Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->IBAMA em Gurupi. -- 12/10/2008 - 00:04 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
IBAMA EM GURUPI

Hoje, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é muito conhecido em nossa cidade e em todo o país, mas ainda assim pouca gente, especialmente entre os mais jovens, conhece totalmente a história dessa importante instituição.
Aqui, apresentamos brevemente a história do IBAMA em nossa cidade.
O IBAMA foi criado pela Lei Federal nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989. O IBAMA foi formado pela fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).
em 1967, o IBDF chegou em Gurupi através do POCOF (Posto de Controle e Fiscalização de Atividades Locais), sob a chefia de Antônio Militão e Silva. Vale destacar que o Sr. Militão ficou trabalhando sozinho até os primeiros anos da década de 1980.
Em 1º de agosto de 1983 assumiu o segundo funcionário do IBDF, que era o “Agente de Defesa Florestal”, Celso João dos Santos.
Em 1986, o servidor João Borges dos Santos é transferido do Parque Nacional do Araguaia (Ilha do Bananal) para Gurupi, de forma que a equipe passa a ser composta por três servidores.
Um pouco depois disso, o casal de servidores, Jussara da Conceição Gomes da Silva e Getúlio Gomes da Silva, chegaram do Ministério da Agricultura para compor a equipe de Gurupi. Getúlio Gomes da Silva atuava como motorista e, sua esposa, Jussara da Conceição Gomes da Silva integrava o quadro administrativo.
No mesmo período, outra servidora, Olinda Santana de Oliveira Soares chegou à instituição vinda da Receita Federal. Ela permaneceu no IBAMA até se aposentar.
Com a aposentadoria de Antônio Militão e Silva, o servidor Celso João dos Santos assume a chefia do IBDF em Gurupi.
Depois, a servidora Jussara da Conceição Gomes da Silva assume a chefia, estando ela à frente do “Órgão Ambiental” durante o período de transição IBDF/ IBAMA.
Em 1989, com a criação do IBAMA, o servidor Manoel Pinheiro de Sousa veio da SUDEPE para integrar a equipe do IBAMA em Gurupi.
Após isso, Raimundo Nonato Silva deixa a chefia do Escritório de Araguaína para chefiar o Escritório Regional de Gurupi. Em meados da década de 1990, Raimundo Nonato Silva deixa Gurupi e retorna para Palmas. Depois de um tempo volta para Araguaína.
No final da década de 90, chegou o servidor Virgolino de Almeida Barbosa, vindo transferido da SUCAM (Superintendência de Campanha de Saúde Pública) passa a ocupar uma cadeira no recém-criado Conselho Municipal de Meio Ambiente de Gurupi (COMAMG), onde representou o “Órgão Ambiental Federal”.
Em 2000, o fiscal Ricardo de Pádua Mendonça veio de Araguaçu para Gurupi. Nesse mesmo ano ele faleceu num acidente automobilístico. O carro modelo Santana que ele estava dirigindo na BR 242 saiu da pista e caiu barranco abaixo, nas proximidades da ponte do rio Santo Antônio, na divisa dos municípios de Gurupi e Peixe.
Em 2001, com a extinção da Unidade em Araguatins, o servidor Ubaldo Carvalho dos Anjos passa a integrar a equipe de Gurupi.
Em janeiro de 2002, com a extinção da Unidade de Arraias, dois servidores foram transferidos para Gurupi, Celso Aparecido Sanches e Maria do Socorro Póvoa. Pouco tempo depois, a servidora Maria do Socorro Póvoa aposentou.
Em 2002, Evandro Carneiro passa a trabalhar no Instituto, a partir de um convênio com a Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia. Ao término do convênio, em 2004, o servidor Evandro Carneiro deixa o Instituto.
Em 2003, chegaram novos servidores a partir da convocação dos aprovados no concurso que foi realizado em 2002. Entre eles estavam: Arnaldo Ferreira da Silva (Eng. Agrônomo), Soraya Fernandes Martins (Relações Internacionais) e Cássio Alberto Santos Baptistussi (Eng. Elétrico).
Em 2004, com a extinção do Escritório de Lagoa da Confusão chegam os servidores Gesolino Vieira Xavier e Francisco Duarte Torres.
Em 2004, chega Antonio Cardoso da Silva, vindo do escritório de Araguaçu.
Em 2005, chegaram dois novos “Analistas Ambientais”: Amon Luna Matos e Lawrence Nóbrega de Oliveira.
Hoje, o quadro do IBAMA conta com 10 servidores, que são: (1) João Borges dos Santos, (2) Celso João dos Santos, (3) Celso Aparecido Sanches, (4) Ubaldo Carvalho dos Anjos, (5) Cássio Alberto Santos Baptistussi (6) Antônio Cardoso da Silva, (7) Francisco Duarte Torres, (8) Gesolino Vieira Xavier, (9) Amon Luna Matos e (10) Lawrence Nóbrega de Oliveira.
Durante todo esse tempo o IBAMA nunca teve sede própria em Gurupi, de forma que sempre esteve mudando de localização. Ao longo de todos esses anos o IBAMA está atualmente ocupando o seu 8º endereço em Gurupi.
O 1º Endereço (que naquela época era um POCOF do IBDF) estava localizado na Avenida Goiás, entre as Ruas 01 e 02, ao lado do Supermercado Peg Pag Pouco da Rua 02, Centro. O oitavo e atual endereço do IBAMA fica localizado na Avenida Piauí, esquina com a Rua 08, Centro.
O Eng. Elétrico, Cássio Alberto Santos Baptistussi, é o décimo terceiro e atual Chefe do Escritório do IBAMA em Gurupi.
Acredito que o registro dessas informações serve de incentivo ao trabalho dos profissionais que trabalham diariamente pela proteção do meio ambiente de nosso Estado, assim como serve também para disseminar informações importantes sobre a história desse órgão ambiental em nossa cidade.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 281, p. 10, de 10/10/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui