Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Queimadas. -- 01/10/2008 - 23:59 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEIMADAS

Todos os anos, as queimadas ilegais preocupam a nós brasileiros, pois reconhecemos que elas prejudicam o solo, as plantas, os animais, e sabemos que elas são uma das principais responsáveis pelas mudanças do clima da Terra.
Antigamente, as queimadas ocorriam quase que exclusivamente na zona rural, mas na atualidade temos visto o aumento constante das queimadas em áreas urbanas.
As populações urbanas têm produzido grandes quantidades de lixo e como temos visto esse lixo quase sempre não recebe uma destinação adequada, de forma que grande parte da sujeira que produzimos acaba indo parar nos logradouros públicos (praças, ruas, parques, etc.) e lotes baldios, causando enormes problemas.
No período chuvoso, o lixo jogado à céu aberto acaba sendo carreado pela água da chuva para os cursos d’água (rios, córregos, ribeirões, brejos, etc.); e no período de estiagem, esse mesmo lixo serve de combustível para as queimadas urbanas.
É justamente por causa disso que o lixo jogado à céu aberto e as queimadas urbanas tem sido considerados um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública que temos enfrentamos nos dias de hoje.
O Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940) apresenta no seu Art. 250 que quem “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem' deve receber uma 'pena de reclusão, de 3 a 6 anos, e multa”.
Pense duas vezes antes de queimar o lixo no fundo do quintal de sua casa, pois a fumaça incomoda sua vizinhança e polui o meio ambiente.
Saiba que proteger o meio ambiente é um dever de todos nós, portanto, colabore fazendo sua parte !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 277, p. 10, de 12/09/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui