Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->MARQUESA DE SANTOS:A BELA DOMITILA -- 12/09/2008 - 10:04 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Por trás de um grande homem tem sempre uma grande mulher,dizem;porém,por trás de um homem poderoso e tolo tem sempre uma mulher oportunista.Foi assim,e,continua sendo em todas as sociedades e todos os regimes;porque homens tolos haverá sempre e mulheres belas e espertas,também.Hoje falaremos de uma que abalou um Imperio e causou muito constrangimento numa corte nascitura e muita dor a uma grande princesa.Estamos falando de D.Domitila de castro,a Marquesa de Santos.
Perto de completar 25 anos,morava com os pais;seu pai era um coronel reformado,João de Castro e Melo,que graças a uma sinecura,foi nomeado inspetor das repartições de estradas da cidade de S.Paulo,e,que,com sua numerosa família,vivia do soldo que recebia;hoje,seria um pequeno burguês,com uma pequena fazenda e pouco gado.Era apelidado o “Quebra-vinténs,pois,segundo Alberto Rangel,podia quebrar,com as mãos,uma moeda de cobre.Alguns vão mais longe;acham que,vinténs,segundo a gíria da época,podia significar virgindade.Mas,voltemos á vaca fria,ou,Domitila quente;Casou-se em 1813 com o alferes Felicio Pinto Coelho,mas,foi esfaqueada pelo alferes,que era alferes,não corneteiro,devido a boatos sobre chifres freqüentes e confusões mal explicada ,sempre envolvendo belosmilitares.
Domitila já conhecia D.Pedro,pois,sua família foi pedir o apoio do Principe no mal-cheiroso caso do coronel.Um dia,se encontraram na estrada,ela,passeando de cadeirinha e ,não demorou muito para o romance começar tórrido.Durante sete anos aquela paixão não teve limites,nem decência.As tórridas cartas que o Principe lhe escrevia ,não deixavam dúvidas da intensidade da relação.Ela,nunca lhe escreveu uma só linha;a não ser,uma carta desaforada,cheia de erros de português,quando o já então Imperador,lhe pediu para deixar o Rio,pois uma nova Imperatriz estava para chegar.
As opiniões sobre ela eram divergentes;poucos a achavam realmente bonita,mas,falavam do seu incrível poder de sedução.Na verdade,seu encanto maior,era a simpatia e o charme.Muitos a citam como uma mulher extremamente vulgar e até chula.
A relação ia de vento em popa,D.Pedro a transferiu para o Rio,com toda pompa e circunstancia,e,até livrou-se do divorcio ominoso,já que Felicio “amaciado”pelo Imperador ,que lhe deu uma baita sinecura,perdeu o processo,aliviando a desonra e os chifres,com uma boa posição na Corte.
Domitila e D.Pedro tiveram uma filha,eles iam tocando a vida e ela e a família,enriquecendo.O Imperador não fazia por menos:acomodou a família inteira,prática seguida até hoje,religiosamente,pelos nossos políticos.No inicio.Domitila instalou-se modestamente,num bairro que seria hoje,o Estacio;ela continuava sendo a corda e ele a caçamba;até se metia em brigas de rua para defender a reputação de sua amada.
Mas,não demorou que ela e sua irmã Ana Cândida fossem elevadas a damas da Corte.Infelizes daqueles que fossem hostis a Domitila;o Imperador,prendia,arrebentava e até tocava fogo nos teatros onde a “Nova Castro”fosse barrada;uma alusão á outra Castro,a Inês.
Mas,o escândalo maior veio no próprio palácio,onde ela pretendia assistir ás celebrações da Semana Santa,junto com as damas imperiais.Foi vítima do efeito gangorra:mal ela chegou,todas as damas se levantaram e saíram;foi a gota d’agua:D.Pedro a nomeeou primeira dama da Imperatriz e deu uma festa monumental para festejá-la.Vestida de branco,trazendo uma grinalda nos cabelos ela foi recebida por D.Leopoldina.Que,estóica e mostrando a fibra do seu sangue,foi constrangida a suportar aquela presença até nos seus aposentos particulares.Nesse mesmo ano a alegre Domitila tornou-se Viscondessa Castro.Finalmente em 1823 foi nomeada Marquesa de Santos.Não só ela:o Imperador “nobilizou”toda a família.D.Pedro a cobria de jóias e presentes;e,a toda sua família também;afinal,o erário pagava.Até hoje,as relações promiscuas entre políticos,nobres ,príncipes e ministros nos mostram até onde o bom negocio do amor pode levar.
Os sofrimentos,a decepção,a vergonha e os maus tratos destruíram com a bondosa Imperatriz.Nem no seu leito de morte foi respeitada.Se não fosse a intervenção do Marquês de Paranaguá,que a expulsou dos aposentos de D.Leopoldina,a Domitila teria entrado na câmara da augusta senhora,desrespeitando-a até o final de sua triste vida,Mas,o brioso Marquês interfiriu,dizendo:”Tenha paciência,senhora Marquesa,v,Exma,não pode entrar.”
A morte da Imperatriz,pranteada por todos,nobreza e povo,foi vingada anos depois pela belíssima Imperatriz D.Amelia;Domitila foi expulsa da Corte para alivio de todos e felicidade geral da nação.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui