Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Uma Questão de Sustentabilidade. -- 27/08/2009 - 18:11 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade pode ser definida como um sistema que relacione componentes econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
A Sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Desenvolvimento Sustentável é um termo adotado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas, que define em poucas palavras como “um conjunto de processos e atitudes que atende às necessidades presentes gerações sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades”.
Assim, considerando a Agenda 21, para ser sustentável, uma cidade ou atividade humana necessita atender quatro princípios básicos, o que implica ser: (1) ecologicamente correto, (2) economicamente viável, (3) socialmente justo, e (4) culturalmente aceito.
O conceito de Sustentabilidade abrange dois aspectos fundamentais. O primeiro deles trata-se do caráter sistêmico que engloba a necessidade de encarar a sustentabilidade vendo as suas diferentes partes como interligadas ; e o segundo aspecto se refere à interdisciplinaridade que busca integrar diferentes fatores econômicos, sociais e culturais, entre outros.
O nosso atual modelo de desenvolvimento gera e estimula um processo de crescimento baseado no consumo ilimitado de recursos e na destruição paulatina das condições ecológicas de sobrevivência do planeta, o que certamente não é adequado.
Para termos um futuro sustentável precisamos desconstruir o caminho corrente de consumismo e construirmos uma nova realidade baseada na diversidade cultural e na democracia participativa.


Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 347, p. 07, de 29/01/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui