Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Invasão silenciosa -- 09/03/2002 - 11:24 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A invasão silenciosa



Pior do que as investidas físicas dissimuladas sobre nossas ricas áreas (Amazonas e Centro-Oeste), sob forma de estudos da biodiversidade, caça a traficantes colombianos, aluguel de Alcântara para lançamento de foguetes, estudo da fauna, estudo da camada de ozônio e outros rótulos para colocar nas manchetes dos jornais amestrados, são os programas de contaminação de nossa cultura, que agem de forma similar aos vírus que invadem micros pelo mundo.



Estes programas dão ênfase à propaganda constante de produtos cotidianos (roupas, alimentos, artigos de higiene e similares) com nomes estrangeiros. Esta contaminação atingiu a um nível tão elevado, que a cada dia surgem novas lojas e escritórios com nomes estrangeiros. Algumas das palavras mais observadas nas razões sociais são : speed, fast, good, beautiful e best. Bestas somos nós, que nos deixamos envolver por esta onda que aniquila com a nossa frágil identidade. Nas rodas de adolescentes, os papos vazios estão repletos de tantas outras expressões de igual teor. E por que esta disseminação consegue avançar e penetrar lentamente entre nossos jovens? Porque um programa anterior já cuidou de desvalorizar nossos professores, humilhando sua dignidade com baixos salários e péssimas condições de trabalho. Eles foram levados a trocar de profissão, pedir aposentadoria precoce ou simplesmente ficar passando a matéria. Não conversam mais com seus alunos sobre o cotidiano. Já não se canta mais o Hino Nacional nas escolas (só quando há um evento de impacto na comunidade). O Hino da Independência, nem pensar! Afinal, não devem nos dar chances de descobrirmos que podemos deixar de ser mera colônia. Temos um povo mentalmente capaz para isto. Ocorre que a anestesia injetada pelos meios de comunicação é feita em altas doses, para nos hipnotizar. As novelas que quebram os valores familiares são mais longas, sob o rótulo de uma falsa defesa da liberdade de expressão.



O programa de contaminação de nossa dignidade possui diversas etapas em andamento, em evolução gradual. Os maiores exemplos de corrupção começam no legislativo e se espalham por todos os níveis administrativos. Oferecem melhores ganhos às bundas desnudas e rebolativas do que às cabeças pensantes. Estas são atraídas para laboratórios fora daqui (a Embraer está perdendo técnicos gabaritados para a Bombardier do Canadá).



Com esta estratégia de invadir nossas mentes através da propaganda subliminar, estão tentando que acreditemos que nossa dívida externa é real (se abrirem uma CPI descobrirão que estamos devendo a 5a. parte do que apregoam) e que o Amazonas já não é mais um Estado brasileiro.



Assim, o caminho para nos manter escravos por mais 500 anos está aberto. Você está contente com o futuro que reservaram para seus filhos e seus netos?





Haroldo P. Barboza – fev / 2001

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui