Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->CORPO , MENTE E ESPÍRITO -- 24/05/2006 - 13:00 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Entre as coisas materiais e espirituais há uma conexão. Quanto mais saudável o corpo do homem, tanto maior será o poder de seu espírito, o poder de seu intelecto, o poder de sua memória e o poder de seu pensamento.

Segundo os ensinamentos bahá ís, o corpo humano serve a um fim temporário no desenvolvimento da alma e, depois de cumprir essa missão, é posto de lado; assim como a casca do ovo serve a um fim temporário no desenvolvimento do pinto, e é quebrada e descartada quando cumprido esse propósito. O corpo físico, diz Abdu l-Bahá, é incapaz de atingir a imortalidade, pois é composto de átomos e moléculas e, semelhante as demais coisas compostas, há de se decompor no devido tempo.

O corpo deve ser servo da alma, nunca seu senhor; mas ele deve ser um servo solícito, obediente e eficiente, e deve ser tratado com a consideração que um bom servo merece. Se não for devidamente tratado, resultam doença e desastre, trazendo conseqüências prejudiciais, tanto ao senhor como ao servo.

A alma do homem transcende e é independente de todas as enfermidades de corpo ou da mente. O fato de uma pessoa doente mostrar sinais de fraqueza é devido aos empecilhos que se interpõem entre sua alma e seu corpo, pois a própria alma se conserva isenta de qualquer mal corpóreo.

A doença pode ser material ou espiritual. Por exemplo, um corte na mão: se orares para o corte ser curado e não estancares o sangramento, a oração pouco adiantará; pois que o ferimento precisa apenas de um remédio material.
Às vezes, se o sistema nervoso está paralisado através do medo, um remédio espiritual é necessário. A loucura, incurável de outro modo, pode ser curada através da oração. Freqüentemente acontece que a tristeza adoece o indivíduo. Tal doença pode ser curada por meios espirituais.

O espírito do homem não está dentro de seu corpo, pois está livre e santificado de entrada e saída, as quais são condições corpóreas. A conexão do espírito com o corpo é como a do sol com o espelho.

Em suma, o espírito tem uma condição própria. Não adoece devido às doenças do corpo, nem é curado pela saúde do corpo; não se toma doente, nem fraco, nem miserável, nem pobre; nem leve, nem pequeno - por assim dizer - não será prejudicado devido às enfermidades do corpo e nenhum efeito será visível mesmo se o corpo enfraquecer, ou se as mãos e os pés, e a língua forem cortados, ou se perder o poder de ouvir, ou a visão. Portanto, é evidente e certo que o espírito é diferente do corpo, e que sua duração independe da duração do corpo.

Seu poder e influência, como a generosidade do sol sobre o espelho, são claros e visíveis. Mas quando o espelho fica empoeirado, ou se quebra, isso fará cessar o reflexo dos raios do sol sobre ele.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui