Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Projeto Quelônios do Tocantins. -- 05/10/2008 - 20:02 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO QUELÔNIOS DO TOCANTINS

O Projeto Quelônios do Tocantins foi criado em 1995 com objetivo de proteger os principais quelônios de água doce do país, que são: a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o tracajá (Podocnemis unifilis).
As atividades Projeto Quelônios do Tocantins são desenvolvidas pelos Agentes de Fiscalização, Fiscais Ambientais e técnicos do NATURATINS. Além disso, conta também com a participação de voluntários da comunidade e pescadores profissionais de aglumas Colônias de Pesca do Estado.
As ações do Projeto Quelônios do Tocantins se concentram na fiscalização e proteção das áreas de desova, manejo dos ninhos, recolhimento e soltura dos filhotes, além de contar com atividades educativas junto aos turistas e às comunidades ribeirinhas e indígenas.
Desde que o Projeto Quelônios do Tocantins foi criado ele já desenvolveu atividades em inúmeras áreas da bacia do rio Tocantins, nos municípios de Peixe e Ipueiras (rio Tocantins) e na bacia do rio Araguaia, nos municípios de Lagoa da Confusão (rio Formoso do Araguaia), Caseara, Araguacema, Pau D’arco e Araguatins (rio Araguaia).
Atualmente, as atividades do Projeto Quelônios do Tocantins são desenvolvidas no rio Araguaia em três áreas, que são: (1) praias do Parque Estadual do Cantão, município de Caseara; (2) na Ilha do Índio, entre Santa Maria das Barreiras (PA) e Araguacema (TO); e na praia do Falcão, no município de Araguatins, região do Bico-do-papagaio. Já, no rio Tocantins, esse Projeto desenvolve atividades em apenas uma localidade: Ilha da Capivara, entre os municípios de Brejinho de Nazaré e Ipueiras, na porção mais a montante do lago da UHE Lajeado.
Pouca gente sabe, mas a criação do Projeto Quelônios do Tocantins aconteceu no rio Formoso do Araguaia, município de Lagoa da Confusão, através do engajamento e apoio que o NATURATINS recebeu da família do agropecuarista Elói Amélio Bernadon.
De 1998 a 2004, a bióloga Sylvia Salla Setuball (que hoje está na Escola Técnica Federal – ETF) foi a responsável pela direção desse Projeto, que desde então está vinculado a Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC).
Nesse período, a equipe do Projeto Quelônios do Tocantins elaborou a Portaria NATURATINS nº 25, de 14 de junho de 2000, criando onze “Áreas de Proteção da Flora e Fauna, especificamente dos Quelônios e dos Recursos Pesqueiros” que estavam nos seguintes municípios: (1) Marianópolis e Caseara, (2) Lagoa da Confusão, (3) Ipueiras, (4) Brejinho de Nazaré, (5) Porto Nacional, (6) Palmas, (7) Lajeado, (8) Pau D’arco, (9) Pium, (10) Peixe, e (11) Formoso do Araguaia.
Hoje, o Projeto Quelônios do Tocantins está sob direção do Fiscal Ambiental Avolinto Neto Quarto Spegiorin que desde 2000 compõe a equipe CUC.
Nos 13 anos de existência do Projeto Quelônios do Tocantins o NATURATINS já fez a soltura de mais de 740 mil filhotes de tartarugas e tracajás, o que justifica parabenizarmos o esforço e empenho de toda sua equipe.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 280, p. 10, de 03/10/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui