Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Projeto Bombeiros Mirins. -- 03/10/2008 - 14:21 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO BOMBEIROS MIRINS

Hoje, o Projeto Bombeiros Mirins de Gurupi é uma referência de atuação social em todo o Estado do Tocantins, mas, ainda assim, apenas uma pequena parcela de nossa comunidade conhece a fundo sua história e seus objetivos.
Antes de apresentar diretamente como funciona e quais são as atividades desse Projeto considero importante falar um pouco da história do Corpo de Bombeiros.
Quando a equipe do Corpo de Bombeiros chegou em Gurupi, eles ficavam na Sede do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), e naquela época os bombeiros não tinham muitos equipamentos, nem possuíam viatura própria, de forma que atuavam pouco no salvamento e na proteção de vidas.
No dia 06 de setembro de 2002, foi feita a mudança das equipes do Corpo de Bombeiros e do 3º Pelotão Ambiental da CIPAMA, que saíram do 4º BPM para a antiga feira coberta do Setor Sol Nascente, situada à Avenida Marechal Castelo Branco, s/nº, onde passaram a funcionar ambos no mesmo prédio.
Naquele tempo, o 1º Tenente Reginaldo Leandro da Silva era o comandante do 3º Pelotão Operacional Ambiental da CIPAMA e era responsável também pela equipe do Corpo de Bombeiros. Vale lembrar que antes da separação do Corpo de Bombeiros do Comando da Polícia Militar, havia um só Comandante para a CIPAMA e Corpo de Bombeiros em Gurupi.
Como todos sabemos, nesse período diversas mudanças aconteceram e o Corpo de Bombeiros foi se estruturando em efetivo, equipamentos e veículos.
No ano de 2003, durante o processo de desmembramento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o 1º Tenente Reginaldo Leandro da Silva deixa o Comando do 3º Pelotão Operacional Ambiental da CIPAMA e se muda para Palmas. No seu lugar assume o 1º Tenente Laureno Justiniano Tebas para comandar o 3º Pelotão da CIPAMA e a equipe do Corpo de Bombeiros de Gurupi passa a ser comandada pelo 1º Tenente Wesley de Abreu Silva.
No ano de 2004, a 1ª Companhia (CIA) Independente de Bombeiros de Palmas foi transformada em 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), por meio do Decreto-Lei nº 2013, quando também foi criado o quadro específico de Bombeiros Militares, dando oportunidade aos seus componentes de concorrerem a promoções em seus respectivos quadros.
O 1º Batalhão de Bombeiros Militares foi instalado pela Emenda Constitucional nº 15, de 27 de Setembro de 2005, pelo Comandante Geral da PM-TO, juntamente com suas respectivas Companhias, sendo elas: a 1ª CIA no antigo aeroporto de Palmas; a 2ª CIA, em Taquaralto; a 3ª CIA na cidade de Araguaína (que abrange a região do Bico-do-papagaio) e a 4ª CIA, na cidade de Gurupi, região sul do Estado. Através desse desmembramento da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros alcançou uma maior autonomina em suas ações.
Foram todas essas mudanças que possibilitaram que o Corpo de Bombeiros ampliasse seu trabalho, criando e fortalecendo diversos Ações e Projetos, como por exemplo: Bombeiro Amigo do Peito, Escolinha de Futebol e Música para Alma.
Foi nesse contexto que, em 2005, surgem em Gurupi o Projeto Bombeiros Mirins e o Programa Agentes Ambientais Mirins da CIPAMA, ambos com os mesmos objetivos que é possibilitar o desenvolvimento biopsicosocial de crianças de 7 a 11 anos com dificuldade de relacionamento interpessoal e problemas escolares.
Desde sua criação, o Projeto Bombeiros Mirins atende estudantes de escolas públicas municipais que não são beneficiados por outros programas sociais. As atividades desse Projeto são desenvolvidas de acordo com o calendário letivo oficial e cada criança permanece no projeto pelo período de um ano.
O Projeto Bombeiros Mirins desenvolve atividades esportivas, culturais e educativas. Nas aulas, que ocorrem duas vezes por semana, as crianças recebem noções de primeiros-socorros, cidadania, direitos humanos, meio ambiente, entre outros. Todas as atividades visam desenvolver uma postura ética, baseada nos princípios de respeito ao próximo e ao meio em que vivem. Os Bombeiros Mirins recebem ainda aulas de reforço escolar, além de educação para o trânsito.
Desde sua implantação, o Projeto Bombeiros Mirins conta com o apoio das Secretarias Estaduais de Educação e Saúde, do Centro Universitário UNIRG e da Prefeitura Municipal de Gurupi.
Atualmente, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros está sendo comandada pelo 1º Tenente Carlos Alberto Rodrigues Costa que tem priorizado em sua administração o fortalecimento do Projeto Bombeiros Mirins.
Desejamos profundamente que Projetos como esse sejam criados e ampliados por todo Estado, pois reconhecemos os importantes e significativos resultados já alcançados.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 276, p. 10, de 05/09/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui