Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O Exército e a verdadeira origem de Brasília -- 10/02/2009 - 23:05 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A verdadeira origem de Brasília

http://www.youtube.com/watch?v=DVWfZdLuUqk&NR=1

Alexandre Garcia nos conta que, cuidadosamente deletado da História Nacional, o MARECHAL JOSÉ PESSOA foi o verdadeiro responsável pelo planejamento da nova capital. Seu projeto formou os alicerces sobre que se fez o trabalho posterior de Lúcio Costa.

Esteve atuante no início da implementação dos planos e demitiu-se apenas quando se deu conta que instâncias oficiais liberavam campo para as negociatas que enriqueceram tantos pilantras à época.

Mais uma vez - e uma de longa lista - o mérito, a competência, a probidade usuais ao 'braço forte e mão amiga' do Exército foram cínica e descaradamente escamoteados do conhecimento público por uma das pústulas infectas da nação - esta nossa classe política.

Nada a estranhar, portanto, que o imenso e esplêndido trabalho realizado pelos governos dos militares viesse, por obra e graça da escumalha vermelha hoje imperante, e com o sorna beneplácito dos políticos, a ser apresentado como os 'tristes anos de chumbo'.

(Tivessem nossos soldados, àqueles tempos, sido menos econômicos com o chumbo e teríamos agora uma peste a menos sobre o país. )

Nem admira a desconfiança e aversão que militares votam aos políticos profissionais, que de momento estapeiam-se na pressa de se ajoelharem ao comuno-petismo.

Nenhuma esperança vem daí e tampouco daqueles `políticos em projeto` que, ver vira-latas esfomeados, rondam atualmente os quartéis farejando oportunidades.

Nada a esperar igualmente de empresários e religiosos - que salvo exceções poucas - rezam com entusiásmo boçal pela cartilha do adesismo interesseiro.

Que esperanças nos restam aos brasileiros?

Temos ainda uma - somente uma, única e última - instituição que se mantém como reserva moral da nação.

Queda e silente, aguarda apenas que nos movimentemos.

Que Deus a preserve.

M.

Obs.: M. - Marcio del Cistia



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui