Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Bibliografia João Ferreira - Guiné-Bissau -- 26/08/2009 - 11:38 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GUINÉ BISSAU
João Ferreira

1979 - Faz conferência intitulada 'Expressões contemporâneas da Literatura da Guiné-Bissau”, no dia 2O de setembro de 1979, no Auditório suspenso da Reitoria da Universidade de Brasília, no âmbito do Ciclo de Conferências “Literatura Africana de Língua Portuguesa” promovido pelo Departamento de Letras e Linguística, com apoio do Decanato de Extensão da mesma Universidade.
1979 - Participou como expositor e debatedor da Mesa-Redonda “Os grandes temas das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa” durante o Seminário de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa promovido pelo Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 6 a 10 de agosto de 1979, em Belo Horizonte.
1979 - Participou como conferencista do “Seminário de Literatura Africana de Língua Portuguesa” realizado na Faculdade de Letras da UFMG, em Belo Horizonte, no período de 6 a 1O de agosto de 1979, apresentando a comunicação: 'A Literatura Popular da Guiné-Bissau'.
1979 - Publicou “Dois capítulos do romance inédito 'Uaná'. In: África, Literatura, Arte e Cultura. Lisboa. Vol. I, n. 3, Ano I. (janeiro-março 1979), pp. 28O-288.
198O - Ministrou um Curso de Literatura Africana de Língua Portuguesa, a nível de Pós-Graduação, no Curso de Mestrado em Literatura da Universidade de Brasília, no segundo semestre de 198O.
1980 - Saiu publicada a comunicação apresentada ao VI Encontro Nacional de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa (Assis, 16-19 de agosto de 1978) intitulada “As primícias de uma Literatura Jovem. A nova poesia da Guiné-Bissau”. In: Atas do VI Encontro Nacional de Professores Universitários[...]. UNESP: São Paulo, 1980, pp. 307-312.
1981 - Participou do VIII Encontro Nacional de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, com apresentação da comunicação'A armadura poética da contestação na moderna literatura da Guiné-Bissau'. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1981
1981 - Profere a conferência A Literatura Popular da Guiné-Bissau, no Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília, em 27 de outubro de 1981, integrada no curso “Introdução às Literaturas africanas de Língua Portuguesa”, organizado pelo Departamento de Letras e Linguística da UnB.
1982 - Participou, em Belo Horizonte, a convite da Fundação Cultural de Belo Horizonte, no período de 6 a 11 de dezembro de 1982, da I Semana afro-brasileira de Minas Gerais, apresentando a comunicação 'A Política no sub-texto da Literatura africana de Língua Portuguesa'.
1982 - Professor credenciado pelo Conselho Federal de Educação para lecionar no Curso de Mestrado em Literatura da Universidade de Brasília (Proc. 54O, 856 e 857/81) a matéria Literatura Africana de Língua Portuguesa.
1984 - Participou , em Lisboa, no período de 2O a 26 de fevereiro de 1984, do I Colóquio Luso-Brasileiro de Professores Universitários de Literatura de Expressão Portuguesa, por ocasião do X Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, apresentando a Comunicação 'Valores africanos da poesia contemporânea da Guiné-Bissau'.
1984 - Participou, em S.Paulo, na USP, convidado pela Organização da Associação Latino-americana de Estudos Afro-Asiáticos do Brasil (ALADAAB), no período de 7 a 9 de novembro de 1984, do I Congresso Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos, apresentando a Comunicação: 'Poder político e poder literário na atual literatura africana de Língua Portuguesa'.
1984 – É publicado o texto “Valores africanos na poesia contemporânea da Guiné-Bissau”. In: Atas do X Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa e I Colóquio luso-brasileiro de Professores Universitários de Literaturas de Expressão Portuguesa. Lisboa/Coimbra/Porto, 1984, pp. 475-479.
1986 - Publicou Uaná. Narrativa Africana. Instituto Nacional do Livro/ Global Editora. São Paulo, 1986.
1995 - Publicou A Literatura Popular da Guiné-Bissau. In: África. Revista do Centro de Estudos Africanos, USP, São Paulo, nn. 16-17(1), 1993-1994, pp. 211-218.
2009 – Está no prelo, mercê do patrocínio do FAC da Secretaria de Cultura do GDF, de Brasília, e pronta para ser editada pela editora Cultur, com capa e diagramação de Daniel Fernandino Ferreira, a segunda edição da narrativa africana “Uaná.
OBSERVAÇÕES

1.O Ministério da Educação Nacional Francês, através da Academia de Rouen, e graças aos cuidados da Inspetora geral Solange Parvaux, publicou em 1984 'Mundos', Antologia de textos em Língua Portuguesa, coletados de autores dos diversos países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guinpe, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe) destinada aos alunos franceses do segundo ciclo e aos estudantes não debutantes com bom conhecimento da líongua. Nessa coletânea foi incluído o texto de João Ferreira 'Minino di vaca', extraído do borrão da narrativa 'Uaná', referente à Guiné-Bissau.
2. A República da Guiné Bissau preparou e adotou como livro oficial da oitava classe o 'Manual de Língua Portuguesa' intitulado 'Há mais mundo', elaborado pela parceria República da Guiné-Bissau e Fundação Calouste Gulbenkian. O livro tem doze capítulos e todos eles são abertos por um texto extraído do livro 'Uaná' de João Ferreira.
3. O Dicionário brasileiro Aurélio Século XXI, cita na bibliografia final a narrativa 'Uaná' de João Ferreira. O autor do dicionário, ainda em vida, encarregou o pesquisador francês Michel Laban de fazer uma pesquisa lexicográfica no livro 'Uaná'. Dessa pesquisa resultou a inclusão de alguns vocábulos guineenses no Dicionário Aurélio, com a citação explícita da fonte do 'Uaná' de João Ferreira. Entre esses vocábulos, podem citar-se: mampataz, bajuda e outros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 3178 vezesFale com o autor