Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Dança de Rua em Gurupi. -- 10/10/2008 - 13:22 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DANÇA DE RUA EM GURUPI

As primeiras ações de Dança de Rua em Gurupi, sul do Tocantins, iniciaram em 1998 com o “Grupo de Dança de Rua A Nova Geração”, coordenado pelos adolescentes Antônio Santos Assunção, Alessandro Santos Assunção, Eberson Gomes dos Santos e Marconi Assunção, todos alunos da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras.
Em 1999, esse Grupo participou do 1º Festival SESI de Dança do Estado do Tocantins, em Palmas, que ocorreu no Centro Cultural Fernanda Montenegro. Nesse evento, além desses representantes de Gurupi estiveram presentes também diversos dançarinos de todas as partes do Estado.
Nesse mesmo ano, o “Grupo de Dança A Nova Geração” alugou uma Van para participar do 11º Festival de Dança do Triângulo Mineiro, em Uberlândia. Participar desse evento foi uma grande motivação para todos, o que fez que, ao retornarem para Gurupi, esse Grupo de Dança crescesse ainda mais.
Nos dois anos seguintes (2000 e 2001), eles retornaram novamente para Uberlândia onde participaram da 12º e 13º edições do “Festival de Dança do Triângulo Mineiro”, sendo coroados por duas vezes consecutivas com o “Prêmio Estímulo”.
No início de 2003, surgiu um novo Grupo de Dança na “Capital da amizade”, o Grupo de Dança denominado “Os Mensageiros de Rua”, liderado pelo dançarino Eberson Gomes dos Santos.
Em abril de 2003, a Associação Roda Vida, sob a coordenação da Vereadora Neuza Helena realizou o “Festival de Dança de Rua da Roda Viva”, que teve grande repercussão junto à comunidade gurupiense. Desde então, a Roda Viva só tem ampliado seus trabalhos e parcerias em ações sociais.
Em novembro de 2003, aconteceu o “1º Festival de Dança de Rua de Gurupi”, como uma ação dentro da programação da “8ª edição do Concurso Benjamin Rodrigues de Poesia Falada”. Esse evento aconteceu na Feira da Amizade, sob organizado da Fundação Cultural de Gurupi, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), da UNIRG, da Academia Gurupiense de Letras (AGL), entre outros.
Em 2004, as ações do “Grupo A Nova Geração” foram paralizadas, surgindo daí inúmeros outros Grupos de Dança de Rua.
Desde essa época, o “Grupo Mensageiros de Rua”, sob a direção de Eberson Gomes dos Santos tem dado continuidade ao legado dos pioneiros da Dança de Rua de Gurupi, especialmente daqueles primeiros dançarinos do “Grupo A Nova Geração”.
Em 2005, o “Grupo Mensageiros de Rua” participou do 1º Festival de Dança do Estado do Tocantins, em Palmas, que foi promovido pela Fundação Cultural do Estado.
Desde fevereiro de 2007, o dançarino Eberson Gomes dos Santos deixou o “Mensageiros de Rua” e iniciou através do seu novo “Grupo de Dança de Rua Mensageiros de Deus” um trabalho social com cerca de 100 crianças e adolescentes em três Setores da cidade, São José, Bela Vista e Jardim Tocantins.
Atualmente, Eberson é servidor do É pra Já de Gurupi e continua desenvolvendo esse trabalho social nas horas vagas, principalmente nos finais de semana e feriados, quando procura passar através da aulas de dança inúmeros exemplos de cidadania e valores éticos e religiosos.
Esses encontros são recheados de diversão e atividades lúdicas, onde ele repassa de forma simples e numa linguagem acessível ao jovens a importância do respeito ao próximo, o valor da família, o amor a Deus, e a necessidade dos estudos para o sucesso na vida.
É raro vermos alguém disposto a realizar um trabalho assim, de forma altruísta e com pouco apoio financeiro, o que justifica reconhecermos o valor dessa iniciativa.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 284, p. 10, de 31/10/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui