Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Associação Roda Viva. -- 13/10/2008 - 13:45 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ASSOCIAÇÃO RODA VIVA

A Associação Roda Viva Empreendimentos Sociais, conhecida simplesmente como Roda Viva, foi fundada em 16 de fevereiro de 2002, em Gurupi, sul do Estado do Tocantins, com a missão de atender todas as comunidades de baixa renda, proporcionando cursos e aperfeiçoamento profissional.
A Roda Viva tem o objetivo de preparar e qualificar pessoas para o mercado de trabalho, desenvolver projetos sociais, promover palestras, viabilizar a comercialização dos produtos com trabalhos realizados por seus associados, gerando assim renda aos próprios produtores e a entidade também. Além disso, a Roda Viva organiza e promove eventos esportivos, culturais e de lazer, levando dessa forma uma gama de ações aos bairros mais carentes, como por exemplo: confecção de carteira de identidade e de trabalho, cadastro de emprego, exame de prevenção de cólon de útero, teste de glicemia, entre tantos outros.
A Vereadora Neuza Helena foi a primeira presidente da Roda Viva. Naquela época, a Roda Viva ficava num prédio próximo à Delegacia da Fazenda Estadual. Os trabalhos da Roda Viva contavam quase que exclusivamente com o apoio da comunidade local e da Prefeitura Municipal.
Em abril de 2003, a Roda Vida, sob a coordenação da Vereadora Neuza Helena realizou o “Festival de Dança de Rua da Roda Viva”, que teve grande repercussão junto à comunidade gurupiense.
Hoje, a Roda Viva tem forte parceria com o Governo Estadual e sua sede ocupa um prédio amplo, chamado de Centro de Convivência, que fica na Rua 20, Setor União. A atual presidente da Roda Viva é a odontóloga Leila Bonagura, esposa do Deputado Estadual Eduardo do Dertins.
Em novembro de 2007, a Roda Viva, através do “Projeto Roda Viva no Campo”, realizou a distribuição de doses de vacinas contra a aftosa a pequenos produtores da região sul de Palmas.
Desde sua criação, a Roda Viva vêm sempre ampliando seus trabalhos e suas parcerias.
Além disso, nos últimos anos a Roda Viva também se mobiliza nas datas comemorativas do calendário anual, como por exemplo: dia das crianças, onde existe uma campanha de arrecadamento de brinquedos novos e usados a serem distribuídos às crianças carentes.
Atualmente, a Associação Roda Viva é uma das entidades beneficentes mais conhecidas em todo o Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 278, p. 10, de 19/09/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui