Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Programa Agentes Ambientais Mirins. -- 02/10/2008 - 13:31 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROGRAMA AGENTES AMBIENTAIS MIRINS.

O “Programa Agentes Ambientais Mirins” é um projeto sócio-pedagógico do 3º Pelotão Ambiental da CIPAMA (Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental), que atende crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino de Gurupi, oriundas de famílias de baixa renda, que ainda não foram contempladas em outros programas semelhantes.
O “Programa Agentes Ambientais Mirins” nasceu em agosto de 2004 com o objetivo de proporcionar condições favoráveis para auxiliar na formação biopsicosocial das crianças e adolescentes.
Ele busca oferecer ensinamentos teóricos e práticos relacionados ao meio ambiente, dando ênfase à necessidade de conservação e manutenção de um ambiente saudável; realizar atividades internas e externas que desenvolvam e valorizam as atitudes positivas, tais como: respeito, cooperação, cidadania, amizade, dedicação, união, dentre outras; desenvolver ações que despertem a consciência das crianças e adolescentes para a importância da família, dos estudos, do trabalho, da saúde e do respeito ao bem público, às pessoas e às leis.
O “Programa Agentes Ambientais Mirins” é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi, com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e diversas outras instituições, como por exemplo: NATURATINS, UNIRG e COOPERFRIGU.
As aulas possuem conteúdo teórico e contam também com diversas atividades práticas, que vão mudando ao longo do semestre. Nessas aulas, os “Agentes Ambientais Mirins” recebem instruções de civismo, cidadania, auxílio escolar, educação ambiental, instruções de prevenção ao uso de drogas, noções de primeiros socorros e higiene pessoal.
Além disso, vale destacar que durante os anos de 2005 e 2006 aos pais dos “Agentes Ambientais Mirins” foram oferecidos cursos de confecção de artesanato com a utilização de sementes de plantas nativas.
Desde sua criação o 'Programa Agentes Ambientais Mirins' ja contou com diversos conteúdos programáticos como Educação Ambiental; Programa Antidrogas; Noções de Primeiros Socorros; Noções de Prevenção e Combate a Incêndios; Natação Utilitária (para salvamento); Atividades Esportivas; Recreação e Lazer; Atividades Culturais e Artísticas; Acompanhamento e Apoio Escolar; Ética, Convivência Social e Civismo; Educação Para o Trânsito; Educação Religiosa.
Os “Agentes Ambientais Mirins” recebem uniformes, materiais didáticos (cadernos, lápis, borracha, etc.), equipamentos esportivos e de treinamento.
Nesse ano, o “Programa Agentes Ambientais Mirins” estará formando sua 4ª turma.
A 1ª Turma dos “Agentes Ambientais Mirins” funcionou de 03 de agosto de 2004 a 10 de julho de 2005. A formatura foi realizada em julho de 2005 e contou com a presença de inúmeras autoridades, com a entrega de certificados e uma bicicleta para cada um dos 35 alunos.
A 2ª Turma dos “Agentes Ambientais Mirins” funcionou de 15 de agosto de 2005 a 15 de dezembro de 2006. A formatura foi realizada em dezembro de 2006 e contou com a entrega de certificados e um kit contendo material escolar para cada um dos 35 alunos.
A 3 ª Turma dos “Agentes Ambientais Mirins” funcionou de 22 de janeiro a 19 de dezembro de 2007. A formatura foi realizada em dezembro de 2007 e contou com a entrega de certificados aos 35 alunos.
A 4ª Turma dos “Agentes Ambientais Mirins” iniciou em janeiro de 2008, com 45 alunos, que deverão se formar ao final de 2008.
Não poderia deixar de mencionar que o sucesso desse Programa se deve a dedicação de uma pessoa única, portadora de uma alma extraordinária, o soldado Joarez Soares Barbosa Filho, a quem tenho o prazer de ser amigo.
É por isso que torcemos para que o “Programa Agentes Ambientais Mirins” continue por muitos anos, e esperamos que outras instituições se espelhem no seu exemplo.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 275, p. 10, de 29/08/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui