Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Os dois lados de uma só moeda! (Relaçoes Humanas) -- 14/08/2008 - 22:40 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os dois lados de uma só moeda! – (Relações Humanas)

Entender que uma moeda tem duas faces não é difícil, mas nem sempre nos atentamos para olhá-las com a devida necessidade.

Essa expressão tão usada popularmente mostra-nos que precisamos ver o lado oculto das relações humanas. O homem ou a mulher que se limita ao olhar superficial de qualquer situação usando menos a razão e mais a emoção, acabará por sofrer mais.

A história é testemunha de fatos que comprovam; os seres humanos equilibrados emocionalmente conseguiram superar desafios e conquistar posições relevantes nas atividades profissionais, tornando-os verdadeiros exemplos de sucesso em qualquer área que tenham atuado.

Da mesma forma, os relacionamentos amorosos consistentes e felizes são vividos por casais que conseguem superar as diferenças e encontrar a harmonia, valorizando as virtudes e entendendo os defeitos do outro.

A inteligência e os valores morais agregados à educação e cultura fazem as diferenças entre a “cara e a coroa” dessa moeda imaginária.

Quando olhamos um quadro de perto, nem sempre conseguimos ver a verdadeira imagem pintada pelo artista, mas se nos colocarmos em diversas posições e distâncias, com certeza teremos a exata projeção da arte exposta.

Por natureza, somos maus observadores, (preguiçosos) e, por sermos assim, deixamos uma lacuna para os privilegiados homens que reagem de forma diferente, (sem preguiça) olhando por vários ângulos o mesmo obstáculo e encontrando formas eficientes de superá-los.

Penso que uma análise cuidadosa e meticulosa nas relações humanas possibilita ao homem tomar medidas e decisões mais acertadas e menos traumáticas, e por conseqüência, encontrando a alegria e a felicidade como ingredientes naturais de suas vidas.

A razão e as emoções são elementos antagônicos, mas mesmo não se misturando formam o equilíbrio, essencial para a formulação da mais misteriosa e maravilhosa alquimia; a vida!

14/08/2008
Paulo M.Bernardo


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui