Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->INJUSTIÇAS COMETIDAS E CORRIGIDAS-Mario Ribeiro Martins -- 01/05/2009 - 18:16 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INJUSTIÇAS COMETIDAS E CORRIGIDAS.

Mário Ribeiro Martins*






Quando publiquei o meu livro MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO(Goiânia, Kelps, 2008), cometi algumas injustiças, com pessoas, e pretendo neste novo livro, corrigi-las, embora um pouco tardiamente. Quando estudante em Xique-Xique e depois em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, convivi com pastores ilustres, tendo, inclusive, morado nas residências de alguns deles.
A pressa em escrever e publicar MISSIONÁRIOS AMERICANOS me fez esquecer alguns deles. Em Xique-Xique, na Bahia, morei com o Pastor Jonas Borges da Luz. Em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, residi com o Pastor Pedro Pereira do Nascimento, com Eliel Barreto e finalmente com Bevenuto Ribeiro.
Mas, onde encontrar hoje informações biográficas consistentes sobre eles? São vários os caminhos que pretendo percorrer para obter tais informações.
Pesquisei o livro 100 ANOS DA JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA, de Zaqueu Moreira de Oliveira(Rio de Janeiro, 2007), mas nada encontrei, especialmente sobre o Pastor Jonas Borges da Luz, que foi missionário da Junta de Missões durante muito tempo e sobre o qual é dito que ele foi aluno do Instituto Batista de Carolina.
Sobre o Pastor Pedro Pereira do Nascimento que também foi missionário da Junta de Missões Nacionais, nada encontrei. As meras referencias a nomes não resolvem o meu problema que exige dados biográficos. Pesquisei a HISTORIA DOS BATISTAS NO BRASIL(Rio de Janeiro, JUERP, 2001), do saudoso José dos Reis Pereira e nada encontrei.
Para quem apelar? Sobre o Pastor Jonas Borges da Luz telefonei para a Missionária Margarida Lemes Gonçalves que foi professora dele no Instituto Batista de Carolina, Maranhão. Mas, ela com os seus 82 anos, dificilmente vai me dizer onde ele nasceu e quando. Sobre o Pastor Jonas Borges da Luz, encontrei algumas informações. Em 01.03.1959, em Xique-Xique, Bahia, foi inaugurada a Escola Batista, na Rua Virgilio Bessa, oferecendo curso Primário e Admissão, sob a direção do Pastor Jonas e de sua esposa Eth Borges da Luz.
Era mantida pela Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira, com sede no Rio de Janeiro.(Pois bem, foi nesta Escola que eu e o Fabio, meu primo, estudamos, entre Julho e Novembro de 1959. Mas, não passamos no exame de admissão. Fabio desistiu e eu fui passar no exame de admissão no Ginásio Bom Jesus, em janeiro de 1960, em Bom Jesus da Lapa, Bahia).
Em 18.05.1959, o Pastor Jonas Borges da Luz conseguiu autorização da Prefeitura Municipal de Xique-Xique para instalar o Serviço de Alto-Falante A VOZ BATISTA.
Outra informação que consegui do Pastor Jonas, já na internet, recentemente, diz: “O pastor Jonas Borges da Luz, missionário da ibja(Igreja Batista Jardim Atlântico) de Rondonopolis, Mato Grosso, assiste a Congregação Bakairi, realiza estudos, batismos e celebra a Ceia do Senhor... sempre acompanhado por uma equipe de irmãos voluntários que abnegados dedicam dias, talentos e bens neste serviço real”.
Neste mesmo site, informa que a Caixa Postal 11, é a do Pastor Jonas Borges da Luz, em Paranatinga, Mato Grosso, 78.870-000.
Outra informação que tenho do Pastor Jonas Borges da Luz é que, em 1969, ele se formou em Musica Sacra, pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, na turma de Helena de Moraes Teixeira, Ingrida Weiss, Ivanir Pereira da Silva, Simei de Barros Monteiro, Talita Rodrigues da França. Conforme informa o Dr. Zaqueu Moreira de Oliveira, via e-mail, JONAS BORGES DA LUZ, nasceu em Babaçulandia, norte de Goiás, hoje Tocantins. Filho de Francelina Borges da Luz(Dona França). Seus irmãos: Raimundo(Mundico), Areolina, Delzuite, Berenice, Raimunda(Doquinha) e Lélia. Lélia foi batizada juntamente com Zaqueu e outros, no Rio Tocantins, em Babaçulandia, pelo Pastor J. J. de Oliveira Filho, pai do Zaqueu. Lélia, irmã de Jonas Borges da Luz, estudou no SEC(Seminário de Educadoras Cristãs) e se casou com João Luís de Sousa, que é pastor na Bahia e os dois são pais do Ágabo Borges de Sousa, que fez o doutorado na Alemanha e é o diretor geral do Seminário Teológico Batista do Nordeste, em Feira de Santana. Eu, Mario Martins, quando seminarista do Seminário do Norte, no Recife, residi varias vezes na casa do Pastor João Luis de Souza que, inclusive, participou do meu Concilio Examinatório, em 1968, quando fui consagrado para a Igreja Batista de Tegipió.
Continuarei pesquisando.
Eliel Barreto e Bevenuto Ribeiro, com os quais residi, tenho poucas informações. Ambos se tornaram com o passar do tempo Pastores Batistas. Eliel era coletor em Bom Jesus da Lapa, membro da Igreja Batista e pai de Elielzinho, Eliude e Eliane. Foi quem me ensinou a dirigir num Jeep antigo. Muito posteriormente se tornou Pastor lá no sul da Bahia. Família maravilhosa com quem residi. Não tive mais noticias. Mas continuarei pesquisando. Espero que alguém me ajude.
Bevenuto Ribeiro dos Santos nasceu na Mata do Evaristo(perto de Ipupiara, Bahia), por volta de 1917. Filho de Marcolino Ribeiro dos Santos e Arcanja Ribeiro dos Santos. Bevenuto casou-se com Lindaura Ribeiro(Mata, 1919), com quem teve os filhos Jair Ribeiro dos Santos e Filemon Ribeiro dos Santos. Jair casou-se com Eurídice Ribeiro e foi Vereador e Vice-Prefeito de Bom Jesus da Lapa, por volta de 1978. Sobre Filemon ainda não achei informações consistentes. Espero ajuda.
Voltando a Bevenuto, era funcionário do antigo DNOCS(Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), em Bom Jesus da Lapa, Diacono da Igreja Batista. A ele devo a minha iniciação como Pregador e Discurseiro, eis que me levava para fazer “pregações” e também para discursar em “comícios políticos”. Alem de mim, com ele vivia também Floriza Ribeiro, que se casou com Policarpo e era irmã da Dona Lindaura. Depois da minha saída de Bom Jesus da Lapa para estudar no Recife, em 1963, Bevenuto Ribeiro foi consagrado Pastor da Igreja Batista. Não mais tive noticias.
E sobre o Pastor Pedro Pereira do Nascimento? Apelei para a sua filha Jeruza Jovina Martins Borges, via e-mail. Foi uma maravilha. Mandou-me tudo que precisava. Eis aqui:
PEDRO PEREIRA DO NASCIMENTO, de Pau Ferro, Cabrobó, Pernambuco, 18.09.1922, mas registrado em Triunfo(PE). Filho de José João do Nascimento e Maria Pereira do Nascimento. Irmão de Maclina, Adelina, Angelina, Evangelina, Virgilina, Adelite, Adelicia, João, Andrelino e Antonio.
Começou o primário na Escola da Fazenda Carreiro de Pedras, com a professora Osmira. Convertido com 13 anos, passou a ler uma Cartilha, depois a Bíblia e finalmente o Cantor Cristão.
Em 1944, quando tinha 22 anos de idade, seu pai faleceu. Nesta época, conheceu o Pastor Zacarias Campelo que tinha se aposentado da Junta de Missões Nacionais e era professor do Instituto Bíblico Serra Verde, em Triunfo, Pernambuco.
Tornou-se aluno do Instituto na época do Diretor Dr. A. E. Hayes(Arnoldo Edmond Hayes). Terminou o curso primário na Escola Batista da Missão com a professora Edite e fazia o curso Teológico à noite. Nos fins de semana fazia pregações nas cidades de Flores, Serra Talhada, Tupanaci e outras.
Em 1949, com 27 anos, já tinha terminado o curso teológico, de 4 anos, em Triunfo. Foi seminarista em Exu, Bodocó(PE). Foi para o Recife e matriculou-se no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, onde fez a Graduação em Teologia por 3 anos. Trabalhou na Igreja Batista do Arruda. Estudou também no Colégio Americano Batista.
A convite do Dr. Silas Falcão, diretor do Colégio Batista de Maceió(Alagoas) e Pastor da Igreja Batista do Farol, foi para Maceió ajudar na disciplina do Colégio, trabalhar com a Congregação do Bairro do Pinheiro, que hoje é uma grande Igreja, e também estudar no Colégio Batista. Trabalhou ainda com as Igrejas do Poço e Passo do Camaragibe. Nesta ocasião trabalhou com o Pastor Boyd O’Neil.
Em 1955, com 33 anos de idade, apresentou-se à Junta de Missões Nacionais, quando o Pastor David Gomes foi eleito Secretário Executivo.
Em 1956, foi nomeado para trabalhar no Médio São Francisco, Bahia, da cidade de Xique-Xique a Bom Jesus da Lapa e Correntina, morando na cidade de Paratinga. Só tinha dois pastores no campo, Pr. Portilho em Barreiras e o Pr. Paulo Silas em Barra do Rio Grande.
Foi consagrado ao ministério da palavra a pedido da Igreja Batista de Bom Jesus da Lapa(BA), no dia 14 de janeiro de 1957, quando tinha 35 anos de idade, por ocasião da Assembléia da Convenção das Igrejas Batistas do Vale São Francisco, em Bom Jesus da Lapa.
O Concílio Consagratório foi composto dos pastores: Gutemberg Nery Guarabira, que foi o presidente do Concílio. O Pr. José Brito Barros, Pr. Jonas Borges da Luz, Pr. Sebastião Portilho, Pr. Davi Gomes, e os diáconos - Benvenuto Ribeiro, que serviu como secretário da ata do Concílio e Artur Ribeiro, vindo de Ipupiara.
No Rio São Francisco, que transbordava, perante uma multidão de convencionais e romeiros batizou o irmão Claudionor Cunha da Igreja Batista de Xique-Xique, que viera de avião para a Convenção e especialmente para ser batizado. Batizou também o irmão José Carneiro da Igreja Batista de Lapa.
No mês de maio de 1957 foi pela primeira vez pregar na Igreja Batista de Ipupiara, Bahia. O primeiro culto se deu no dia 28 de abril de 1957, onde conheceu sua futura esposa Ester Ribeiro Martins(tia do autor destas notas). Noivado e casamento: O pedido de casamento foi em 8 de maio de 1957, um dia de sábado, à noite. O casamento se concretizou no dia 28 de novembro de 1957. Os sogros eram: Gasparino Francisco Martins e Jovina Ribeiro Martins, de saudosa memória. Seus cunhados: Adão, Laurentina, Guiomar, Mirian e Oscarino, todos falecidos.
Os filhos são:
1)Estherzinha(Esther Pereira Martins), nascida em Bom Jesus da Lapa, Bahia, no dia 9 de fevereiro de 1959, no Hospital Carmelia Dutra, às 3h e 30 min. Casada com o Pastor Josias Fernandes de Aragão. Têm três filhos, Josias Júnior, 25 anos, Kleber, 23 anos e Kleuber(JOSYANDERSON KLEUBER PEREIRA MARTINS DE ARAGÃO(KEU), 26 anos. Ela faz o curso de Filosofia e é professora.
2)Pedro Pereira Martins do Nascimento (pra distinguir do pai, é conhecido como Pereirinha). Nascido em 01 de setembro de 1960, no Hospital São Vicente de Paula, cidade de Viradouro, São Paulo, às 4h e 15min. Sua esposa é Dejaci, têm uma filha de 9 anos chamada Sara. Está fazendo o curso de Sociologia.
3) Valdimary, nascida em 25 de março de 1964, na cidade de Carinhanha, Bahia, às 3h e 30min. Casada com Domingos Carlos Soares, Pastor. Têm três filhos, Wesley, 17 anos, Keise, 15 anos e Sara, 10 anos.
4)Jeruza Jovina nascida em 3 de outubro de 1966, às 15h e 30min, na cidade de Capela, Sergipe. Casada com Luiz Carlos Borges. Têm um filho, Paulo, 9 anos. Ela estudou na Faculdade Teológica Batista de Brasília fazendo música; trabalha na Receita Federal em Brasília, Distrito Federal. O esposo também estudou na mesma faculdade, fez filosofia, trabalha no Tribunal de Contas da União e é Pastor em Brasília.
5)Paulo Gasparino, nascido em 29 de outubro de 1968, era uma terça-feira, na cidade de Capela, Sergipe. Só durou 10 meses. Morreu de desidratação na cidade de Lagarto, Sergipe, para onde o Pastor Pedro foi transferido.
Mudou-se depois para a cidade de Xique-Xique. Devido ao problema de Renovação na igreja de Barra do Rio Grande, a Junta transferiu o Pastor Pedro para aquela Igreja em 1971, quando tinha 49 anos, onde pastoreou por três anos. Cidade bonita e é sede de Bispado. É a igreja que tem o templo mais bonito do médio São Francisco, situado na mesma praça onde fica o palácio do bispo.
De Barra, foi transferido, no ano de 1975, para a igreja de Ibotirama, que estava sem pastor. Em 1978, com 56 anos, mudou-se para a cidade de Boquira, onde trabalhou com a Congregação Batista.
Em 1979 ocorreu uma grande enchente no Rio São Francisco que invadiu a casa da Junta onde moráva em Ibotirama, Bahia, mas no final do ano, voltou pela terceira vez a morar lá.
Já estáva com uma Missão Batista começando na cidade de Seabra(BA) para onde a junta o transferiu em março de 1981, a fim de cuidar da congregação e construir o templo que já estava começado pelo evangelista Paulo Bezerra e sua esposa Mercês.
Com muitos esforços da pequena Congregação, ofertas e dízimos dos irmãos, da Junta de Missões Nacionais e também da Igreja de Ibotirama e outras pessoas, o templo foi construido. O Pastor Pedro construiu também o templo da Igreja Batista de Paratinga.
Com a organização da Primeira Igreja Batista em Seabra, no dia 02 de novembro de 1984, tendo como Concilio Organizador o secretário da Convenção Batista Baiana, Pr. Ivaldo Carneiro, Secretário, Pr. Josias Fernandes de Aragão, Orador Oficial, Pr. Alfredo Brum e entrega da Bíblia, um missionário americano – Pr. Kaydan. Empossada a nova diretoria foi eleito pastor da nova Igreja.
Depois de algum tempo, passou o pastorado para o Pastor Francisco Sobrinho. Continuou, no entanto, morando em Seabra, porque já tinha casa própria e aguardava a aposentadoria do INSS.
Continuou a trabalhar na Associação do Oeste da Bahia: abrindo uma Congregação no povoado de Salobro, onde trabalhou por dois anos. Abriu uma Congregação Batista na cidade de Gentio do Ouro, sob a direção da Primeira Igreja Batista de Ipupiara. Esta Congregação tem cerca de 40 membros e já pensa em se organizar em Igreja.
Mudou-se de Seabra para Lauro de Freitas, na Grande Salvador, em Abril de 2000, por sugestão de seu filho “Pereirinha”.
O Pastor Pedro foi Pastor das seguintes Igrejas: Igreja Batista de Paratinga, Bahia, 1956 a 1958. Igreja Batista de Correntina, Bahia, 1958. Igreja Batista de Bom Jesus da Lapa, Bahia, 1958 a 1959. Igreja Batista de Santa Maria da Vitória, Bahia, 1959. Igreja Batista de Viradouro, São Paulo, 1960 a 1961. Igreja Batista de Palmeira do Oeste, São Paulo, 1962. Igreja Batista de Januária, Minas Gerais, 1963. Igreja Batista de Avelino Lopes, Piauí, 1965 (Enquanto se organizava o Concílio para dar posse ao pastor). Igreja Batista de Carinhanha, Bahia, 1965. Igreja Batista de Ibotirama, Bahia, 1965, 1975 a 1978, 1979 a 1981(Pastoreei por três vezes). Igreja Batista de Capela, Sergipe, 1966. Igreja Batista de Lagarto, Sergipe, 1967 a 1969. Igreja Batista de Ipupiara, Bahia, 1969. Igreja Batista de Xique-Xique, Bahia, 1969 a 1971. Igreja Batista de Barra, Bahia, 1972 a 1974. Primeira Igreja Batista em Seabra, Bahia, 1981 a 1989.
Sua esposa Ester Ribeiro Martins do Nascimento faleceu em 13 de setembro de 2006, com 70 anos de idade. Era professora e poetisa.
Atualmente(2009), o Pastor Pedro está com 87 anos de idade. É missionário, Pastor aposentado, da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, com sede no Rio de Janeiro-RJ, mas recebe os seus proventos do INSS.
Este autor residiu com o casal, em Bom Jesus da Lapa, Bahia, durante algum tempo, por volta de 1959.

Sobre o assunto, colaborou Jeruza, via e-mail:

1)Estherzinha (Esther Pereira Martins de Aragão), nascida em Bom Jesus da Lapa, Bahia, no dia 9 de fevereiro de 1959, no Hospital Carmelia Dutra, às 3h e 30 min. Casada com o Pastor Josias Fernandes de Aragão. Têm três filhos, Josias Júnior, 31 anos, Kleber, 29 anos e Kleuber(JOSYANDERSON KLEUBER PEREIRA MARTINS DE ARAGÃO(KEU), 26 anos (até 24/06/2009). Ela faz o curso de Filosofia e é professora do Estado da Bahia.

2)Pedro Pereira Martins do Nascimento (pra distinguir do pai, é conhecido como Pereirinha). Nascido em 01 de setembro de 1960, no Hospital São Vicente de Paula, cidade de Viradouro, São Paulo, às 4h e 15min. Sua esposa é Dejaci Marquers Figueiredo, têm uma filha de 16 anos chamada Sara Figueiredo do Nascimento . Licenciado em Ciências Sociais e, incompleto, o Bacharelado em Ciência Política, ambos pela UFBA. Funcionário da ECT – DR BA em Salvador.

3) Valdimary Pereira do Nascimento Soares, nascida em 25 de março de 1964, na cidade de Carinhanha, Bahia, às 3h e 30min. Casada com Domingos Carlos Soares, Pastor. Têm três filhos, Wesley, 23 anos, Keise, 21 anos e Priscila, 16 anos.

4)Jeruza Jovina Martins Borges nascida em 3 de outubro de 1966, às 15h e 30min, na cidade de Capela, Sergipe. Casada com Luiz Carlos Borges. Têm um filho, Paulo, 15 anos. Ela estudou na Faculdade Teológica Batista de Brasília fazendo música; trabalha na Receita Federal em Brasília, Distrito Federal. O esposo também estudou na mesma faculdade, fez pedagogia na Universidade Católica de Brasília, cursa psicologia no IESB – Instituto de Ensino Superior de Brasília, trabalha no Tribunal de Contas da União e é Pastor em Brasília.

5)Paulo Gasparino, nascido em 29 de outubro de 1968, era uma terça-feira, na cidade de Capela, Sergipe. Só durou 10 meses. Morreu de desidratação na cidade de Lagarto, Sergipe, para onde o Pastor Pedro foi transferido.

Mudou-se o Pastor Pedro, depois, para a cidade de Xique-Xique. Devido ao problema de Renovação na igreja de Barra do Rio Grande, a Junta transferiu o Pastor Pedro para aquela Igreja em 1971, quando tinha 49 anos, onde pastoreou por três anos. Cidade bonita e é sede de Bispado. É a igreja que tem o templo batista mais bonito do médio São Francisco, situado na mesma praça onde fica o palácio do bispo.
De Barra, foi transferido, no ano de 1975, para a igreja de Ibotirama, que estava sem pastor. Em 1978, com 56 anos, mudou-se para a cidade de Boquira, onde trabalhou com a Congregação Batista.
Em 1979 ocorreu uma grande enchente no Rio São Francisco que invadiu a casa da Junta onde morava em Ibotirama, Bahia, mas no final do ano, voltou pela terceira vez a morar lá.
Já estava com uma Missão Batista começando na cidade de Seabra(BA) para onde a junta o transferiu em março de 1981, a fim de cuidar da congregação e construir o templo que já estava começado pelo evangelista Paulo Bezerra e sua esposa Mercês.
Com muitos esforços da pequena Congregação, ofertas e dízimos dos irmãos, da Junta de Missões Nacionais e também da Igreja de Ibotirama e outras pessoas, o templo foi construido. O Pastor Pedro construiu também o templo da Igreja Batista de Paratinga.
Com a organização da Primeira Igreja Batista em Seabra, no dia 02 de novembro de 1984, tendo como Concilio Organizador o secretário da Convenção Batista Baiana, Pr. Ivaldo Carneiro, Secretário, Pr. Josias Fernandes de Aragão, Orador Oficial, Pr. Alfredo Brum e entrega da Bíblia, um missionário americano – Pr. Kaydan. Empossada a nova diretoria foi eleito pastor da nova Igreja.
Depois de algum tempo, passou o pastorado para o Pastor Francisco Sobrinho. Continuou, no entanto, morando em Seabra, porque já tinha casa própria e aguardava a aposentadoria do INSS.
Continuou a trabalhar na Associação do Oeste da Bahia: abrindo uma Congregação no povoado de Salobro, onde trabalhou por dois anos. Abriu uma Congregação Batista na cidade de Gentio do Ouro, sob a direção da Primeira Igreja Batista de Ipupiara. Esta Congregação tem cerca de 40 membros e já pensa em se organizar em Igreja.
Mudou-se de Seabra para Lauro de Freitas, na Grande Salvador, em Abril de 2000, por sugestão de seu filho “Pereirinha”.
O Pastor Pedro foi Pastor das seguintes Igrejas: Igreja Batista de Paratinga, Bahia, 1956 a 1958. Igreja Batista de Correntina, Bahia, 1958. Igreja Batista de Bom Jesus da Lapa, Bahia, 1958 a 1959. Igreja Batista de Santa Maria da Vitória, Bahia, 1959. Igreja Batista de Viradouro, São Paulo, 1960 a 1961. Igreja Batista de Palmeira do Oeste, São Paulo, 1962. Igreja Batista de Januária, Minas Gerais, 1963. Igreja Batista de Avelino Lopes, Piauí, 1965 (Enquanto se organizava o Concílio para dar posse ao pastor). Igreja Batista de Carinhanha, Bahia, 1965. Igreja Batista de Ibotirama, Bahia, 1965, 1975 a 1978, 1979 a 1981(Pastoreei por três vezes). Igreja Batista de Capela, Sergipe, 1966. Igreja Batista de Lagarto, Sergipe, 1967 a 1969. Igreja Batista de Ipupiara, Bahia, 1969. Igreja Batista de Xique-Xique, Bahia, 1969 a 1971. Igreja Batista de Barra, Bahia, 1972 a 1974. Primeira Igreja Batista em Seabra, Bahia, 1981 a 1989.
Sua esposa Ester Ribeiro Martins do Nascimento faleceu em 13 de setembro de 2006, com 70 anos de idade. Era professora e poetisa.
Atualmente(2009), o Pastor Pedro está com 87 anos de idade. É missionário, Pastor aposentado, da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, com sede no Rio de Janeiro-RJ, mas recebe os seus proventos do INSS.
Este autor residiu com o casal, em Bom Jesus da Lapa, Bahia, durante algum tempo, por volta de 1959.



*MÁRIO RIBEIRO MARTINS-PROCURADOR DE JUSTIÇA E
ESCRITOR.
SITE: www.mariomartins.com.br
CAIXA POSTAL, 90, PALMAS, TOCANTINS, 77001-970.
FONES: (063) 32154496. (063) 99779311.
HOME PAGE: http://www.genetic.com.br/~mario
E-MAIL: mariormartins@hotmail.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui