Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um meio de defesa -- 08/03/2002 - 20:22 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um meio de defesa



Nas propagandas atualmente veiculadas, observamos um maior destaque ao fato da empresa em pauta, defender o meio ambiente (é o mote do momento) manipulando produtos que não agridem a Natureza (se bem que algumas dissimulam, usando técnicas que só trarão problemas dentro de 50 ou 100 anos – quem sabe não estão garantindo emprego das próximas gerações ?). Até aí, está ótimo. Os clientes em potencial passam a sentir uma simpatia por aquela empresa/produto anunciado a poucos segundos. Imaginam simploriamente que a floresta amazônica, o pantanal e as camadas polares ganharam um novo amigo. Isto retrata perfeitamente a preocupação com o superficial (não o estamos menosprezando) em detrimento dos fatores básicos, que se bem estruturados, darão a solidez necessária ao teor do que foi anunciado. Uma empresa madeireira exibe ao público suas atividades ? Os abatedouros mostram a maneira pela qual tratam os animais que serão enlatados após o frio sacrifício ?



Quando se toma conhecimento de que a empresa X não dá boas condições aos seus empregados nem se preocupa com o lado social da comunidade onde está localizada, a propaganda enaltecendo sua relação com a Natureza não poderia se sustentar por muito

tempo. No entanto, tem aflorado com maior ênfase atualmente, a nociva característica humana que leva o indivíduo a se esquecer dos semelhantes, desde que seus interesses imediatos estejam sendo atendidos. Se na prateleira do supermercado tem o pacote que se procura num preço possível de pagar, pouco importa sob que condições o mesmo chegou até ali. Se a população tivesse um mínimo de solidariedade (que só predomina nas grandes catástrofes) com outros seres (racionais ou não), com certeza nunca consumiriam produtos vindos do Timor Leste. Mas esta consciência só despertará, a partir do momento em que cada elemento da população perceber (não precisa cursar faculdade para isto) que a preservação começa com cada um de nós, mantendo limpo seu ambiente familiar e seu local de trabalho (mesmo sendo uma barraca na praia). A seguir, vamos notar que não é doloroso manter as vias públicas limpas, evitando enchentes que nos trazem prejuízos materiais e para nossa saúde.



Portanto, reflita com um espírito mais crítico. Observe algumas notícias inocentes nos jornais, do tipo : “A empresa X acaba de adquirir um filtro para reter os gases poluentes em seus tanques de produção, no valor de u$ 2.000.000, que começará a funcionar dentro de 3 meses.” - isto pode significar a demissão de centenas de empregados e o corte de alguns benefícios daqueles que ainda se sustentam em ação (trabalhando sob condições físicas ou psicológicas inadequadas), bem como o corte nos programas de educação de jovens do bairro onde ela se localiza.



Conclusão : para que a empresa realmente possa se rotular a candidata a um certificado de alta qualidade, não basta a defesa ambiental, mas também do ambi...mental !





Haroldo P. Barboza - junho / 1999

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui