Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Educação à Distância. -- 27/08/2009 - 15:24 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

No Brasil, a Educação à Distância sempre foi vista como um ensino de “segunda categoria”. Em nosso país, o surgimento dessa modalidade de ensino se deu na primeira metade do século XX por meio do rádio, que era considerado “a escola dos que não tinham escola”.
Naquela época, num diferente contexto histórico do que vivenciamos hoje, essa visão depreciativa acerca da Educação à Distância não permitiu o seu reconhecimento.
Apesar do preconceito ainda existente, felizmente observa-se uma forte expansão dessa categoria de ensino, especialmente nos cursos de graduação e pós-graduação.
A abertura para a modalidade à distância foi dada quando o processo ensino-aprendizagem passou a ser melhor compreendido com os questionamentos do modelo tradicional de Escola. Assim, nas últimas décadas formulou-se uma nova concepção do papel do aluno-professor, segundo princípios bastante inovadores.
Estudar à Distância implica, entre outras coisas, na mudança de concepção predominante que diz que o professor é o detentor do saber e que o aluno é um “agente passivo” no processo de ensino-aprendizagem.
No Ensino à Distância o aluno deve ter plena consciência de que nessa modalidade o fluxo das informações não é mais unidirecional (do professor para o aluno), mas bem pelo contrário, pois estuando à distância existem inúmeras trilhas que podem ser percorridas de diferentes maneiras, de acordo com o “modo de vida” de cada aluno.
Hoje, em um grande número de Instituições de Ensino Superior (IES) expalhadas por todo país percebe-se que há uma crescente oferta de cursos de Educação à Distância. Essa expansão é fruto de inúmeras mudanças ocorridas nas sociedades urbanas, especialmente por causa da informatização e do surgimento do ciberespaço.
A internet mudou o modo de vida contemporâneo, agilizando processos, possibilitando a conexão de pessoas e empresas, aumentando o fluxo de conhecimento e recursos financeiros entre locais distantes, e muitas outras possibilidades. Seria exaustivo enumerar todas as mudanças e transformações advindas e influenciadas pela internet. É certo qeu foi graças à rede internacional de computadores – internet - um novo mundo surgiu, e com ele nasceu o ambiente adequado que permite a milhares de pessoas ingressarem em cursos de Educação à Distância.


Gurupi – TO, Dezembro de 2006.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui