Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador. -- 11/05/2009 - 18:03 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CAMPEONATO DE PESCA ESPORTIVA DO BECO DO PESCADOR

A prática da pesca acompanha a história da humanidade desde os primórdios. Hoje, a pesca por meio de suas diversas modalidades faz parte da vida de milhões de brasileiros.
Uma das modalidades mais populares de pesca trata-se da “pesca esportiva”, também conhecida como “pesca de lazer” ou “pesca desportiva”.
A “pesca esportiva” é praticada no mar, em rios, lagos ou criatórios comerciais, utilizando-se apenas vara de pesca, molinetes ou carretilhas, linha de pesca, anzol e iscas naturais ou artificiais.
A “pesca esportiva” está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática promotora da união familiar ou de grupos de amigos.
Desde a criação do Estado do Tocantins já surgiram vários eventos voltados para prática da “pesca esportiva”. E, um dos eventos mais populares em todo Estado ocorre em Gurupi com a participação de dezenas de apaixonados por essa modalidade esportiva.
Assim, esse trabalho se propôe a apresentar um conjunto de informações sobre o “Campeonato de Pesca Esportiva” que é realizado na “Capital da Amizade” sob organização da Loja “Beco do Pescador”.
O “Beco do Pescador” é um estabelecimento que comercializa material esportivo, de caça e pesca, náutica e camping, e desde 2004 realiza esse “Campeonato de Pesca” que hoje é referência em todo Estado do Tocantins.
Atualmente, a Loja “Beco do Pescador” situa-se na Avenida Goiás, nº 2483, entre as Ruas 09 e 10, Centro, CEP 77410-010, Gurupi. Ela está sob administração dos empresários Adilson Batista Fonseca e, sua esposa, Silvane Oliveira Cardoso Fonseca.

Logo a seguir apresento informações de cada uma das 06 (seis) edições do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador”.


1ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE PESCA – Ano 2004

A 1ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador“ ocorreu no ano de 2004, no Pesque & Paque Tambaqui, conhecido como “Pesque & Pague do Anísio, localizado na Rodovia TO 374, quilômetro 03, na saída de Dueré. Relembramos que essa Rodovia Estadual foi inaugurada em 14 de novembro de 1999 pelo então governador José Wilson Siqueira Campos que a nomeou de Juarez Moreira, em homenagem ao conhecido líder político do sul do Tocantins e pai do Deputado Federal Laurez Moreira.
Nessa 1ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” o vencedor foi Trajano Rodrigues da “Chevrofiat” de Gurupi.


2ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE PESCA – Ano de 2005

Na 2ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” houve uma mudança de local, pois nessa edição a disputa ocorreu no Pesque & Pague Saracura, localizado na Rodovia BR 242, que liga Gurupi a Peixe.
Na 2ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” o vencedor foi Juvenal Roveroni da “Clínica Veterinária Arca de Noé” de Gurupi.


3ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE PESCA – Ano de 2006

A 3ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” aconteceu nos dias 25 e 26 março de 2006, no Pesque & Pague Saracura, localizado na Rodovia BR 242, que liga Gurupi a Peixe.
Os seis melhores colocados na competição receberam uma comenda alusiva ao evento, além de premiações variadas com produtos de pesca esportiva e outros brindes. Além disso, foi realizado uma “Oficina de Pesca Esportiva”, com o guia de pesca de Formoso de Araguaia.
As edições do “Campeonato de Pesca” são abertas a todas as pessoas, independente de idade. No caso dos competidores menores de idade, estes necessitam apresentar autorização dos pais ou estarem acompanhados por um adulto.
Uma boa novidade dessa edição foi a realização da “Campanha de arrecadação de alimentos”, pois foi cobrada uma importância em dinheiro para a inscrição do pescador e mais 2 (dois) quilos de alimentos não perecíveis, que posteriormente ao evento foram doados ao “Abrigo dos Idosos” de Gurupi.
Nessa 3ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” o vencedor foi Francisco Tuffy do “Centro Universitário UNIRG” de Gurupi.


4ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE PESCA – Ano de 2007

A 4ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” ocorreu em abril de 2007, e contou com a participação de 62 pescadores. Nesse ano, o Campeonato de pesca voltou a ser realizado no Pesque & Paque Tambaqui, conhecido como “Pesque & Pague do Anísio, localizado na Rodovia TO 374, quilômetro 03, na saída de Dueré.
Nessa edição o pescador Alaor Paiva Júnior pescou o maior peixe, um surubim de 75 (setenta e cinco) centímetros. Já o pescador mais novo foi o jovem Maikon Magrini, de 12 anos. Os 6 (seis) primeiros colocados receberam prêmios, além de medalhas e troféus.
O resultado final da 4ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” foi: (1º Lugar) Marcelo Barberato; (2º Lugar) Tony Magrini; (3º Lugar) José Edivaldo; (4º Lugar) Rodrigo Bianchi; (5º Lugar) Wellison Alves; e (6º Lugar) Wilton Batista.


5ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE PESCA – Ano de 2008

A 5ª edição do “Campeonato de Pesca do Beco do Pescador“ ocorreu no ano de 2008, no Pesque & Paque Tambaqui, conhecido como “Pesque & Pague do Anísio, localizado na Rodovia TO 374, quilômetro 03, na saída de Dueré.
Na 5ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” o vencedor foi Francisco das Chagas da “Relojoaria do Chiquinho” de Gurupi.


6ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE PESCA – Ano de 2009

A 6ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” ocorreu em 25 e 26 de abril de 2009, no Pesque & Paque Tambaqui, conhecido como “Pesque & Pague do Anísio, localizado na Rodovia TO 374, quilômetro 03, na saída de Dueré.
Essa edição reuniu 112 (cento e doze) competidores, entre homens e mulheres com idade acima de 12 (doze) anos, que estavam representando Gurupi e cidades vizinhas.
Durante os dois dias de competição foram pescados 411 (quatrocentos e onze) peixes entre as espécies Tambaqui, Tambacú, Caranha, Tucunaré, Surubim e Piabanha.
Os participantes puderam usar carretilhas, molinetes, varas simples ou até mesmo linhada de mão, além de escolher a isca de preferência, mas cada pescador só poderia usar um equipamento por vez e não foi permitido ajuda a nenhum competidor para tirar o peixe da água ou retirar o anzol da boca do peixe.
O evento foi dividido em 2 (duas) etapas, que foram: (1) classificatória e (2) final. A pontuação foi feita de acordo com o tamanho dos peixes, que foram medidos pelos fiscais da competição.
Na primeira fase cada competidor podia marcar 15 (quinze) peixes, sendo que cada centímetro de peixe valia o correspondente a 1 (um) ponto. Destaca-se que só valeram os peixes que possuíam mais de 35 (trinta e cinco) centímetros de comprimento da cauda a cabeça.
Na fase final só foram computados 10 (dez) peixes para cada competidor, obedecendo as mesmas medidas da fase anterior. A fase final contou somente com 50 pescadores, que foram classificados na primeira fase, nos três grupos (A, B e C) e começaram com pontuação zerada.
O resultado da 6ª edição do “Campeonato de Pesca Esportiva do Beco do Pescador” foi: (1º lugar) Cristopher Lacerda, com 413 pontos, levou como prêmio um troféu e motor elétrico com sacola para transporte; (2º Lugar) Peterson Sena, com 354 pontos, ganhou um troféu e uma caixa de pesca e uma cadeira náutica; (3º Lugar) Pablo Scayburg, com 348 pontos, faturou como prêmio um troféu e uma barraca e um colchão inflável; (4º Lugar) Elton Rego Silva, com 327 pontos, levou uma medalha e um molinete e um garrafão térmico como premiação; e (5º Lugar) Paulo Rattes, com 326 pontos, ganhou uma medalha e um lampião da Náutica.
Entre todos os peixes fisgados durante os dois dias de competição o maior exemplar foi um surubim com 94 (noventa e quatro) centímetros de comprimento, que foi pescado pela bela jovem Nathalya Kesley Perine.
Durante a entrega das premiações os organizadores do evento fizeram uma bela homenagem póstuma ao jovem Marcelo Barberatto que foi o campeão da 4ª edição em 2007, e veio a falecer um tempo depois. Os amigos de Marcelo Barberatto lembraram saudosos, pois ele sempre se fez presente nos Campeonatos anteriores.

Vale lembrar que além de organizar esse “Campeonato de Pesca” em Gurupi, a equipe do “Beco do Pescador” também já atuou na organização do “Campeonato de Pesca Esportiva de Formoso do Araguaia”, realizado no Lago Taboca, em Formoso do Araguaia.

Certamente que a comunidade gurupiense se sente orgulhosa de contar com um evento como esse. Todos nós, amantes da pescaria, nos alegramos pelo empenho e empreendedorismo da equipe do “Beco do Pescador”, por terem acreditado nessa iniciativa que hoje é reconhecida como um grande sucesso.
Desejamos que mais pessoas se espelhem nesse exemplo e apóiem esse trabalho !!!


Gurupi – TO, Abril de 2009.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui