faleceu em Goiânia, no dia 05.12.1998, com 83 anos de idade).



Mas ao longo do tempo SERRA DOS PILÕES tornou-se muito mais enriquecido, eis que passou a contar nas edições posteriores, com nomes famosíssimos.



A terceira edição, por exemplo, trouxe nas notas de orelha, um excelente estudo de ASSIS BRASIL, sobre Moura Lima, com o título REGIONAL E ESTILO. Clóvis Moura, Professor Catedrático da Universidade de São Paulo, prefaciador da 3ª Edição, escreveu focalizando Moura Lima, com o título SERRA DOS PILÕES-UM ROMANCE DE GRANDEZA NACIONAL. Stella Leonardos, Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, também na 3ª Edição, apresenta o poema REPENSANDO SERRA DOS PILÕES e começa dizendo: - Cantai, mestre Moura Lima, como nasceu vosso livro...



Como se não bastasse, surgiu ainda no fim do livro, na 3ª Edição, o grande dicionarista Adrião Neto que destacou Moura Lima, com o título TRILOGIA TOCANTINENSE, relembrando SERRA DOS PILÕES, VEREDÃO E MUCUNÃ.



ESTUDOS ACADÊMICOS DE SERRA DOS PILÕES



E muito mais se poderia dizer das observações e estudos acadêmicos sobre SERRA DOS PILÕES, como de Moema de Castro e Silva Olival, no livro de ensaio “Moura Lima: A Voz Pontual da Alma Tocantinense”, de Josué Montello, Arnaldo Niskier (ambos da Academia Brasileira de Letras) e mais ainda Antonio Amaury Corrêa (Roteirista de Filme), Francisco de Britto,Fausto Valle, Liberato Povoa (Desembargador) e Francisco Miguel de Moura (da Academia Piauiense de Letras), no livro de ensaio “Moura Lima – Travessia Fecunda pelos Sertões de Goiás e Tocantins”.



TESE DE DOUTORADO



Em 2008, Serra dos Pilões, foi alvo de duas “Teses de Doutorado” na Universidade Federal Fluminense-RJ. Sendo a primeira, de doutorado em Estudos de Literatura, da professora Mirian A. Deboni, que contou com a orientação da Profa. Dra.Celia Pedrosa (UFF), e a segunda - Doutorado em Literatura Comparada-, do professor José Manoel Sanches da Cruz, que teve como orientador, o Prof.Dr.Paulo Bezerra, catedrático da UFF-RJ.



O Juiz de Direito Piauiense, William Palha Dias fechou a última capa da 3ª Edição, exclamando: Belíssimo SERRA DOS PILÕES! Li-o de uma lapinguachada só. E isso nos leva a afirmar- Desde o surgimento do monumental romance, Moura Lima se tornou vanguardeiro de um novo estandarte da ficção brasileira- a do regionalismo tocantinense, no coração do vale Araguaia/Tocantins!



Nos seus quinze ANOS de existência, SERRA DOS PILÕES é assim: Livro que corre o mundo, visto que, além de ter ido para o Japão, foi também para a Biblioteca Central da CONNECTICUT STATE UNIVERSITY, nos Estados Unidos.



Um livro monumental que carrega consigo dezenas de honrarias, entre as quais, Prêmio MALBA TAHAN de Literatura, do Concurso Nacional dos 500 Anos, concedido pela Academia Carioca de Letras e União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.



* MárioRibeiro Martins é escritor, professor universitário, Procurador de Justiça.,dicionarista brasileiro, membro da Academia Goiana de Letras e Tocantinense.

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page:www.genetic.com.br/~mario.

Fones: (063)2154496

Celular: (063) 99779311.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui