Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Veículos de Comunicação de Gurupi. -- 28/09/2008 - 15:38 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE GURUPI

Nos últimos anos temos visto uma grande onda de crescimento dos veículos de comunicação (jornais, revistas, rádios, canais de televisão, sites etc.) por todo país.

Hoje é inegável a contribuição dos mesmos na construção de nossa democracia, o que acaba justificando para muitos que a imprensa deve ser considerada o quarto Poder, ficando ao lado dos outros três Poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo.

Na busca de registrar quem são os veículos de comunicação de nossa cidade e os seus respectivos atores é que me empenhei em realizar esse trabalho. Dessa forma, apresento brevemente todos os segmentos e os principais integrantes da imprensa e da comunicação de Gurupi.

A cidade de Gurupi possui vários programas de televisão que são transmitidos e produzidos totalmente ou com a participação de profissionais locais, tais como: Bom Dia Tocantins e Jornal Anhanguera (1ª e 2ª Edição) da TV Anhanguera (Canal 11), da Organização Jaime Câmara - OJC, filiada a Rede Globo; (2) Jornal da Cidade da TV Jovem Gurupi (Canal 06), pertencente ao Grupo Jovem, filiado a Rede Record; (3) Jornal da Manhã e Jornal do Almoço, da TV Palmas, vinculada a Rede SAT Tocantins (Canal 13); (4) O Povo na TV da TV Gurupi (Canal 08), filiada ao SBT; (5) Sil TV Notícias, Sil TV Sports e Marcas e Motores da Sil TV (Canal 19), filiada a Rede TV; e (6) Esporte Bola da TV Girassol (Canal 03), filiada a TV Bandeirantes.

O escritório administrativo da Organização Jaime Câmara (OJC) em Gurupi fica na Avenida Mato Grosso, esquina com a Rua 07, Centro. Nesse endereço funciona a redação da TV Anhanguera, a Correspondência do Jornal do Tocantins de Palmas e a Rádio Araguaia FM. A OJC de Gurupi está sob a Supervisão Geral de Marilene Carvalho. Alguns nomes da atual equipe de redação e reportagem da OJC de Gurupi são: Regina Azevedo (Diretora de Redação e Produtora), Débora Ciany (Jornalista), Francisco Donato Neto (Produtor), Ceila Menezes (Correspondente do Jornal do Tocantins), Valdeir Alves Férres e Francisco Valter Celedônio (Técnicos). Lembramos também que muitos outros nomes bem conhecidos em todo o Estado do Tocantins já fizeram parte da equipe da OJC de Gurupi, como por exemplo: Dhênia Gerhardt, Sandro Petrili, Alessandra Bacelar, Leilane Macedo e Jônatas Emanuel.

A TV Jovem de Gurupi fica na Avenida Ceará, esquina com a Rua 02, Centro. Ela está sob a Direção Administrativa do ex-vereador Sérgio Vieira Marques, conhecido popularmente como “Soró” e o jornalista Núbio Brito é o Diretor Jornalístisco. Fazem parte da equipe da TV Jovem de Gurupi: Luciene Dias, Fernanda Cabral, Fabíola Seles, Karla Paz (Jornalistas) e Francisco Júnior (Cinegrafista e filho do cantor, compositor e radialista Chiquinho Chocolate). Além do Jornalismo, a TV Jovem de Gurupi veicula aos sábados o programa 'Atmosfera Jovem'.

O escritório da TV Palmas em Gurupi situa-se na Avendia Maranhão, entre as Ruas 04 e 05, Centro. O jornalista, membro da AGL (Academia Gurupiense de Letras) e prof. Gil Correia é o Coordenador Regional da Rede SAT em Gurupi. Atualmente, a equipe de Jornalismo e Produção é composta por 04 pessoas: Leilane Macedo (Produtora e Jornalista), Dinalva Martins, Márcio Novaes (Jornalistas) e Fernando Rodrigues (Cinegrafista).

O escritório da TV Gurupi fica na Avenida Santa Catarina, entre as Ruas 19 e 20, Centro. Em novembro de 2006, o Programa “O Povo na TV” foi reinaugurado pelo apresentador Marcos Paulo, conhecido popularmente como 'Marcão', e está atualmente entre os programas locais de maior audiência. O “Povo na TV” tem na sua programação uma mistura de entrevistas, reportágens, merchandising, doações de brindes, assistência social, divulgação de eventos e apresentações culturais. Relembramos que em anos anteriores tal Programa já foi apresentado pelo Advogado e Jornalista Luís Cláudio, mas sem alcançar a mesma popularidade. A equipe atual do “Povo na TV” é composta por diversos integrantes, sendo os mais conhecidos deles: Albino José (Jornalista), “Pica Pau” (Locutor) e “Foguinho”.

A sede da Sil TV fica na Avenida Goiás, entre as Ruas 05 e 06, Centro. Nesse mesmo local funciona a loja de material esportivo Sil Sports, pois ambos empreendimentos são de propriedade do esportista e empresário Silvério Filho. Os programas veiculados pela Sil TV são: (1) Sil TV Notícias, (2) Sil TV Sports e (3) Marcas e Motores. Os programas Sil TV Notícias e Sil TV Sports são transmitidos de segunda à sábado, com apresentação de Silvério Filho, e contam com a participação de diversos convidados. O Programa Marcas e Motores é apresentado por Iran França nas tardes de domingo. Alguns integrantes e colaboradores da Sil TV são: Ernoy Luiz, Neto Reis e Mábia Cristine.

O programa Esporte Bola, é transmitido ao final das tardes, de segunda a sexta, através da TV Girassol (Canal 03), filiada a Band TV. Esse programa é comandado pelo esportista Kim Domingues e conta com a participação de diversos convidados.

Além disso tudo, vale destacar que a cidade de Gurupi possui 08 jornais impressos, que são: (1) Jornal Folha da Cidade, (2) Jornal Cocktail, (3) Jornal Tribuna do Tocantins , (4) Jornal Anotícia, (5) Jornal Mesa de Bar News, (6) Jornal Chico, (7) Jornal Atitude e (8) Jornal Público Extra.

O Jornal Folha da Cidade do agropecuarista Luiz Barbosa Aguiar (fundado em 1984), fica na Avenida Goías, entre as Ruas 04 e 05, Centro. Ele conta com a colaboração de: Lindomar Nunes Barros, atual presidente da UNAMOG (União das Associações de Moradores de Gurupi).

O Jornal Cocktal foi fundado em 19 de janeiro de 1990 e sua sede atual fica na Rua 10-A, nº 103, Setor União V. Hoje o Jornal Cocktail é o jornal do interior que tem maior expressão estadual. Ele é dirigido pelo jornalista Paulo Albuquerque que, além de ser o atual Assessor de Comunição da Prefeitura de Gurupi, possui um currículo extenso, tendo desempenhado diversos trabalhos diferentes como empresário, músico, compositor, articulador político do Partido Verde (PV) e professor univesitário. Desde sua fundação dezenas de pessoas já fizeram parte da equipe de funcionários e colaboradores do Jornal Cocktail, como por exemplo: Gil Correia, Ricardo Almeida, Roneivaldo Maciel, Elke Pereira, Luís Cláudio, Andréa Motta, Dhenia Gerhardt, Antônio Roveroni, Gustavo Heins, Ricardo Carlim, Romeu e Márcia Rodrigues. Atualmente, integram a equipe do Jornal Cocktail outros nomes, tais como: Vanda Carvalho de Lima, Andreia Fava, Alcides Gonçalves, Antônio Rodrigues, Fernanda Dias, Fernando Scotta, Helena Albuquerque, Regina Teles e Zacarias Martins.

O escritório do Jornal Tribuna do Tocantins fica na Rua 04, nº1222, entre as Avenidas Mato Grosso e Pará, Centro. Ele foi fundado em 22 de setembro de 1999 pelo jornalista Agnaldo Pereira de Miranda. Atualmente o Jornal Tribuna do Tocantins conta com a colaboração de Joelnyr Correntes e Zacarias Martins, entre outros.

O escritório do Jornal Anotícia fica na Avenida Maranhão, nº 1487, entre as Ruas 01 e 02, Centro. Ele foi fundado em 28 de Dezembro de 2001 pelo jornalista, membro da AGL e prof. Gil Correia. Hoje o Jornal Anotícia conta com a colaboração de diversa pessoas, como por exemplo: Francisca Brito, Paulo Henrique C. Mattos, Maurício Fenelon, Maria Wellitania O. Cabral, Luzinete Bispo, Márcio Novaes e Zacarias Martins.

O escritório do Jornal Mesa de Bar News fica na Avenia Pará, nº 1168, entre as Ruas 03 e 04, Centro. Ele foi fundado em 2001 pelo jornalista e radialista Juarez Falcão Soares. O Jornal Mesa de Bar News tem distribuição gratuita e dirigida, com circulação semanal e tiragem de 2.000 exemplares. O Jornal Mesa de Bar News já contou com a colaboração de inúmeras pessoas, tais como: Alba Costa, Jornalista Álvaro Xavier, Zacarias Martins, Lindomar Nunes Barros e Pastor João Gomes, entre outros.

O Jornal Chico foi fundado em 11 de novembro de 2005 pelo Administrador, Advogado e prof. Heráclito Ney Suiter. A linha editorial do Jornal Chico baseia-se em uma proposta inovadora com mais de 60% de seu conteúdo voltado para artigos de cunho público e cidadão (o primeiro do gênero na regiâo Norte do país). Seu público alvo são acadêmicos, profissionais liberais e empresários (buscando atingir o público A e B da região). Agora o Jornal Chico se prepara para um lançar um projeto inovador que é o chicoonline, uma edição eletrônica do jornal bem como uma reestruturação na sua edição impressa, que seria a roupagem de jornal-revista (também a primeira proposta do gênero na região). O chico circula em Gurupi e região sul do Estado, além da Capital, Palmas, e grande parte de sua distribuição é dirigida e para assinantes (cerca de 200). Conta com vários colaboradores, em sua maioria acadêmicos, médicos, odontólogos, agrônomos, professores universitários, administradores e profissionais do direito como advogados e serventuários da justiça. Sua periodicidade é mensal podendo haver edições extras e sua tiragem é de 2.000 exemplares. Ele tem de 12 a 16 páginas, é impresso em papel ofset branco e capa colorida.

O Jornal Atitude foi fundado em setembro de 2006 pelo jornalista Wesley Silas Barbosa da Cruz. Ele fica na Avenida Pará, nº 1409, Sala 04, 2º Piso, Centro. O Jornal Atitude nasceu com objetivo é criar uma linha editorial inovadora no Sul do Tocantins voltada à defesa de interesses da comunidade, mantendo, acima de tudo a credibilidade com a comunidade, com os nossos colegas e com as suas fontes. Ele possui algumas seções bem especiais, como por exemplo: Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação, Esporte, Filantropia, Meio Ambiente e Política procurando atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade. As principais missões do Jornal Atitude são: (1) Manter informações de credibilidade e de respeito com o leitor; (2) Promover a criticidade do leitor; (3) Incentivar pesquisas na educação, cultura e na preservação do meio ambiente; (4) Incentivar pesquisas científicas e tecnológicas; (5) Manter compromissos com o interesse público nos princípios éticos e técnicos. O Jornal Atitude tem distribuição gratuita e dirigida, com circulação mensal e tiragem de 2.000 exemplares. O Jornal Atitude conta com a colaboração de: Francisco Eriberto (Advogado, Administrador de Empresa e Evangelista da Igreja Evangélica Assenbléia de Deus), Aurélio Zanina, Ito Silvério Gama Ribeiro Guedes e Moura Lima (Advogado, Contista, Historiador e Escritor de 10 livros), entre outros.

O Jornal Público Extra foi fundado em 11 de setembro de 2007 pelo jornalistas Leon Denys de Barcellos. O Jornal Público Extra tem uma particularidade pelo formato tablóide e a alta tiragem, com circulação regional. A redação do Jornal Público Extra e da Revista Público fica na Alameda Madrid, nº 459, Setor Jardim Sevilha, CEP 77.410-470.

Há ainda em Gurupi diversos colaboradores de Jornais de outras localidades que periodicamente circulam na cidade. Conforme dito anteriormente a OJC possui profissionais que diariamente contribuem com as matérias do Jornal do Tocantins que é impresso em Palmas. Além deste, o Jornal Poderes de Goiânia também recebe colaboração de pessoas de Gurupi que enviam notas e matérias locais. Outros jornais locais, como por exemplo o Gazeta Araguaia e Folha do Sul, ambos, de Formoso do Araguaia, já contaram com a participação ativa de profissionais de Gurupi.

Além desses jornais há também 03 revistas em Gurupi: (1) Revista Público (fundada em 2002 pelos jornalista Wesley Silas Barbosa da Cruz e Leon Denys de Barcellos). Hoje, a Revista Público está sob a direção do jornalista Leon Denys de Barcellos; (2) Revista Informando (fundada em 2003), que é uma publicação da AJOPE (Agência de Jornalismo e Propaganda Experimental), produzida pelos estudantes do 7º Período de Jornalismo da UNIRG, como parte da disciplina de Texto em Revista. O Coordenador da disciplina e Editor-chefe da Revista Informando é o professor Paulo Fernandes; e (3) Revista Nature da jornalista Wallita Soares.

A cidade de Gurupi conta ainda como inúmeros “Boletins Informativos”, que são produzidos localmente, como por exemplo: (1) O “So-le-tra-do” do 4ª período do Curso de Letras da UNIRG, criado em 2002; (2) O Garolê da disciplina “Jornal Impresso” do 7º Período do Curso de Jornalismo da UNIRG, que é ministrada pelo prof. Paulo Fernandes; (3) “Gazeta Cristã” da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, vinculada ao Ministério de Madureira, fundado em 2000 (que foi editado por muitos anos pelo Jornalista Wesley Silas Barbosa da Cruz); (4) O Gaudério do CTG – Clube de Tradições Gaúchas, criado em novembro de 2005, por Geraldo Koch O. Cruz. Hoje, o Gaudério está em sua 27ª edição e desde sua 3ª edição está sob administração e direção de Osmar Defante; (5) Informativo da ACIG – Associação Comercial e Industrial de Gurupi; (6) Informativo da COOPERFRIGU - Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi, criado em outubro de 2005, com a participação do fotógrafo, radialista e prof. Maurício Fenelon; e (7) Informativo 'O Evangélico' da AMEG – Aliança de Minstérios Evangélicos de Gurupi (criado com a participação do Jornalista Wesley Silas Barbosa da Cruz).

Há ainda na cidade de Gurupi 04 rádios: (1) Araguaia FM, (2) Tocantins FM, (3) Cidade FM e (4) Gurupi FM.

A Rádio Araguaia FM faz parte da OJC e se situa no mesmo escritório da TV Anhaguera e do Jornal do Tocantins, na Avenida Pará, esquina com a Rua 07, Centro. Sua equipe é formada por 05 locutores e radialistas: Wellington Rodrigo Cardoso, Natalício Batista de Araújo, Edivaldo Ferreira Santana (conhecido como “Breno Santana”), Aílson Barbosa da Silva e Siderlei Silvino de Freitas (conhecido como “Sid Moreth”).

A Rádio Tocantins FM é dirigida pelo Grupo Boa Sorte.

A Rádio Cidade FM fica na Avenida Maranhão, entre as Ruas 07 e 08, Centro. Ela conta com a participação dos locutores João Marcelo e Maurício Fenelon.

A Rádio Gurupi FM fica na Avenida Maranhão, entre as Ruas 11 e 12, Centro. Ela foi inaugurada no dia 26 de janeiro de 2008, através de uma grande festa no Parque Mutuca. A Rádio Gurupi FM conta com diversos locutores e jornalistas, tais como: Paulo Albuquerque, PC Albuquerque, Chiquinho Chocolate, Bittar, Maurício Fenelon, Juarez Falcão, Paulo Fernandes, Poliana e Kaká Lucena e Antônio Rodrigues.

E por fim, podemos falar dos diversos sites de notícias, sendo que alguns dos mais conhecidos estão aqui apresentados: (1) Gurupinet, (1) Alba Costa, (3) Jornal Anoticia, (4) Prefeitura Municipal, (5) Jornal Atitude, (6) Jornal Cocktail, (7) FatosiFotos e (8) ComandoEsportivo.

Hoje, boa parte dos profissionais locais tem se graduado no Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, do Centro Universitário UNIRG. A primeira turma desse curso iniciou suas aulas no 2º semestre de 2001 e a primeira formatura aconteceu em meados de 2005. Ele conta com a AJOPE (Agência de Jornalismo e Propaganda Experimental), que está sendo coordenada pela profª. MSc. Alessandra Gomes Duarte Lima. Outros professores do Curso de Jornalismo são: Ana Daisy Araújo Zagallo, Sônia de Jesus Pinheiro Silva, Cláudio Aparecido Zunta e Paulo Fernandes. Além desses profissionais, alguns dos nomes mais antigos e conhecidos da imprensa e comunicação local fazem parte do corpo docente desse curso, como por exemplo: Paulo Albuquerque, Gil Correia e Maurício Fenelon.

Por fim, mencionamos também que diversos alunos e demais profissionais do curso de Jornalismo da UNIRG têm se destacado bastante no cenário estadual. Nesse quesito, destaco as jornalistas Leilane Macedo e Luana Evangelista de Lima que juntas fizeram em 2005 o primeiro trabalho do curso de Jornalismo na temática de meio ambiente (Macedo, L. e Lima, L.E. 2005. Importância do Jornalismo na Educação Ambiental. Gurupi: UNIRG. 40 f., sob orientação da MSc. Marcela Cristina Agustini Carneiro da Silveira). Outro trabalho de destaque foi realizado pelo jornalista Wesley Silas Barbosa da Cruz em 2007 (Cruz, W.S.B. 2007. Jornais Impressos de Gurupi. Gurupi: UNIRG. 62p., sob orientação do prof. Paulo Fernandes). Além destes, não poderia deixar de mencionar o destaque da Jornalista Débora Ciany da UNIRG que recebeu o “1º Prêmio de Jornalismo Universitário na temática Meio Ambiente”, que foi dado pela Rede SAT Tocantins/ TV Palmas. Essa premiação aconteceu em Palmas, no dia 27 de novembro de 2007, onde estavam concorrendo alunos dos cursos de Jornalismo de 04 Instituições de Ensino Superior: (1) CEULP/ ULBRA, (2) Faculdade Objetivo de Palmas, (3) UFT e (4) UNIRG.

Tudo isso mostra o grande valor e a forte representatividade que os profissionais de nossa cidade tem perante a comunidade tocantinense. É por isso mesmo que todos nós precisamos reconhecer e apoiar o trabalho deles, para que assim eles possam exercer sempre suas atividades de forma séria e comprometida com o desenvolvimento de nosso Estado.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 271, p. 10, de 01/08/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui