Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Educação à Distância X Educação Presencial. -- 27/08/2009 - 16:28 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA X EDUCAÇÃO PRESENCIAL

Existem inúmeras diferenças entre a “Educação à Distância” e a “Educação Presencial”. Em primeiro plano destaco alguns aspectos teóricos e conceituais acerca da aprendizagem e dos seus agentes envolvidos (mestres e alunos), e em seguida apresento algumas considerações de cunho pessoal que pude vivenciar por meio da experiência prática como aluno à distância.
Para o aluno que não tem completa consciência da importância de sua maior autonomia no “Ensino à Distância”, podem existir algumas formulações equivocadas, como por exemplo a idéia de que sem a presença de um professor “cobrando” ou de colegas “empurrando” o aprendizado não irá adiante.
No “Ensino Presencial” há uma maior comodidade do aluno, pois este sabe trilhar facilmente esse “velho caminho”. Todos nós fomos condicionados à dependência do professor no processo ensino-aprendizagem.
Trilhar um curso à distância exige um grande senso de responsabilidade, uma maior autonomia, uma grande motivação pessoal e uma disposição para enfrentar preconceitos.
Estudar à Distância possibilita uma maior flexibilidade nos horários e calendários do aluno, pois ele irá adequar suas tarefas e atividades ao seu tempo disponível.
Além disso, acredito também que há uma maior economia para o aluno que faz um curso à distância. Basta imaginar que ele não precisará se deslocar de carro ou de transporte coletivo com tanta frequência para o campus universitário. Isso pode parecer algo de pouco valor para moradores de pequenas cidades, mas para alunos de grandes metrópoles e para aqueles que moram em cidades distantes ao campus universitário faz um enorme diferença.
Devo considerar ainda que para muitas pessoas a falta de convívio com outros alunos na forma presencial é considerada uma desvantagem.
É certo que o aluno, por ser o principal agente no processo ensino-aprendizagem à distância, deve aprimorar uma série de características, que sem as quais terá seu desempenho realmente comprometido. Na Educação à Distância, o aluno precisa ser disciplinado e organizado; precisa estar disposto a crescer pessoal e profissionalmente e, além disso tudo, necessita dominar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC`s).


Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 346, p. 16, de 22/01/2010. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui