Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->De Floria para Aurelio -- 05/11/2002 - 23:08 (Darlana Ribeiro Godoi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
De Flória para Aurélio

Abaixo, um trecho do livro Vita Brevis — A carta de Flória Emília para Aurélio Agostinho, de Jostein Gaarder.


Então tiveste febre, mas cuidei de ti e rezei por ti. Lembro como tinhas medo de morrer. Perguntavas repetidas vezes: "Está tudo acabado para mim? Estou perdido". Pois ainda não tinhas encontrado nenhuma salvação para tua alma. Escreves: "Entretanto, a febre aumentava e eu ia morrer em perdição. De fato, morrendo então, para onde iria eu, senão para o fogo e para as penas estabelecidas por tua lei para um comportamento semelhante ao meu?".

Mas pelos infernos, Aurel! Que é isso se não mitologia deformada? Tu, que ridicularizaste tão ferozmente as histórias dos deuses antigos, continuas acreditando em um Deus da Ira que irá punir e atormentar as pessoas por seus feitos por toda a eternidade? Sorte tua que não acreditavas nele quando jazias doente num pequeno quarto em Roma. Estavas apenas terrivelmente temeroso da perdição de tua alma. Fui eu que tentei acalmar teu medo com algumas palavras de conforto da filosofia dos estóicos. Falamos também do Nazareno e da esperança cristã. Mas nenhum de nós chegou perto de acreditar nesse ensinamento sobre o fogo e o tormento eterno. Éramos sofisticados demais para isso. Mas é isso que um estimado professor imperial faz hoje? Ele pensa que em poucos anos o bispo de Hipona Régia estará são e salvo no paraíso ditoso de Deus, enquanto Flória Emília será banida para o fogo e o tormento eternos porque não consentiu ainda em ser batizada. Não, Excelência Reverendíssima, terás de justificar aquele ensinamento muito rapidamente; se não o fizeres, não me preocupa nem um pouco em que ainda mais gente seja batizada e que a Igreja universal cresça. Estamos ambos conscientes da decadência política que nossa comunidade sofreu recentemente. Então, não surpreenderá que os costumes e as crenças sofram uma decadência semelhante!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui